1918

Inauguração oficial do Hospital São Vicente de Paulo

No dia 04 de novembro houve a inauguração oficial do Hospital São Vicente de Paulo.

Até o dia 29 de dezembro foram tratados 76 doentes infectados pela temida Gripe Influenza Espanhola. Destes, faleceram 11 adultos e 4 crianças.

1918

Placa em homenagem ao fundador do HSVP

Foi inaugurada uma placa em homenagem ao fundador do HSVP, Pe. Rafael Iop.

1918

Diploma de Sócio Fundador e Zelador do HSVP


1918

Realizada uma Assembleia Geral para fundação do Hospital São Vicente

No dia de Corpus Christi, os Confrades Vicentinos da Sociedade São Vicente de Paulo, as Zeladoras do Apostolado da Oração, sob a liderança espiritual do Padre Rafael Iop e outras pessoas decidiram fundar um hospital católico em Passo Fundo, RS.

Reuniram-se em Assembleia Geral, no dia 24 de junho, e criaram uma instituição com o nome de Hospital São Vicente de Paulo.

1918

O primeiro local de atendimento do Hospital São Vicente de Paulo

 Foi arrendado um prédio na Rua Paissandú nº 16, aonde aconteceram os primeiros atendimentos do Hospital São Vicente de Paulo.

1919

Primeiro Boletim do HSVP

O lançamento do primeiro Boletim do Hospital São Vicente de Paulo foi em 24 de janeiro de 1919.

1920

Pedra fundamental do primeiro prédio

Em 1920 foi adquirido um terreno na Rua Teixeira Soares, medindo 13m de frente x 31m de fundos, já que o modesto prédio arrendado estava pequeno. A solenidade da Pedra Fundamental desse primeiro prédio foi realizada em 24 de junho do mesmo ano.

1921

Inauguração do Primeiro Prédio

A construção do primeiro prédio do hospital iniciou em 21 de fevereiro, sendo concluído e inaugurado em 30 de outubro.

1929

Chegada das Irmãs Franciscanas

Em 1929 as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora iniciaram os trabalhos no Hospital São Vicente de Paulo.

1929

Doação para instalação de água e esgoto

Em 16 de dezembro de 1929 o presidente do Hospital São Vicente de Paulo, Sr. Otacilio Ribas, acusou o oferecimento de 1:100$000 (um conto e cem mil réis) do Sr. Dr. Nicolau de Araujo Vergueiro, doação destinada à instações de agua e esgoto no HSVP.

1930

HSVP apoiou a Revolução de 30

O hospital, seguindo a orientação da Igreja Católica no Rio Grande do Sul, apoiou a Revolução de 30, prestando atendimento gratuito aos soldados das Forças Revolucionárias. Enviou para a função de padioleiro, a frente de combate, os jovens Arno Tromer, Agenor e Alfredo Diel, sob a chefia do Dr. Mattos Júnior.

1930

Inauguração da Lavanderia

A Lavanderia era acionada à eletricidade, sendo que com um só eixo movia as máquinas simultaneamente ou isoladamente. Lavava, anilava, secava e passava roupas em menos de 30 minutos, contribuindo com o trabalho das Irmãs.

1932

HSVP apoiou a Revolução Constitucionalista

A exemplo de 1930, o Hospital São Vicente de Paulo apoiou a Revolução Constitucionalista, disponibilizando suas instalações para a Força Rio-Grandense. Foram tratados gratuitamente sete soldados, totalizando 80 diárias.

1934

Contrato com a Prefeitura Municipal

O HSVP mantinha o Serviço de Assistência Pública aos Indigentes, hospitalizados ou não, através de contrato firmado com a Prefeitura Municipal.

1935

Inauguração do Pavilhão da Sala de Operações

Inaugurado o novo pavilhão, incluindo a sala de operações, com área de 479m². No subsolo, situado aos fundos, havia cozinha, forno e dispensário, ligado ao térreo por uma escada de madeira, além de escada externa para acessar a cozinha. No pavimento térreo havia uma copa, sala de refeições, Capela e Sacristia, quartos, consultório médico e hall central. No pavimento superior localizava-se o dormitório das Irmãs, com instalações sanitárias independentes. Também haviam 10 quartos de 1ª classe, 2 banheiros e 4 W.C., além de quarto de banho para doentes tiphicos, salão de visitas, 2 depósitos para água quente e fria. A sala de operações era em forma octogonal, com superfície de 36m², sendo construção de alvenaria de tijolos, espessura de 45cm, pisos de cimento armado, revestidos de material estrangeiro, impermeável, de cor vermelho escuro. As paredes internas eram de 2,50m, revestidos de azulejos verdes, forro com escariola branca. As janelas número 5, largas, com armação dupla, ferro, vidros opacos, de acordo com as modernas exigências do Departamento da Saúde Pública. Havia também uma sala para preparação dos médicos, outra para esterilização, com água quente e fria e estufas de aquecimento para a sala de operações.

1935

Inauguração da Capela

A Capela do Hospital São Vicente de Paulo foi inaugurada no ano de 1935. Um espaço sagrado, para a celebração do culto e ou ecumênico. Fonte da irradiação de toda espiritualidade. É o divino médico do corpo e da alma. Aquele que é a fonte de inspiração para os médicos e pacientes, na busca da saúde e vida. Dela parte a luz da Palavra de Deus, que ilumina e dá sentido à nossa vida e atividade, partem os ministros da comunhão eucarística que levam o Cristo aos pacientes e familiares. É o local em que as pessoas vão para orar em busca de luz, conforto e esperança.

Foto e informação extra: Capela reformada na década de 40.

1937

Setor de reabilitação

O Hospital São Vicente de Paulo foi equiparado aos bons hospitais da capital, com destaque para amplo setor de reabilitação, equipado de aparelhos de eletroterapia, ultravioleta, alta frequência, raio infravermelho, tratamento diatérmico de ondas curtas, aparelho de RX e uma sala cirúrgica.

1938

Instalação do poço semi-surgente

Instalado um poço semi-surgente de 70m de profundidade, com coluna de água de 50m, possibilitando 3.500m/h. Mesmo com o aumento dos atendimentos, procedimentos na nova sala cirúrgica e a grande estiagem daquele ano, o hospital não ressentiu no fornecimento de água.

1939

Inauguração do pavilhão da Maternidade

Inaugurado em 23 de julho, o pavilhão da Maternidade. Instalações de alvenaria, com dois pavimentos, sendo seis quartos no térreo e seis no andar superior, dotados de camas automáticas, água corrente, boa iluminação natural e artificial. Além de uma sala de isolamento, chamada de UTI. Entre os novos equipamentos adquiridos destacavam-se um novo aparelho de reabilitação (ondas ultracurtas e lâmpada tipo Zeles), geladeira elétrica, doze camas automáticas e um consultório completo de otorrinolaringologia.

1940

Roupeiro dos Pequeninos

O hospital prestava atendimento exemplar às gestantes. Para tanto solicitou verba municipal proveniente de impostos, em que tinha direito, o auxílio à maternidade e à infância, que foi negado. Dessa forma, em 31 de dezembro fundaram o Roupeiro dos Pequeninos. Esse trabalho amparava as gestantes pobres, que recebiam gratuitamente dois enxovais para os recémnascidos e roupas para as mães. Nesse ano foram distribuídas 320 peças de roupas aos bebês e às gestantes extremamente pobres. Ao saber das dificuldades financeiras para a confecção dos enxovais, em um belo exemplo de solidariedade humana e cristã, a população se mobilizou e espontaneamente ajudou com valiosas contribuições em dinheiro e roupas.

1940

Serviço de Assistência Pública aos Indígenas

O Serviço de Assistência Pública aos Indigentes, firmado em 1934, não foi renovado pela Prefeitura Municipal. Mesmo assim, o Dr. Arthur Leite, médico da  Assistência Pública do Município, continuou tratando essa parcela da população. Além disso, o hospital contratou os serviços do Dr. Armando Vasconcellos. Dessa forma, os serviços assistenciais só puderam ser mantidos graças a subvenção do Governo Federal.

1941

Transferência da Farmácia

A Farmácia  localizada no primeiro prédio foi transferida para o novo prédio, denominado Pe. Rafael Iop.

1941

A entrada do 2º prédio recebeu melhorias

A entrada do 2º prédio recebeu pintura, sendo escariolados corredores, cozinha, copa e dispensa. Na copa foram instaladas pias novas, fogão com forno aquecido na parte inferior e depósito de água quente para 200 litros, permitindo o fornecimento de banhos quentes na parte térrea e superior deste pavilhão.

1941

Início das obras do Pavilhão Santa Terezinha

Início das obras do Pavilhão Santa Terezinha, inaugurado em 19 de julho de 1942, destinado aos portadores de doenças infecciosas, como a tuberculose.

1942

Inauguração do Pavilhão Santa Terezinha

Foi publicado no Jornal O Nacional de 18 de julho de 1942 a inauguração do Pavilhão de Isolamento Santa Terezinha, iniciado em 1941 e destinado aos doentes com Tuberculose e Tifo, inaugurado em 19 de abril de 1942.

1942

HSVP possuia horta, pomar e galinheiro

Com o intuito de ajudar no fornecimento de legumes e frutas, destinados ao seu próprio consumo, permitindo assim, uma notável economia nas despesas da cozinha, o Hospital São Vicente de Paulo mantinha horta, pomar e galinheiro aos fundos do primeiro prédio. Em local próximo, as Irmãs lavavam roupas de cama e outras utilidades, estendiam em varais e cercas.

