Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL HSVP

O programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, desenvolvido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Prefeitura Municipal de Passo Fundo (PMPF), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é pioneiro na modalidade na região. O programa disponibiliza vagas para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

O Hospital São Vicente de Paulo
É um hospital de ensino, referência em alta complexidade, e conta com mais de 600 leitos de internação, sendo cerca de 60% destes destinados a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui a maior e mais moderna estrutura física e tecnológica da região norte do RS e encontra-se em processo de acreditação hospitalar. Conta com um corpo clínico formado por mais de 700 médicos e com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, entre outros. Apresenta-se em constante crescimento, possibilitando um número significativo de contratações em decorrência de aumento de quadro profissional.

O Programa de Residência Multiprofissional
Está em funcionamento desde 2013, com mais de 60 profissionais egressos, todos inseridos no mercado de trabalho. Possui como preceptores, grande número de especialistas e mestres, sendo, em parte, constituído por egressos do programa de residência da instituição, capacitados a proporcionar aos pacientes uma assistência multi e interdisciplinar. Juntamente a UPF e PMPF/SMS, possui convênios com instituições de referência no país, para a realização de intercâmbios e visitas técnicas. Além disso, o HSVP fomenta a participação dos residentes em eventos nacionais e internacionais, realiza intercâmbio para vivências internas, promove cursos, seminários e formações, realiza a TAA (Terapia assistida por animais), incentiva intervenções de saúde para seus funcionários e para toda a comunidade. Tudo isso com participação direta do Programa de Residência Multiprofissional

Programa de Residência Multiprofissional: ênfase em Atenção ao Câncer
O HSVP, na forma de seu Instituto do Câncer é referência em tratamento oncológico na região por ser completo e disponibilizar os serviços de Cirurgia Oncológica, Internação, Ambulatório Multiprofissional, Quimioterapia e Radioterapia, tanto adulto quanto infanto-juvenil. Permite, desde o primeiro ano de residência, a prática em unidades voltadas ao atendimento oncológico como: unidades de internação adulto e pediátrico, ambulatórios de quimioterapia adulto e infanto-juvenil e radioterapia.

Programa de Residência Multiprofissional: ênfase em Saúde do Idoso
O HSVP realiza mais de 1000 internações por mês de pacientes com 60 anos ou mais, sendo um vasto campo para a prática na residência em Saúde do Idoso. Para oferecer um atendimento de qualidade, seguro e humanizado a esta população, buscando o pronto estabelecimento do paciente idoso, o HSVP disponibiliza profissionais qualificados e unidades especializadas, sendo estas, campos de prática para a residência multiprofissional em Saúde do Idoso: UTI Cardiológica, UTI Neurológica, UTI Clínica-cirúrgica, Unidade de Tratamento Dialítico, Urgência e Emergência e Unidades de Internação Clínica-cirúrgica e Traumato-ortopédica.

Dentro das 60 horas semanais de atividades da residência, 36 horas são realizadas no HSVP, 12 horas na atenção básica (Unidades de saúde de Passo Fundo) e 12 horas de aulas teóricas, realizadas pela UPF, no Campus II, localizado em frente ao HSVP.

Os processos seletivos são organizados pela Universidade de Passo Fundo, normalmente acontecendo nos meses de novembro e dezembro de cada ano. O programa tem duração total de 5760 horas (2 anos), sendo que o residente, ao final do programa, recebe titulação de especialista.

Informações:
(54) 3316-4000 (ramal 8419)