Certificações e Premiações

Certificações e Premiações

HSVP conquista certificação ISO 9001

A Farmácia Magistral do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi a primeira no Brasil a receber o Certificado ISO 9001:2008 – versão mais atualizada da norma ISO 9001. Recomendada pela Britsh Standard Institution (BSI), a certificação referenda a qualidade no sistema de gestão da instituição hospitalar. O processo de implementação da ISO no HSVP iniciou em 2002/2003, através do SEBRAE. Em fevereiro de 2007, o serviço recebeu a certificação da norma ISO 9001-2000. Auditorias externas foram realizadas anualmente até 2010, ano em que a Farmácia Magistral passou a atuar com a nova certificação.

A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. Ela serve de suporte para todos os tipos de organizações obterem sucesso através de uma melhora na satisfação dos seus clientes, da motivação dos colaboradores e da melhoria contínua.

A Farmácia Hospitalar Magistral do HSVP desenvolve várias atividades. Dentre elas a manipulação e fracionamento de medicamentos, manipulação de quimioterápicos para oncologia (tratamento do câncer), preparação (diluição) de medicamentos antibióticos, principalmente para CTI pediátrica e pediatria, nutrição parenteral, entre outras. Para manter a certificação, todas as atividades desenvolvidas no setor e a documentação pertinente são analisadas periodicamente pelos órgãos certificadores, através de auditorias internas e externas. A segurança do paciente é o principal atributo conquistado pelo HSVP, através da certificação.

Além de ter sido a primeira Farmácia Hospitalar Magistral do Brasil a receber a ISO 9001:2008, também é o primeiro e único setor do HSVP com a certificação e/ou acreditação.