1943

Placa comemorativa à fundação do Hospital São Vicente de Paulo

Inaugurada a placa em homenagem ao Hospital São Vicente de Paulo, comemorativa aos anos de 1918 e 1943, com o lema “Justiça, Caridade e Renúncia”. O significado do ato reforçava o compromisso do hospital, ao acolher a todos, sem discriminação de raça ou religião, disponibilizando especial atendimento aos pobres.

1944

Médicos iniciam atendimento gratuito

Os médicos Orestes Medaglia, Clodoaldo Brenner, Alberto Lago e Jovino de Freitas iniciaram o atendimento gratuito do ambulatório, realizado nas quintas-feiras.

1945

Reforma e ampliação do primeiro Prédio

Em 22 de julho, o presidente Luiz Biassus autorizou o projeto de remodelação e reforma do primeiro prédio, que possuía um andar. Após a reforma, o prédio ganharia mais um andar e teria o mesmo layout da fachada do segundo prédio Pe. Rafael Iop. Também foi apresentado o projeto do terceiro prédio, que futuramente se chamaria Lodovico Della Méa. Nesse ano, a prefeitura voltou a apoiar o hospital, que contou, também com a colaboração da LBA – Legião Brasileira de Assistência.

1946

HSVP e os padres Missionários da Sagrada Família

No dia 19 de agosto foi anunciado um acordo entre o hospital e os padres Missionários da Sagrada Família (MSF). Constituído o uso de um prédio do hospital para a prestação de serviços pelos religiosos, incluindo batizados e casamentos de indigentes. 

1946

Estabelecido o Centro de Tratamento Cirúrgico no HSVP

Após treinamento de 18 meses no Serviço do Professor Finochietto, em Buenos Aires, Sabino Arias retornou ao HSVP e estabeleceu um reconhecido Centro de Tratamento Cirúrgico de diversas patologias, dentre elas câncer gástrico e bócio. Doutorandos da Faculdade de Medicina de Porto Alegre fizeram estágio em Passo Fundo, com o notável anatomista e cirurgião.

1947

Inauguração do segundo Prédio - Pe. Rafael Iop

Inaugurado em 27 de julho, o segundo prédio, Pe. Rafael Iop e a Maternidade Santa Isabel.

1947

Falece Padre Rafael Iop

Faleceu em 17 de agosto, em Santa Maria, o Pe. Rafael Iop, fundador do Hospital São Vicente de Paulo, nascido no dia 22 de junho de 1882, no Vale Vêneto.

1949

Sabino Arias é o novo Diretor Médico do HSVP

Dr. Clodoaldo Brenner solicitou a demissão do cargo de diretor médico. Na oportunidade, Dr. Sabino Arias recebeu e aceitou a substituição. 

1950

Inaugurada a padaria do hospital

Inaugurada a Padaria do hospital, devido ao aumento da produção de refeições e a necessidade de redução de gastos terceirizados.

1950

Nova área para cirurgias de otorrinolaringologia

Em 28 de fevereiro decidiu-se pela adaptação do Quarto 19 do prédio Rafael Iop, para a realização de cirurgias de otorrinolaringologia. Também foi autorizada a construção de uma casa de alvenaria para a Lavanderia.

1951

Chegada de Dom Cláudio Colling

Dom Cláudio Colling chegou a Passo Fundo e passou a exercer o cargo de Bispo da nova Diocese, fato marcante para história do Hospital São Vicente de Paulo.

1953

Lançamento da Pedra Fundamental do terceiro Prédio - Lodovico Della Méa

Lançamento em 01 de julho, da Pedra Fundamental e início da construção do terceiro prédio, Lodovico Della Méa. Reza a ata que “na urna depositada na Pedra Fundamental foram colocadas uma cópia da Ata, um Relatório do hospital de 1952, um Estatuto, um exemplar do Regimento Interno, um do jornal ‘Diário da Manhã’, outro do jornal ‘O Nacional’, além de uma medalha de São Francisco de Assis e outra de Nossa Senhora das Graças. Em expressiva homenagem à Madre Maria Alexia, Irmã Maria Rafaela e das demais Irmãs, encarregadas pela administração interna do hospital. Foram também colocadas moedas e outras lembranças”.

1958

Presidente do Hospital São Vicente de Paulo renuncia cargo

Luiz de Lima Morsch renuncia ao cargo de Presidente do Hospital São Vicente de Paulo.

1958

Inauguração da nova Capela

Inauguração em 02 de março, da nova Capela, localizada no Prédio Lodovico Della Méa, com missa celebrada pelo Bispo Dom Cláudio Colling.

1958

Fundação da Escola de Auxiliares de Enfermagem São Vicente

Dom Cláudio Colling propõe a criação da Escola de Auxiliares de Enfermagem, fundada em 24 de junho de 1958 e inaugurada, oficialmente, em 12 de março de 1960.

1959

Desativado o Pavilhão Santa Terezinha

O Pavilhão de Isolamento Santa Terezinha, destinado a doentes com Tuberculose e Tifo, iniciado em 1941, inaugurado em 19 de abril de 1942 foi desativado a partir de 22 de fevereiro de 1959 devido a falta de leitos.

1959

Autorização para o funcionamento do Curso de Auxiliares de Enfermagem

Concedida em 30 de dezembro, a autorização do Ministério da Educação e Cultura, para o funcionamento do Curso Auxiliar de Enfermagem da Escola de Auxiliares de Enfermagem São Vicente.

1962

Reforma estatutária

Em 3 de junho de 1962 foi aprovado a reforma estatutária. O hospital que até então era chamado de Sociedade Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, passa a se chamar Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo.

1963

Formatura da 1ª turma da Escola de Auxiliares de Enfermagem

Formou-se a 1ª Turma da Escola de Auxiliares de Enfermagem. Na ocasião, o Paraninfo Religioso homenageado foi Dom Cláudio Colling e o Paraninfo Civil, Dr. Sabino Arias, diretor médico. Formaram-se 36 alunas, sendo a maioria religiosas.

1963

Reconhecimento do Curso de Auxiliar de Enfermagem

A Câmara dos Deputados reconheceu o Curso de Auxiliar de Enfermagem da Escola de Auxiliares de Enfermagem São Vicente.

1964

Início da especialidade de Gastroenterologia e realização da primeira laparoscopia do interior do estado

 

1964

Títulos concedidos a Dom Cláudio Colling

Em 10 de janeiro, a diretoria concedeu a Dom Cláudio Colling os títulos de Sócio Benfeitor e Sócio Benemérito, por ter conseguido doações junto a Misereor, para a construção do Centro Cirúrgico.

1964

Homenagem à Sabino Arias

Em 12 de abril foi feita homenagem, com placa degratidão, ao Dr. Sabino Arias, que durante quinzeanos (1949-1964) exerceu a Direção Médica e totalizou 18.000 cirurgias.

1964

No dia 27 de junho, Dr. Sérgio Lângaro foi nomeado por unanimidade como novo Diretor Médico.

1964

Início da construção do Centro Cirúrgico, anexo ao prédio Lodovico Della Méa.

1964

Conclusão do Prédio Lodovico Della Méa

Em 1964 foi concluída a construção do Prédio Lodovico Della Méa, iniciado em 1953.

1965

Em 27 de junho, Dom Cláudio Colling abençoou o último piso do pavilhão Lodovico Della Méa (Maternidade).

 

1966

A preocupação no atendimento aos indigentes e idosos

Dom Cláudio Colling destacou o cuidado no atendimento aos indigentes e a preocupação com o abandono dos pacientes em tratamento, especialmente, dos idosos.
Alguns familiares confundiam o hospital, com asilo.

1967

Inauguração parcial do Centro Cirúrgico

Inaugurado parcialmente o Centro Cirúrgico, em 09 de dezembro de 1967, iniciado em 1964, pelo Diretor Médico Sabino Arias. A construção contou com o apoio da Misereor Alemã. O complexo incluía quatro salas de cirurgia, uma com anfiteatro para alunos da Escola de Auxiliares de Enfermagem, sala de preparação, vestiário médico, sala de esterilização, endoscopia, almoxarifado e sala de médicos.

1967

O Hospital São Vicente de Paulo é registrado pelo MEC

Em 22 de março, o Estado do Rio Grande do Sul, através do Decreto nº 18.463, assinado pelo governador Walter Peracchi de Barcellos, reconheceu o hospital como Utilidade Pública. Em 17 de abril, o hospital foi registrado no “Conselho Nacional do Serviço Social – MEC” pelo processo nº 12.366/1967. Em 15 de junho ocorreu a alteração dos Estatutos Sociais, para atender a nova legislação. Em 26 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União, a declaração de Utilidade Pública Federal do HSVP, conforme Decreto nº 61.367.

1967

A Escola de Auxiliares de Enfermagem passou a ser de responsabilidade do hospital.

1968

50 anos do HSVP

Em 26 de junho foram realizadas as comemorações do cinquentenário de fundação do HSVP, com a instalação da 5ª Reunião Provincial do Conselho Central Metropolitano, sob a presidência do Confrade Antonio Louzada, no Salão de Atos da Faculdade de Filosofia. O evento contou com palestras, inauguração de placa alusiva na frente do hospital e churrasco no salão paroquial da Igreja Matriz.

