INSTITUCIONAL

O SHHSVP desenvolve suas atividades com competência, eficiência e eficácia de modo a garantir a satisfação do cliente, da comunidade e dos colaboradores.

  • Para o alcance deste objetivo busca:
  •    • O aprimoramento técnico-científico e adquirir técnicas de vanguarda;
  •    • Proporcionar atendimento humanizado, respeitando o sigilo e a vontade do cliente;
  •    • Aperfeiçoar a confiabilidade das atividades hemoterápicas e orientar todas as ações pela ética;
  •    • Crescer com qualidade, dinâmica e modernidade.
  • Visão
  • Tornar-se um Serviço de referência regional na área de Hemoterapia pela qualidade dos serviços prestados.
  • Valores
  • Humanização; Cliente satisfeito; Ética e credibilidade; Lealdade e comprometimento; Responsabilidade social; Respeito ao meio ambiente; Educação continuada; Trabalho em equipe; Aperfeiçoamento tecnológico permanente.


    • Missão:  “Desenvolver as atividades com competência, eficiência e eficácia de modo a satisfazer as necessidades do cliente, de forma humanizada, de acordo com as normas da qualidade na legislação vigente e literatura científica”.

Conheça o Serviço

Faça parte deste time! Seja Doador de Sangue

Atitudes conscientes germinadas desde cedo possibilitam tornar as pessoas mais sensíveis frente ao sofrimento alheio. Despertar crianças, adolescentes e jovens para o significado da doação é saber que o espírito solidário crescerá com eles, em seu corações e mentes, para se expandir, se multiplicar e transformar outras ações em prol do próximo. É este espírito que motivou a equipe do Serviço de Hemoterapia, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), a criar a campanha Faça parte deste time! Seja Doador de Sangue, com a imagem do jogador profissional Marco Antônio de Mattos Filho, carinhosamente conhecido como Marquinho, que atualmente joga no Fluminense do Rio de Janeiro.

A iniciativa, que acontece durante o ano de 2017, tem a finalidade de sensibilizar os jovens para a doação de sangue. Devido ao potencial dos jovens como doadores, a campanha visa conscientizar e fidelizar esse público. O propósito é plantar a “semente da doação”, conquistá-los para fazerem parte do time, para minimizar o número de pessoas que sofrem pela falta de sangue.

A doação de sangue é uma atitude pela vida, pois os hemocomponentes sanguíneos são usados em procedimentos de alta complexidade como cirurgias cardíacas, transplantes, politraumas graves, pacientes onco-hematológicos (tratamento contra o câncer), que precisam de sangue durante o tratamento.

Para atender a demanda transfusional do Hospital São Vicente de Paulo, todos os doadores são bem-vindos. No entanto, estatísticas apontam que o número de jovens doadores pode aumentar, uma vez que em 2016, 34% dos doadores pertenciam a faixa etária de 18 a 29 anos e 66% eram acima de 29 anos. Portanto, o indíce do público jovem pode ser mais expressivo e, por isso a campanha pretende chamar jovens que tenham idade para doar e fidelizar os mesmos, possibilitando que eles façam parte deste time. A equipe de captação também trabalha com a perspectiva de conquistar o doador do futuro, ou seja, o jovem que ainda não está com idade para doar sangue.

Critérios para doar

Para doar no Serviço de Hemoterapia do HSVP, o doador de sangue deve:

  • - Sentir-se bem e saudável;
  • - Pesar acima de 50 kg;
  • - Ter idade entre 18 e 69 anos;
  • - Estar alimentado e ter tido uma boa noite de sono

Recomendações para o dia da doação

Nunca vá doar sangue em jejum, repouso adequadamente na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos.

Quem não pode ser doador

Não pode ser doador quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando (até 1 ano de idade), pessoas que estão expostas à doenças transmissíveis pelo sangue (AIDS, hepatite, sífilis e doenças de chagas), usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.