Central de atendimento: (54) 3316-4000
Acesso Intranet ◢
Hospital
Quem Somos

O Hospital São Vicente de Paulo nasce da necessidade e do esforço de confrades da Sociedade São Vicente de Paulo, zeladores do Apostolado da Oração, Pe. Rafael Iop (Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e outras pessoas da comunidade, que se reuniram no dia 24 de junho de 1918 para fundar uma instituição hospitalar e prestar assistência médica, medicamentos, conforto material e espiritual, sem distinção de crença política ou religiosa.

Neste mesmo dia foram distribuídas cadernetas aos zeladores que desde já tiveram a responsabilidade de alistar sócios e receber donativos. Em virtude da causa nobre, levantada pelos vicentinos, as pessoas mobilizaram-se para participar do grupo de sócios e ajudar a construir o hospital.

Com objetivo de organizar as instalações foi arrendado um pequeno prédio, localizado na rua Paissandú, nº 16, onde atualmente situa-se a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Nicolau Araújo Vergueiro. Após fazer alguns reparos na estrutura do prédio, instalaram o Hospital São Vicente de Paulo. Na época, a casa tinha de 120 metros quadrados.

O propósito de consolidar o Hospital São Vicente perpassa um momento conturbado para a história da humanidade que, em 1918, foi assolada pela epidemia do vírus Influenza Espanhola. Os primeiros serviços de assistência realizados pela instituição foram voltados ao combate dos efeitos da gripe. O atendimento de saúde ultrapassou o âmbito hospitalar e, no dia 4 de novembro do mesmo ano, o HSVP agasalhou os doentes que sofriam com a epidemia.

A Marca da Saúde

Imbuído da filosofia de melhor atender e bem acolher os mais necessitados, o Hospital São Vicente de Paulo consolidou-se como entidade de fins filantrópicos que desenvolve atividades de atendimento médico-hospitalar sem finalidades lucrativas.

A "Marca da Saúde" está atribuída a ações que acompanharam as mudanças em meio à rápida evolução da medicina. Ao longo de sua história, o HSVP tornou-se um hospital completo nas áreas em que atua: medicina de alta complexidade, internação hospitalar, serviços ambulatoriais, centro de oncologia, transplantes e engenharia biomédica.

O crescimento do São Vicente é fruto da visão dinâmica que reflete qualificação profissional dos colaboradores em sincronia com os avanços de novas tecnologias nas áreas de diagnóstico, medicina, serviços ambulatoriais, entre outros campos da saúde. A interação dessas características eleva o conceito do Hospital São Vicente como referência em saúde no sul do Brasil.


Galeria de fotos


botão ir ao topo botão voltar