1968

Prestação de Contas

Em 23 de junho foi aprovada a Prestação de Contas e o Relatório de 1967. O presidente comunicou a relação de médicos responsáveis pelo atendimento aos indigentes: Sérgio Lângaro, Odaglas Salgado, Rudah Jorge e Antônio Loureiro Kruel.

1969

Convênio com a Faculdade de Medicina

Em 22 de setembro foi assinado o convênio com a Fundação Universidade de Passo Fundo, para o funcionamento da Faculdade de Medicina nos prédios e instalações da Sociedade Hospitalar São Vicente de Paulo de Passo Fundo, RS.

1969

Início das atividades do Serviço de Radiologia

1969

Primeiro transplante de córnea

Em agosto foi realizado o primeiro Transplante de Córnea no HSVP, pelo Dr. Luthero Martins Dutra e equipe.

1969

Rudah Jorge assume a Direção Médica

Em 29 de julho foi indicado e aprovado o nome do Dr. Rudah Jorge para exercer o cargo de Diretor Médico. Na ocasião, ele apresentou uma relação de médicos responsáveis pelas diversas enfermarias e supervisores de vários serviços médicos. Propôs também que o hospital tivesse corpo clínico “aberto”. Todas as propostas foram aprovadas pelos presentes.

1969

Doação de Equipamentos

No dia 05 de fevereiro, um técnico da Alemanha verificou as condições para a instalação de equipamentos recebidos como doação, nas áreas de pulmão, rins artificiais, Raio-X equipados com monitores, esterilizador, encefalograma, dentre outros. 

1969

Necessidade da instalação da Faculdade de Medicina no HSVP

Em 04 de julho, o presidente Plínio Grazziotin comunicou o recebimento do pedido de demissão do Diretor Médico, Dr. Sérgio Lângaro, informando que a direção buscou, em vão, a reconsideração da decisão. A reunião deste dia teve a participação da Comissão Pró-Faculdade de Medicina, composta por Murilo Annes, Eclérion Trein, Carlos Madalosso e Padre Alcides Guareschi. Após saudações, Murilo Annes salientou a necessidade urgente de instalação da Faculdade de Medicina, contando para tanto, com a colaboração do Hospital São Vicente. Em princípio, houve concordância em ceder a parte térrea da área nova, onde se encontrava o Centro Cirúrgico, bem como a instalação de aparelhagem hospitalar pertencente à Faculdade. Frisou-se, no entanto, que se tratava apenas de colaboração, ficando decidido que a diretoria opinaria logo que recebesse os itens referidos. O presidente, depois de comentar o caso, julgou necessário e com aprovação de todos, convocar uma assembleia geral extraordinária, para aprovação do acordo com a Faculdade de Medicina, da Universidade de Passo Fundo (UPF).

1969

Assembleia Geral para funcionamento da Faculdade de Medicina no HSVP

Em 12 de julho, o presidente comentou e contestou nota do jornal O Nacional de 28 de junho, afirmando que ainda não era consumado o convênio entre o hospital e a UPF. Também evidenciou que a reunião, realizada na residência de Dom Cláudio Colling, foi informal para os primeiros contatos com a UPF. Decidiu-se convidar a Reitoria da UPF para informar sobre as pretensões desejadas na cooperação que o hospital daria para o funcionamento da Faculdade de Medicina. Em 20 de julho ocorreu a assembleia geral, onde o presidente informou que há mais de um ano, recebeu em sua residência a visita do Dr. Sérgio Lângaro e Dr. Paulo L. Azambuja, mostrando interesse pela instalação dos diversos aparelhos que viriam da Alemanha, para o funcionamento da Faculdade de Medicina. A seguir, o segundo secretário, Sr. Adão Hugo Medina leu o memorial apresentado pela UPF, cuja cópia fora distribuída entre os sócios. A proposta seria um acordo entre hospital e a UPF. O presidente comunicou que o Dr. Antonio Louzada se prontificou a vir a Passo Fundo, para cooperar na organização do referido acordo. Os sócios autorizaram a diretoria a estudar e firmar o acordo, resguardando os interesses do hospital.

1970

HSVP torna-se Hospital Escola

1970

Aula inaugural da Faculdade de Medicina

Dr. Sabino Arias ministrou no dia 08 de março, a Aula Inaugural da Faculdade de Medicina, que teve o apoio de diversas autoridades, dentre elas o Ministro da  Educação Tarso Dutra.

1971

Reconhecimento aos 20 anos de trabalho a Srta. Itala Líbera

Em 05 de março, a Srta. Itala Líbera Seganfredo, conhecida com  “Marieta”, recebeu gratificação da diretoria, em reconhecimento aos 20 anos de trabalho como parteira.

1971

Foi recebido os diversos aparelhos da Alemanha Oriental, para o funcionamento da Faculdade de Medicina

 

1972

Inauguração oficial do Centro Cirúrgico Antônio Frederico Ozanam

Registra-se a importante ajuda financeira da Misereor para a conclusão do Centro Cirúrgico Antônio Frederico Ozanam, inaugurado oficialmente em 24 de junho de 1972, com novas e modernas salas de cirurgias. O hospital já contava com Escola de Auxiliares de Enfermagem, Sala da Diretoria, instalações de RX da Faculdade de Medicina, Instituto de Fisioterapia e Unidade de Pediatria. Na ocasião, estavam presentes dirigentes Vicentinos de Porto Alegre e o Reitor da UPF, Murilo Coutinho Annes.

1972

Estruturação nas Salas de Cirurgias

Em 24 de fevereiro, o Dr. Luthero Martins e o Dr. Jair Nicolini solicitaram a estruturação de salas de cirurgias específicas para a Oftalmologia e a Otorrinolaringologia, garantindo assim maior segurança e agilidade nos procedimentos.

1972

SANI assina contrato com HSVP

O Laboratório SANI, através dos sócios Noli Ferreira e Iseu Rodrigues, assinou contrato com o HSVP para estruturar o Serviço de Análises Clínicas.

1973

Inaugurado CTI e o Serviço de Neurocirurgia

Foi inaugurado o Centro de Tratamento Intensivo e o Serviço de Neurocirurgia, sob a coordenação do Dr. Paulo Sérgio Crusius.

1973

Capelões passam a residir no HSVP

Os primeiros missionários chegaram a Passo Fundo no dia 06 de janeiro de 1929, assumindo a coordenação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Foram os padres Carlos Lange, Henrique Ofenhitzer e Evaldo Innig. A partir desta data, começaram também a dar assistência religiosa no Hospital São Vicente de Paulo, mesmo residindo na casa paroquial. Em 1973, os capelães passaram a residir no hospital, sendo eles:

Pe. Ewaldo Innig (foto) - de 29/08/1973 a 15/06/1991
Pe. Avelino Heck - de 15/06/1991 a 12/05/1997
Pe. Augustino Flach - de 15/05/1997 a 10/02/1999
Pe. Rudi Hippler - de 11/02/1999 até o momento (2018)

1974

Inaugurado em 1º de agosto, o Pronto Socorro da Faculdade de Medicina, anexo ao hospital

 

1974

Novos aparelhos de raio-x

 Foram adquiridos novos aparelhos de raio-x em convênio com a Faculdade de Medicina/UPF.

1974

Adquirida a primeira Kombi/Ambulância

 

1974

Inauguração da nova Lavanderia.

1974

Jairo Davoglio assume a Gerência de Recursos Humanos

Em 1974, o responsável pelo Departamento de Pessoal, Ilário Jandir de David, passou a ser o Administrador do Hospital São Vicente de Paulo,
e nesse momento, foi substituído pelo Gerente de Recursos Humanos, Jairo Davoglio.

Na época, o Departamento de Pessoal tinha as atribuições de registro dos funcionários, admissões e demissões, folha de pagamento e recolhimento das respectivas contribuições sociais.

1974

Transferência da responsabilidade da Escola de Auxiliares de Enfermagem

Em 04 de julho foi aprovada a transferência da responsabilidade plena da Escola de Auxiliares de Enfermagem “São Vicente” da Mitra Diocesana, para a Sociedade Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo.

1974

Funcionamento da Marcenaria do Hospital

Em 12 de dezembro, a Assistência Social Diocesana Leão XIII formalizou o empréstimo da maquinaria completa para o funcionamento da Marcenaria do hospital.

1974

Em 16 de maio, Ilário Jandir De David assumiu a Administração do HSVP

 

1975

Inaugurado o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME)


1975

Cirurgia de Transplante de Veia

Aconteceu cirurgia inédita para salvamento de uma perna. O Dr. Altair Ughini fez a reconstrução de uma artéria femoral, utilizando enxerto de veia do membro inferior não lesado.

1975

Instalada a Central de Esterilização no Centro Cirúrgico

1975

Irmãs Carlistas passam a trabalhar no HSVP, junto as Irmãs Franciscanas

As Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas iniciaram os trabalhos no Hospital São Vicente de Paulo, auxiliando as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que chegaram em 1929 no HSVP.

