Festa Junina diverte crianças no HSVP

21/06/2017
As bandeirolas coloridas, o cheirinho de comida típica e a música animada anunciavam que a quarta-feira, 21 de junho, era de Arraiá na Pediatria e Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Realizada pelo Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo, a festa Junina alegrou as crianças que se divertiram com brincadeiras como pescaria e boliche.

A festa junina que já é tradicional, foi organizada junto com as crianças. Ao longo do mês elas confeccionaram bandeirolas e enfeites que fizeram parte da decoração e também aprenderam sobre a festa que é celebrada no país inteiro. “Este momento ajuda as crianças a socializarem, se entreterem e mesmo estando internadas desfrutarem de momentos de alegria, cultura e ludicidade. Além do mais, as brincadeiras minimizam a dor e o sofrimento”, relata a professora coordenadora do Espaço Lúdico Carina Tramontina Correa. 

De rosto caracterizado, Eduardo de Andrade, oito anos, adorou a pescaria. “Na primeira vez eu demorei um pouco para conseguir pescar, mas na segunda foi bem fácil. Adorei esta festa Junina”, contou o menino, que já brincava com os brindes que recebeu. Para a mãe, Doraci Bressami estes momentos são fundamentais na recuperação das crianças e também alegram e distraem os pais. “Eles não vem para o hospital pensando no tratamento, na dor ou doença. Eles vêm porque tem festa, brincadeira e isso é muito bom. Parabéns por estas iniciativas”.