1975

Formatura da primeira turma da Faculdade de Medicina da UPF

 

1975

Técnica de Salpingectomia reconhecida internacionalmente

Desenvolvida a técnica de Salpingectomia por Laparoscopia pelo Dr. Juarez Clênio Tarasconi. O procedimento foi apresentado em Congressos da American Association of Gynecologic Laparoscopists, nos EUA, em 1976. Em 1980 foi publicado no The Journal Reproductive Medicine (TARASCONI, J.C. Endoscopic salpingectomy. J. Reprod. Med. 26 (10): 541-545, Oct. 1981), obtendo reconhecimento internacional.

1976

Inaugurado novo Pavilhão

O Hospital São Vicente de Paulo construiu mais um pavilhão, aos fundos do primeiro prédio (1921). Esse espaço possibilitou o aumento de 65 leitos, consultórios, sala de terapia ocupacional, refeitório e nova lavanderia.

1976

Inauguração do setor de Angiologia

 

1976

Implantação do Instituto de Ortopedia e Traumatologia

Em 08 de abril, Dr. Rudah Jorge apresentou os médicos Paulo Bertol e José L. Furtado Gouveia Sobrinho, para trabalhar no HSVP e formar o Instituto de Ortopedia e Traumatologia.

1976

Campânulas Improvisadas

A primeira campânula improvisada para uso de oxigenioterapia no recém-nascido foi feita com um balde de doce, por iniciativa do Dr. Rui Wolf. A coloração do balde era marrom-claro. A seguir foram confeccionadas pelo Sr. Ernesto Francisco Bagatini, campânulas mais qualificadas, com materiais de acrílico e transparentes.

1977

Neste ano iniciou o pavilhão do Raio-x, que foi inaugurado parcialmente no ano seguinte

1977

Instituída a Residência Médica no HSVP

Em 04 de agosto, o Colégio Brasileiro de Neurocirurgia credenciou o HSVP para a formação de Médicos Residentes. Em 21 de novembro foi aprovado o Regimento do Internato e Residência Médica, elaborado pelos Drs. Paulo Sérgio Crusius e Gilberto Tubino da Silva, em conformidade com a Associação Médica Brasileira e o Ministério de Educação e Cultura.

1977

Inauguração da Gráfica

No ano de 1977 foi inaugurada a "mini" gráfica do Hospital São Vicente de Paulo, sendo adquirida uma máquina de off-set, uma gravadora de chapas, uma guilhotina e uma fotocopiadora automática.

1977

Em 14 de julho, a Agência local do INAMPS classificou em primeiro lugar a Fisioterapia do HSVP

 

1978

Inaugurado o "Pavilhão da Cozinha", iniciado no ano de 1977

1978

Serviço de Residência Médica do HSVP

 MEC autorizou a instalação do Serviço de Residência Médica do HSVP com os programas de Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Gastroenterologia.

1978

Instalado o primeiro aparelho de ecografia


1978

Inauguração do Serviço de Hemodiálise

Inaugurado o Serviço de Hemodiálise e adquirido três rins artificiais importados dos EUA, considerados os mais modernos da atualidade no atendimento aos pacientes com problemas renais. Em 08 de julho foi realizada a primeira sessão de Hemodiálise, sob a coordenação médica do Dr. Alaour Cândida Duarte e o técnico Luis Toledo, chefe do Serviço de Enfermagem da Hemodiálise.

1978

Novos aparelhos Siemens para Radiologia

 

1978

Criada em 29 de maio, a Comissão do Controle de Infecção Hospitalar

 

1979

Inaugurado o Serviço de Hemodinâmica

 

1979

Primeira cirurgia cardíaca em Passo Fundo

Em 28 de março foi realizada a primeira cirurgia cardíaca. Trata-se de uma Valvuloplastia Mitral com uso de circulação extra-corpórea. O procedimento foi exitoso e realizado pela equipe do cirurgião Paulo Azambuja, assistentes Dr. Alberto Kammerer, Dr. Clóvis Aragão e o anestesiologista Dr. Cezar Lorenzini.

1979

Criação da Biblioteca no Hospital

Em 04 de janeiro foi aprovada a sugestão do Dr. Gilberto Tubino da Silva para a criação da Biblioteca do hospital.

1979

Estabelecido o Regimento Interno

Em 15 de Novembro foi apresentado Regimento Interno elaborado pelo Sr. Deonir De Marco, estabelecendo novo formato administrativo ao hospital.

1979

Subestação de energia elétrica

Instalada no subsolo do prédio do RX, a nova subestação de energia elétrica, uma central de vácuo e a substituição de todos os cabos de distribuição de força.

1979

Início Residência em Análises Clínicas

 

1980

Inaugurado o Centro Obstétrico, após reforma de todos os apartamentos e quartos da Maternidade

 

1981

Inauguração oficial do pavilhão do Raio-X, iniciado em 1977


1981

O HSVP é o primeiro hospital do país a organizar um Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

 

1981

Inaugurado o CTI Central com 22 leitos

 

1981

Primeiro transplante de rim

Em 10 de novembro foi realizado o primeiro transplante renal com doador vivo em Passo Fundo. A equipe médica foi constituída pelos nefrologistas Alaour Duarte,
Jairo Caovilla, urologistas Ruy Donadussi, Douglas Pedroso, o doutorando de cirurgia, José Grizolfi, cirurgiões vasculares Gilberto Tubino da Silva, Altair Ughini e o residente da vascular Edgard de Souza, a anestesiologia foi feita por Luiz Fragomeni e equipe do SAR.

1981

Primeira cirurgia de ponte de safena

1981

Primeira reconstrução de ligamentos do joelho

Primeira reconstrução de ligamentos do joelho pela técnica Dejour do país, realizada pelos cirurgiões José Gouveia, José Saggin e João Pozzi.

1982

Farmácia Magistral

Nas décadas de 50, 60 e 70, a grande industrialização afastou o profissional farmacêutico de suas atividades. As formulações personalizadas deram espaço aos produtos industrializados.

Somente no final da década de 70, início de 80, os farmacêuticos voltaram a ter uma atividade dentro da farmácia, principalmente na hospitalar. Nesta época, a grande maioria dos profissionais estavam atuando na área de análises clínicas.

No Hospital São Vicente de Paulo a Farmácia Magistral foi iniciada em 1982, a partir da entrada do farmacêutico Carlos Alberto Semes Torres e da Prática de FarmáciaI, gnêz Albertina Scholz Vieira.

1983

Fundação da Associação dos Funcionários

A Associação dos Funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (AFHSVP) teve seu início em 1983, a partir do encontro de 137 funcionários que se reuniram para a realização de um sonho, criar  uma associação para os funcionários do HSVP.

1983

Primeiro transplante ósseo em Passo Fundo, realizado pelo ortopedista Milton Roos

1983

Primeira ressecção de menisco por via artroscópica realizada por José Saggin e João Pozzi

 

1983

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi credenciada pela Previdência Social

 

1985

Inaugurado o Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico

 

1985

Criação do Serviço de Oncologia Clínica

 

1986

Inauguração do Centro Cirúrgico 2

Inaugurado o Centro Cirúrgico 2 e a Unidade de Infectados, no andar térreo, junto à UTI de isolamento. Com duas salas de cirurgia amplamente equipadas, recuperação pós-anestésica, vestiários, banheiros, lavabos e sala para depósito de materiais.

1986

Início do atendimento oncológico no HSVP


1986

Felice Sana recebe Comenda de Santa Fé

Em 18 de outubro, o presidente Felice Sana recebeu a Comenda de Santa Sé do Papa João Paulo II, pelas mãos de D. Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre e do Bispo Dom Cláudio Colling, em cerimônia no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em virtude de sua dedicação em prol das obras eclesiásticas e assistenciais.

1986

Primeiro transplante renal com cadáver

Em 02 de outubro foi realizado o primeiro transplante renal com doador cadáver. A equipe médica constituída foram os nefrologistas Alaour Duarte, Jairo Caovilla, urologistas Ruy Donadussi, Douglas Pedroso e Dirceu Endres, cirurgião vascular Gilberto Tubino da Silva e anestesiologista Rubens Posser.

1987

Instalação do ultrassom doppler colorido

1987

Criação do Grupo de Enfermeiros

Os enfermeiros da instituição constituíram em 1987, o Grupo de Enfermeiros (GEHSVP), uma sociedade civil, sem fins lucrativos, representado por uma diretoria executiva escolhida através de eleição direta a cada dois anos. Tem como objetivos a integração e o incentivo ao aperfeiçoamento na área, através da realização de eventos científicos como o Fórum Nacional de Enfermagem.

1987

O HSVP foi autorizado pelo Instituto Nacional de Assistência Médica para realizar cirurgias cardíacas

1987

Aquisição de uma Olaria

A construção do prédio da Radioterapia e do Centro Administrativo fez com que o HSVP adquirisse uma Olaria. Com capacidade de produção mensal de 70.000 tijolos, anexo a Chácara do hospital, na Vila Santa Marta, desativada posteriormente.

1987

Primeira angioplastia coronária com balão no HSVP, realizada pelo Dr. Norberto Toazza Duda

 

1988

Início dos diagnósticos por Tomografia Computadorizada

O primeiro tomógrafo da instituição, um EXEL-1800 de terceira geração, foi inaugurado no dia 02 de maio, com a presença do neurocirurgião da Universidade de Londres, Professor Lindsay Symon, a convite do professor Paulo Sérgio Crusius.

1988

Aparelhos de ultrassonografia

Moderna tecnologia incorporada à rotina do hospital: dois aparelhos de ultrassonografia da marca TOSHIBA, um aparelho de ultrassom DOPLER colorido, modelo SSH-65A e outro para diagnóstico de dupla varredura, modelo SAL 55AS.

1988

Primeiro transplante de fêmur total, realizado pelo ortopedista Milton Roos

 

1988

Inauguração da Creche

A Creche São Vicente, com capacidade para 200 crianças, filhos dos funcionários foi inaugurada em 1987.


Na foto, a primeira semana da Creche.

Professoras: Irmã Alice, Geci Copetti, Marta Meira, Maria Elizabete, Elenir Rodrigues e Luciana.

Crianças na foto: Natalia, Angela, Leonardo, Dienifer, Ricardo, Leandro, Renata e Marcelo.

Outras crianças na creche: Pedro Bruzel, Maiore dos Santos, Jessica Roman Pires, Andersom Roman Pires, Alexssander, Franciele e Michele Martinelli.

1988

Instalado incinerador de lixo

Instalado incinerador de lixo com capacidade para incinerar 180kg de lixo/hora, em uma temperatura de mais de 1000 graus centígrados.

1988

Inaugurado moderno Lactário e Copa para a Pediatria

 

1989

Início das obras do prédio do Centro de Diagnóstico (CD)


1989

Primeira edição da Revista Médica do HSVP


1990

Primeiro transplante de coração do HSVP e do interior do sul do país

Em 15 de junho, os cirurgiões Luiz Sérgio Fragomeni, Paulo Ceratti de Azambuja e Roque Paulo Torres Falleiro e o anestesiologista Cézar Lorenzini realizaram um transplante cardíaco nas salas A e B do moderno Centro Cirúrgico. O receptor foi um menino de 14 anos de Sertão/RS, portador de severa miocardiopatia reumática, que já havia sido submetido à cirurgia cardíaca. Este foi o primeiro transplante cardíaco fora de capitais, com o paciente mais jovem, portador de cirurgia cardíaca prévia no Brasil. O fato teve imediata repercussão nacional, colocando Passo Fundo em destaque no cenário médico.

1990

Compra de novos equipamentos

HSVP se moderniza com a compra de mais equipamentos para o Centro Cirúrgico, CTI Pediátrico, Medicina Nuclear, Radiologia, Laboratório de Análises Clínicas, entre outros.

1990

Primeira Labectomia Hepática

Primeira Lobectomia Hepática realizada pelo Dr. Paulo Reichert e equipe, inaugurando a moderna Cirurgia de Fígado na região.

1990

Iniciada em 24 de setembro, a Campanha Permanente de Vacinação Contra Tétano, para os funcionários do HSVP

 

1990

Banco de Olhos possibilita a realização de Transplante de Córneas

 

1990

Primeira cirurgia de Vesícula por Videolaparoscopia

Em 20 de novembro, a equipe em Cirurgia do Aparelho Digestivo, formada pelos médicos Wagnes Borges Franceschi, Gilberto Mayer e Luiz Carlos Trombini realizaram a primeira Cirurgia de Vesícula por Videolaparoscopia.

1991

Inaugurado o Serviço de Anatomia Patológica em 23 de novembro


1991

Início das atividades do Centro de Engenharia Biomédica

1991

HSVP inaugura posto de Doação de Órgãos

Inaugurado o Posto de Doação de Órgãos, com apoio institucional do Rotary Clube, RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação) e outros órgãos de comunicação social da cidade e região.

1991

Descerramento da Galeria dos Presidentes, na recém inaugurada Sala de Reuniões Adão Hugo Medina

 

1991

Inauguração da Sala de Reuniões Adão Hugo Medina

Em 20 de novembro foi inaugurada a Sala de Reuniões Adão Hugo Medina, por sua participação na Sociedade São Vicente de Paulo por várias décadas, além de ter sido secretário da diretoria.

1991

Felice Sana recebeu Título Cidadão Passofundense

O Decreto Legislativo nº 6/91 de 26.08.1991 da Câmara Municipal de Passo Fundo concedeu ao presidente Sr. Felice Sana o Título de Cidadão Passofundense, por relevantes serviços prestados na área industrial e assistencial do município de Passo Fundo.

1992

Realizada homenagem ao Padre Ewaldo, Capelão do Hospital São Vicente de Paulo de 1973 a 1991


1992

Falecimento de Dom Cláudio Colling

Falece Dom Cláudio Colling no dia 03 de setembro, nascido em 24 de junho de 1913 no distrito de Harmonia, município de Montenegro, um dos responsáveis pelo rápido crescimento e importantes mudanças no hospital.

1993

Inaugurado o Vestiário dos Funcionários, na Portaria dos Funcionários

 

1993

Instalada a Litotripsia Extracorpórea

 

1993

Primeira Nefrectomia

Realizada a primeira Nefrectomia (retirada de um rim) por via laparoscópica do Rio Grande do Sul, pelo urologista Eduardo Scortegagna e o cirurgião Ricardo Zanin. Após três anos, a técnica foi publicada nos EUA.

1993

Primeira Histerectomia

Realizada no dia 03 de maio, a primeira histerectomia (retirado do útero) inteiramente laparoscópica do interior do estado, pelos médicos Juarez Tarasconi e Carlos Madalosso.

1994

Criação do Registro Hospitalar do Câncer

A primeira edição do Registro Hospitalar de Câncer, criado em 1993, apresentou dados do primeiro ano de implantação no HSVP.

Em 1993, o Hospital São Vicente de Paulo teve 19.423 internações, com 2.100 prontuários revisados pelo Registro Hospitalar do Câncer. Foi revisado prontuários de pacientes internados, que passaram pela codificação do Arquivo Nosológico e que foram diagnosticados como Neoplasias descobertas em 1993. O Hospital São Vicente de Paulo possui cerca de 240.000 prontuários arquivados desde o ano de 1975.

1994

Implantação da Qualidade Total

Em 1994, seguindo as tendências do mercado, o hospital optou pela busca do conhecimento e implantação da Qualidade Total. Esse conhecimento veio através de um grupo de funcionários, que participou do curso de 28 horas, intitulado “PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO EM SAÚDE – P.D.G. SAÚDE” – Consórcio Interinstitucional realizado pela Faculdade de Ciências Econômicas - U.F.R.G.S / Hospital de Clínicas de Porto Alegre / Santa Casa de Porto Alegre. Após, foi repassado para todos os gestores, líderes e médicos, através de cursos ministrados pela FUNDATEC.

A implantação do Programa 5S´s, em 1996, seguiu através do treinamento realizado pela consultoria terceirizada, PERDA ZERO, à todos os funcionários e setores.

1995

Taturana: Soro é testado no HSVP

Em 14 de fevereiro iniciaram os testes com um soro que ameniza as complicações provocadas pelo contato com a substância expelida pela Lagarta Taturana, pela equipe do nefrologista Alaour Duarte e pesquisadores do Instituto Butantã, de São Paulo.

1995

Criação do Coral dos Funcionários


1995

Iniciou o atendimento de fisioterapeutas nos postos de Enfermagem, Centros de Tratamento e Ambulatório de Fisiatria

1995

VI Congresso Gaúcho de Cardiologia

Realizado o VI Congresso Gaúcho de Cardiologia, em Passo Fundo, de 12 a 14 de outubro, no Campus da UPF. Na ocasião, a Faculdade de Medicina e o Departamento de Cardiologia do HSVP convidaram o cirurgião cardiotoráxico, Robert S. Bonser, Fellow do Royal College of Surgeons, da Inglaterra, cirurgião chefe no Departamento de Cirurgia e de Transplantes do Queen Elizabeth Hospital de Birmingham. Após o evento, Dr. Bonser participou de reuniões clínicas com os professores e estudantes, além de demonstrações cirúrgicas cardíacas no HSVP.

1995

Inaugurado no dia 25 de junho, o Centro de Endoscopia Digestiva

 

1995

Inaugurado o Serviço de Densitometria Óssea

 

1995

No dia 30 de outubro, o Ministro da Saúde, Dr. Adib Jatene visitou o HSVP


1995

Inauguradas as piscinas da Associação dos Funcionários do HSVP

 

1995

Inaugurado o Laboratório para Calibrar Aparelhos de Medição de Pressão

 

1995

Instalação da Ressonância Magnética Edge Eclipse da Picker

 

1996

Iniciou o Serviço de Neurofisiologia Clínica, sob coordenação do Dr. Fernando Giacomini

 

1996

Implantado o Programa 5S´s a todos os funcionários e setores

 

1996

"Nosso Hospital"

Em 18 de julho foi lançado “Nosso Hospital”, informativo bimestral dirigido aos funcionários, médicos do corpo clínico e da área de influência do HSVP.

1997

Primeira edição do Guia Farmacoterapêutico

Lançado pelo Serviço de Farmácia Hospitalar, a primeira edição do Guia Farmacoterapêutico. Na oportunidade, o farmacêutico Eduardo Echarri, secretário da Sociedade Espanhola de Farmácia Hospitalar, de Santiago de Compostela, ministrou palestra. Essa foi uma das principais atividades da Comissão de Farmácia e Terapêutica.

1997

Início do Curso de Farmácia, através da parceria do Hospital São Vicente de Paulo e da Universidade de Passo Fundo


1998

Inauguração do prédio do Centro de Diagnóstico

Inaugurado o quarto prédio do Hospital São Vicente de Paulo, destinado ao Centro de Diagnóstico (CD) e Unidades de Internação, iniciado em 1989.

1998

Doação de instumentos ao Núcleo Suzuki de Violinos

Hospital São Vicente de Paulo doou no dia 23 de abril, violinos para o Projeto de Violinos Núcleo Suzuki, desenvolvido em parceria com a UPF.

1998

Início das atividades da Comunicação Social do HSVP

1998

Aquisição do Raio-x Philips Medio 65-CP-H


1998

Primeira Angioplastia Transluminal

Primeira Angioplastia Transluminal Percutânea, com instalação de Prótese Metálica Endovascular, realizada pelo Dr. Norberto Toazza Duda.

1998

Nasce trigêmeos no HSVP

Em 31 de outubro deram à luz na Maternidade do HSVP, os trigêmeos Bernardo, Luccas e Matheus. Concebidos através de fertilização “in vitro”, popularmente conhecido por “bebê de proveta”, conduzido pelo Dr. Alcides Tarasconi. Este fato colocou Passo Fundo como a terceira cidade no sul do Brasil e a terceira fora da capital do Brasil, a contar com este tipo de tratamento.

1998

Fato marcante no início da especialidade de Alergia e Imunologia

Um fato científico marcou o início da especialidade de Alergia e Imunologia Clínica. O Dr. Arnaldo Carlos Porto Neto identificou o pólen das gramíneas e, principalmente, o azevém como causa da rinite alérgica em Passo Fundo e região.

1998

HSVP recebe credenciamento pelo SUS

Ao completar 80 anos de ininterruptas atividades de atendimento médico e assistencial à comunidade, o HSVP recebeu credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como Centro de Referência para realizar Procedimentos de Alta Complexidade (SIPAC) em diversas áreas: Transplante Renal, Cirurgia Cardíaca, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia, Neurologia, UTIs, estando em fase de credenciamento o atendimento de Urgência e Emergência, além de Gestantes de Alto Risco.

1999

Instalada a Ressonância Magnética Edge Eclipse da Picker 1.5 Tesla

1999

Cirurgia de Parkinson

Realizada em novembro, a primeira cirurgia de Parkinson no Hospital São Vicente de Paulo, pelo Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann.

1999

Escola de Auxiliares de Enfermagem passa a se chamar Escola de Educação Profissional São Vicente

A Escola de Auxiliares de Enfermagem passou a ser chamada de Escola de Educação Profissional São Vicente, de nível médio, para formação de Técnicos de Enfermagem.

2000

Primeiro transplante de fígado

No dia 12 de junho, o professor Dr. Paulo Reichert e a Equipe de Transplante Hepático do HSVP, realizaram o primeiro transplante de fígado do hospital. Fato que destacou Passo Fundo como a primeira cidade do interior gaúcho e a 17ª do país a realizar esse procedimento. No dia 15 de junho foi registrado em ata, o ofício do deputado estadual Paulo Pimenta, cumprimentando a instituição e a equipe pela realização do procedimento. A cirurgia iniciou às 20h30min, com a retirada do órgão do doador I.L.C., de Nova Prata. Às 22h30min iniciou o implante na receptora M.G.V., de Passo Fundo. Mais de 18 profissionais do corpo clínico e enfermagem participaram do procedimento, que terminou às 8h45min, do dia seguinte.

2000

Relíquias de São Vicente de Paulo

Em 24 de fevereiro, a Capela do HSVP recebeu a visita das Relíquias de São Vicente de Paulo. Trata-se de uma gota de sangue do coração de São Vicente de Paulo e um fragmento de osso do seu corpo. O relicário, uma réplica de uma Igreja Francesa, do século XIV, saiu de Roma, na Itália e percorreu o Brasil, especialmente nas cidades que funcionam as Conferências Vicentinas.

2000

Olaria do HSVP

A construção do prédio da Radioterapia e do Centro Administrativo fez com que o HSVP adquirisse uma olaria, em 2001.

Com capacidade de produção mensal de 70.000 tijolos, anexo a chácara do hospital, na Vila Santa Marta, desativada posteriormente.

2000

Yeda Crusius visita HSVP

No dia 25 de setembro, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu a visita da Deputada Yeda Crusius. Na oportunidade foi entregue à ela o Projeto da Radioterapia, para encaminhamento ao Ministério da Saúde e ao INCA.

2000

Inaugurada a Enfermaria para crianças com câncer

Em 15 de maio foi inaugurada a Enfermaria para crianças com câncer. O espaço contava com salas para internação e quimioterapia. Estiveram presentes o prefeito
de Passo Fundo, Júlio Teixeira, Francisco Isaias, a diretoria do HSVP, médicos, Liga Feminina de Combate ao Câncer, entre outras autoridades.

2000

HSVP é a marca mais lembrada no segmento Hospital, segundo pesquisa Top of Mind da Revista Amanhã

 

2000

Inaugurado o Serviço de Uroginecologia do HSVP, orientado pelo Dr. Dalvino Badotti

 

2001

Construção do prédio da Radioterapia

Iniciou as obras do “prédio da Radioterapia” (quinto prédio), com solenidade da pedra fundamental realizada no ano seguinte.

2001

Primeira Ressonância Magnética 1.5 Tesla Picker

 

2001

Em maio foi realizado o primeiro Transplante Hepático Pediátrico, em Passo Fundo, pelo Dr. Paulo Reichert e equipe

2001

Início do Projeto Registre Seu Filho, desenvolvido em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude

2001

Inaugurada a nova Emergência

 

2001

Centro Radioterápico

No dia 25 de julho, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autorizou o HSVP a construir um Centro Radioterápico e instalar um Acelerador Linear, no prédio da Rua 15 de Novembro.

2001

Aquisição da antiga Brahma

Foi autorizada a compra do imóvel da antiga Brahma, com área de 8.710,97m², localizado entre as Ruas Coronel Chicuta e General Neto.

2002

Inauguração do Centro de Apoio 1

No dia 07 de dezembro foi inaugurado o Centro de Apoio 1. No local funcionava a antiga Cervejaria Brahma, localizada na Rua Coronel Chicuta, com área de 8.710m².

2002

Implantado o Método Canguru no CTI Pediátrico Neonatal

 

2002

Pedra fundamental do prédio da Radioterapia

Em 2002 foi realizada a solenidade da pedra fundamental do prédio do Hospital São Vicente de Paulo, destinado a Radioterapia.

2002

Primeiro Transplante de Menisco do HSVP, realizado pelo ortopedista Cézar Martins

 

2002

Início do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico

Início do Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, convênio com a Universidade de Passo Fundo.

2002

Homenagem da Brasil Telecom

Homenagem da Brasil Telecom ao Hospital São Vicente de Paulo, com lançamento de 250 mil Cartões Telefônicos, alusivos aos 84 anos da instituição.

2003

Inauguração da Biblioteca Móvel

Inaugurada a Biblioteca Móvel, idealizada pela enfermeira Maria Oneide Assonálio e o técnico de Enfermagem do Posto 3, Claudemar Macedo.

2003

HSVP recebe Medalha Grão Mérito Joquim Fagundes dos Reis

HSVP recebeu do Poder Executivo Municipal, a Medalha Grão Mérito Joaquim Fagundes dos Reis, devido a sua importância para Passo Fundo.

2003

Prêmio UNIDAS

O Hospital São Vicente de Paulo foi o único hospital do interior do estado a receber o Prêmio UNIDAS, Destaque em Saúde 2002. A entrega ocorreu no dia 15 de abril, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre.

2003

Assistência Pós Alta Hospitalar

Início do projeto pioneiro denominado Assistência Pós Alta Hospitalar, que busca reduzir as reinternações e humanizar o atendimento.

2003

Homenagem a Plinio Grazziotin

Plínio Grazziotin recebeu a Medalha São Vicente de Paulo e o Título Honorário de Benfeitor, por seus 42 anos ininterruptos no HSVP (1961 a 2003).

2004

Instalado o Acelerador Linear Primus

 

2004

Hospital passa a ser chamado de Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo

Em 7 de novembro foi aprovado a reforma estatutária, sendo que o hospital deixou de ser denominado Sociedade Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, para ser chamado de Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo.

2004

Criada a Comissão do Meio Ambiente

 

2005

Inaugurado o Serviço de Radioterapia, situado no prédio da Rua 15 de Novembro nº 485

2005

Autorização do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

Em 05 de outubro, através da Portaria nº 556 do Ministério da Saúde e atendendo exigências de qualidade internacional como a American Association of Tissue Banking (AATB), foi autorizado o funcionamento do Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME), único em funcionamento no Estado do Rio Grande do Sul.

2005

Aquisição de terreno

Adquirido o terreno de 2.656m², situado entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, com área para a construção do novo prédio da instituição.

2005

Início das atividades da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação

Oficializado o Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação, também chamado de Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG), sob a coordenação do Dr. Hugo Roberto Kurtz Lisboa.

2005

HSVP disponibiliza espaço para o 3º Esquadrão de Policiamento Comunitário

Atendendo uma antiga aspiração da comunidade, para reforçar a segurança nas imediações, o Hospital São Vicente de Paulo disponibilizou, edificou e inaugurou no o local do 3º Esquadrão de Policiamento Comunitário, localizado entre as Ruas Teixeira Soares e Uruguai.

2005

Assinatura com o BRDE

No dia 15 de novembro, a diretoria e a administração do HSVP participaram da solenidade de assinatura do Convênio com o BRDE, para viabilizar a conclusão do prédio da Rua 15 de Novembro, iniciado em 2001. A solenidade ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do Governador do Estado, Germano Rigotto e outras autoridades.

2005

Instituição recebe certificado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação e Cultura e Ministério da Saúde

 

2005

Reuniões para proposta de transferência do Hospital Dr. César Santos

O poder público municipal realizou várias reuniões sobre a proposta da Prefeitura, de transferir a gestão do Hospital Beneficente Dr. César Santos para o Hospital São Vicente de Paulo.

2006

O Projeto Biblioteca Móvel foi homenageado na 20ª Feira do Livro de Passo Fundo

 

2006

Lançado o Livro Sonhos Vicentinos

Lançado o livro Sonhos Vicentinos, obra de Welci Nascimento, com apontamentos sobre a história da Sociedade de São Vicente de Paulo de Passo Fundo.

2006

Protocolo de Intenções

Após longas negociações entre o Hospital São Vicente de Paulo e a Prefeitura Municipal, no dia 7 de junho, a diretoria assinou o Protocolo  de Intenções, para assumir a administração, o uso das instalações e equipamentos do Hospital Municipal Dr. César Santos. Posteriormente, no dia 30 de novembro, considerando manifestações contrárias à ocorrida em Audiência Pública, para que a Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo assumisse o Hospital Municipal Dr. César Santos, o hospital decidiu irrevogavelmente do Protocolo de Intenções, para tornar sem efeito suas pretensões.

2007

Farmácia Magistral recebeu a Certificação ISO 9001:2000


2007

Início da Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem


2007

Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Implantado pela área de Recursos Humanos, o Programa de Desenvolvimento de Lideranças. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas e comportamentais. Através do programa foram estabelecidos três níveis hierárquicos: Gestores, Líderes e Facilitadores.

2008

Criação do Grupo de Curativos, atual Grupo de Pele do HSVP

 

2008

Em 28 de janeiro, a diretoria aprovou a compra de cinco equipamentos médicos da General Eletric Company (GE)

 

2008

O HSVP é o 5º hospital mais lembrado e preferido do RS, segundo pesquisa Marcas de Quem Decide / Jornal do Comércio

 

2008

Falecimento de Libera Seganfredo

Faleceu aos 89 anos, de causas naturais, Itala Líbera Seganfredo, responsável pelos partos do hospital entre 1950 e 1970. Era conhecida como “Marieta”, pois na época da segunda Guerra Mundial, as Irmãs que dirigiam o hospital, quiseram modificar seu o nome para não causar constrangimentos, em razão de ser de origem italiana. Nesta época, os descendentes de italianos sofriam constrangimentos frequentes da população.

2008

O HSVP é a 303ª empresa no ranking entre as 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2008

Em 8 de outubro, o Museu Histórico Regional prestou homenagem aos 90 anos do HSVP, ao realizar uma exposição de fotografias

 

2009

Adquirido em 09 de novembro, o imóvel na Rua Marcelino Ramos, atual Escola de Educação Infantil São Vicente


2009

HSVP no combate a Gripe A(H1N1)

O Hospital São Vicente de Paulo se mobilizou no combate a Influenza A (H1N1), com visibilidade nacional pela ocorrência do primeiro óbito da Gripe A no Brasil. Por sugestão do Dr. Julio César Stobbe, houve uma mudança no Protocolo do Ministério da Saúde quanto à condução do tratamento da Influenza. Essa iniciativa permitiu que a doença fosse tratada com maior resolutividade. Nesse ano, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) notificou 367 pacientes, destes, 24,79% foram casos confirmados para Influenza A (H1N1).

2009

Segundo a pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio de Porto Alegre, o HSVP é o 4º hospital mais lembrado e preferido do RS

 

2010

Primeira turma de Residência Médica em Oftalmologia

Iniciou em julho, a primeira turma de Residência Médica em Oftalmologia, com três médicos residentes, sob a coordenação do Dr. Eduardo Ventura.

2010

HSVP credencia-se como Centro de Treinamento para TAVI

Realizado o procedimento Implante Valvar Aórtico Transcateter – TAVI, pelo Dr. Rogerio Tadeu Tumelero. Com a experiência nesta área, o HSVP figura entre as instituições credenciadas como centro de treinamento para TAVI.

2010

Inaugurada a Maternidade 2, no prédio da Rua 15 de Novembro



2010

Instalado o Tomógrafo Siemens de 128 canais, o quarto no Brasil e o primeiro do RS


2010

O HSVP é a 286ª empresa no ranking entre as 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2010

Homenagem ao Dr. Paulo Reichert

A diretoria homenageou o Dr. Paulo Reichert, chefe da Equipe de Transplante de Fígado e toda a equipe, que atua há 10 anos de forma ininterrupta. Nesse período foram realizados 154 transplantes de fígado, sendo 73% dos casos em pacientes do sexo masculino e 23% feminino.

2011

Criação do Ambulatório dos Primeiros Passos dos Prematuros Egressos do CTI Neonatal


2011

Inauguração do Serviço de Hemoterapia

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está em funcionamento desde março de 2011, atua com uma equipe multidisciplinar composta por médicos hematologistas e hemoterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, bioquímico-farmacêuticos, biomédicos, assistente social, auxiliares de banco de sangue, pessoal administrativo e técnicas de nutrição.

Com acesso pela Rua 15 de Novembro,485 – 5º andar, possui ampla e moderna estrutura física e de pessoal, disponibilizando novas tecnologias para atender todo “Ciclo Produtivo do Sangue” e a demanda transfusional do HSVP.

2011

Primeira neurocirurgia por navegação

Em agosto, o Dr. Leonardo Frighetto, da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia (SNN), realizou a primeira Neurocirurgia por Navegação no HSVP, com equipamento alemão da BrainLab.

2011

Dr. Osvandré Lech preside a SBOT

O coordenador da Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia do HSVP, Dr. Osvandré Lech preside a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

2011

O HSVP é 247ª empresa no ranking entre as 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2012

Convênio com a Universidade Federal da Fronteira Sul

No dia 12 de julho foi firmado convênio com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), para instalação do Curso de Medicina em Passo Fundo.

2012

Nova área da Escola de Educação Infantil São Vicente

Inaugurada nova sede da Escola de Educação Infantil São Vicente, no Complexo Felice Sana, em 16 de junho, com área de 2.500m2, atendendo mais de 450 crianças, filhos de funcionários.

2012

Inauguração do Banco de Tecido Ocular Humano

Com o intuito de otimizar o processo da doação de córneas, foi agregado o Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) ao Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME), que passou para a categoria de Banco Multi-tecidos.

2012

Inaugurado o Centro de Imagem da Mama (CIM)

2012

Primeira cirurgia de separação de gêmeas siamesas

Em 02 de outubro foi realizada a cirurgia de separação de gêmeas siamesas, pelo Dr. Gustavo Pileggi Castro e equipe.

2012

Compra do terreno do Estádio Wolmar Salton

Em 14 de novembro foi registrada em ata a compra do terreno do Estádio Wolmar Salton, antiga área do Sport Club Gaúcho, no Bairro Boqueirão.

2012

Instalada a primeira máquina de Ressonância Magnética 3.0

Instalada a Ressonância Magnética 3.0 Tesla Magnetom Skyra, primeira máquina desse modelo no Rio Grande do Sul e a segunda da região sul do Brasil.

2012

Implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Entra em funcionamento a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), que permite a implantação do histórico de Enfermagem, exame físico, definição do diagnóstico de enfermagem e a realização da prescrição de enfermagem individualizada de cada paciente.

2013

Implantado o Núcleo de Segurança ao Paciente

 

2013

Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso

Inicia o Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer, contemplando Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia.
Desenvolvida em parceria entre o HSVP, a UPF e a Secretaria Municipal de Saúde. Até 2018, a Residência Multiprofissional formou 58 profissionais de saúde.

2013

Primeira Caminhada Viva a Vida

Realizada a primeira Caminhada “Viva a Vida” com o tema da doação de órgãos, com significativa participação da comunidade.

2013

O HSVP é o 5º hospital preferido do RS, segundo pesquisa Marcas de Quem Decide / Jornal do Comércio

2013

HSVP é homenageado pelos 95 anos, na Câmara Municipal de Vereadores

 

2013

Assinatura do Contrato de Cessão

Em 12 de dezembro, a diretoria foi convidada para participar da Assinatura do Contrato de Cessão de Uso Gratuito de duas áreas de terra urbana pertencente à União e destinadas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na antiga área do Quartel do Exército Nacional.

2013

O HSVP é a 99ª empresa no ranking do Rio Grande do Sul e 245ª entre as 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2013

O ex-presidente Dionysio Tedesco é homenageado pelos 36 anos de dedicação ao HSVP


2013

A Farmácia Magistral foi recertificada com a nova ISO 9001:2008

 

2014

UFFS se torna mantenedora dos Programas de Residência Médica

Em 21 de fevereiro, a diretoria analisou e concordou com o texto do Termo Aditivo para que a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) torne-se a nova Mantenedora dos Programas de Residência Médica. Desta forma, todos os médicos residentes que são contemplados com uma bolsa do Ministério da Educação e Cultura, passam a recebê-la da UFFS e não mais do hospital. Este fato foi comunicado à diretoria no dia 20 de março.

2014

Inaugurada a nova Lavanderia no Centro de Apoio II, no Bairro Berthier

2014

Primeira Corrida para Vencer o Diabetes

Primeira Corrida para Vencer o Diabetes, da Unidade de Pesquisa Clínica, com grande presença da comunidade e de corredores.

2014

Homenagem aos funcionários

Foi realizada homenagem memorável aos funcionários com mais de 25 anos de trabalho no HSVP, na Associação dos Funcionários do HSVP.

2014

O HSVP é a 255ª empresa no ranking das 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2015

Formatura da primeira turma da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer

2015

Início dos atendimentos da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO)


2015

Criação do Grupo Cuidados Paliativos

Forma-se o Grupo Consultor de Cuidados Paliativos, coordenados pela psicóloga Débora Marchetti, os profissionais da área da geriatria Daniel Marcolin, Joice Perosa e Luciana Surian Stobbe, com outros profissionais de diversas áreas (Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Capelão, Médicos Pediatras, Oncologistas e Pneumologista). O objetivo é atuar para difundir a finitude e a terminalidade da vida dos pacientes, voltado ao amplo domínio dos cuidados paliativos.

2015

Instalação do Raio-x Toshiba Radrex

2015

Implantação do Sistema TASY

No dia 22 de novembro foi implantado o Sistema Tasy - Philips, buscando o aprimoramento da Gestão em Saúde e o processo para obtenção da Acreditação Hospitalar – ONA Nível 1.

2015

Início da implantação da Acreditação Hospitalar - ONA Nível 1

 

2015

Implantação do Padrão de Atendimento HSVP

Implantação do Programa Padrão HSVP de Atendimento, voltado ao cumprimento das regras institucionais e a observância de questões éticas e comportamentais, durante o desempenho das atividades.

2015

Realizada homenagem de Jubileu de Ouro Sacerdotal ao Padre Rudi Hippler


2015

O HSVP é a 248ª empresa no ranking das 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2016

Inauguração do HSVP - Unidade 2

Adquirido o Hospital do Instituto de Ortopedia e Traumatologia Passo Fundo S/A, com 14.000m², que recebeu a denominação de Hospital São Vicente de Paulo - Unidade 2. Com a aquisição, o complexo hospitalar alcançou mais de 63.000m² de área construída.

2016

Aquisição do Tomógrafo de 16 canais Optima / GE

2016

Inaugurado o Ambulatório Escola, projeto parceria da PMPF, HSVP e UPF


2016

Inaugurado o Centro Oncológico Infantojuvenil


2016

Implantação da Pet Terapia

Pensando em amenizar o estresse do processo de internação hospitalar, a Universidade de Passo Fundo e o Hospital São Vicente de Paulo implantaram um serviço inovador e humanizador: a Terapia Assistida por Animais (TAA) em hospitais, conhecida popularmente como Pet Terapia.

2016

Ambulatório de Especialidades em parceria com a UPF

Em 7 de julho, as diretorias do HSVP e da UFFS efetuaram as reformas no Prédio Central do Antigo Quartel do Exército, respeitando a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico

2016

O HSVP é o 5º hospital mais lembrado e o 4º preferido do RS, na pesquisa Marcas de Quem Decide do Jornal do Comércio

 

2016

O HSVP é a 94ª empresa no ranking do Rio Grande do Sul e 233ª entre as 500 Maiores do Sul, no setor Saúde

 

2016

Em 7 de julho, as diretorias do HSVP e da UFFS efetuaram as reformas no Prédio Central do Antigo Quartel do Exército, respeitando a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico

 

2016

Inaugurado o Pronto Atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, na Unidade 2

O Hospital São Vicente de Paulo inaugurou em 2016 o Pronto Atendimento 24 horas.

2017

Inauguração do Instituto do Câncer

O Hospital São Vicente de Paulo, entendendo a necessidade de ter uma unidade moderna, com infraestrutura completa para o diagnóstico e tratamento onco-hematológico, inaugurou em 04 de abril de 2017, o Instituto do Câncer Hospital São Vicente.

2017

Inauguração do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida

Inaugurado o Projeto “Classe Hospitalar Escola de Vida” no Centro Oncológico Infantojuvenil, em parceria com Prefeitura Municipal, UPF e Ministério Público. Trata-se de uma garantia para que as crianças e adolescentes em tratamento oncológico tenham direito à educação e mantenham o vínculo com a escola de origem. A iniciativa foi reconhecida com o selo experiência inovadora pela Corregedoria Geral do Ministério Público.

2017

HSVP é 94 colocado entre as 100 maiores empresas do RS

O Hospital São Vicente de Paulo é 94º colocado entre as 100 Maiores empresas do Rio Grande do Sul e 233º entre as 500 Maiores do Sul do Brasil, segundo pesquisa da Revista Amanhã / 500 Maiores do Sul, na categoria "Saúde".

2017

Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação coordena mais de 100 projetos

A Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) coordena mais de 100 projetos nas áreas de Recursos Humanos, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Ciências
Biológicas, Envelhecimento Humano, Residência Multiprofissional, Fonoaudiologia, Nutrição, Medicina e Enfermagem. Aproximadamente 600 pacientes participam dos estudos, sendo 90% em projetos multicêntricos.

2018

Inauguração da Mostra Centenária

Valorizar a história e as ações de importantes áreas, celebrando os avanços e as conquistas foram os objetivos da Mostra Centenária do Hospital São Vicente de Paulo, lançada no dia 06 de julho. A mostra é uma realização da Assessoria de Comunicação Social e pode ser visitada nos corredores e portarias do HSVP.

2018

HSVP é o 4 hospital mais lembrado e 5º preferido dos gaúchos

O Hospital São Vicente de Paulo é o 4º hospital mais lembrado e 5º preferido dos gaúchos, segundo pesquisa do Jornal do Comércio/Marcas de Quem Decide.

2018

Farmácia Magistral é recertificada com ISO 9001:2015

A Farmácia Magistral possui certificação desde 2007, pelo Sistema de Gestão da Qualidade norma ISO 9001:2000. Há 11 anos é recertificada anualmente. A norma atualizada em 2013 refere-se a ISO 9001:2008 e em 2018, na última versão, ISO 9001:2015.

2018

Inauguração do segundo equipamento de Radioterapia

Inaugurada no dia 08 de fevereiro, com a presença do Ministro da Saúde, Ricardo Barros, a segunda máquina de Radioterapia, última geração disponível dos aceleradores lineares, ainda inédito no interior do Estado, o Elekta Synergy.

2018

Instalação da Ressonância Magnética Siemens 1.5 Tesla

Instalação da Ressonância Magnética Siemens Magnetom Aera, com campo magnético de 1.5 Tesla. O equipamento é o mais moderno e completo no mercado em termos de Ressonância Magnética, sendo a única no interior do estado.

2018

Centenário do Hospital São Vicente de Paulo

Em 24 de junho de 2018 o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo comemorou 100 anos de história, em momentos marcados com muita emoção, alegria e homenagens aos ex-presidente, diretoria fundadora e missa de ação de graças à instituição centenária, realizada na Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde foi a primeira instalação do hospital.

2018

HSVP recebe Acreditação Hospitalar ONA

Na semana de seu centenário, o Hospital São Vicente de Paulo recebeu a certificação da Acreditação Hospitalar - ONA - Nível 1, foco na Segurança do Paciente.

2018

O HSVP possui 29 programas de residência médica aprovados pelo MEC/MS, com 163 médicos residentes

 

2018

HSVP certificado como Referência para Atendimentos

O HSVP foi certificado como Referência para Atendimento de Violência Sexual pela Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

2018

Homenagem da Câmara de Vereadores pelos 100 anos

O Hospital São Vicente de Paulo recebeu no dia 11 de junho, em Sessão Solene, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelos 100 anos.

A solenidade foi requerida pelos vereadores Roberto Gabriel Toson (PSD) e Saul Spineli (PSB), com o objetivo de exaltar a trajetória do hospital.

2018

HSVP comemora o Centenário em almoços históricos

Durante três finais de semanas consecutivos, o HSVP comemorou o Centenário da instituição com todos os funcionários,
médicos do corpo clínico e médicos residentes. Alegria e orgulho em “Ser São Vicente” marcaram os encontros. Também foi momento de agradecer a todos que
se dedicam diariamente para o crescimento e desenvolvimento do HSVP.

2018

Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa

O Hospital São Vicente de Paulo recebeu no dia 06 de julho de 2018, a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa, entregue pelo deputado estadual Juliano Roso, pelos 100 anos da instituição. A entrega ocorreu na inauguração da Mostra Centenária.

2018

Inauguração da Galeria do Fundador, Presidentes, Ex-presidentes e Associados do HSVP

Em meio as comemorações do centenário, a diretoria do HSVP foi inaugurou no dia 23 de junho de 2018 a Galeria dos Presidentes, com a presença dos sócios Vicentinos. Os ex-presidentes do hospital e seus períodos de gestão foram: Herculano Trindade (24/06/1918 a 13/03/1929), Otacílio Ribas Vieira (13/09/1929 a 24/06/1943), Luiz Biazus (24/06/1943 a 24/06/1949), Luiz de Lima Morsch (24/06/1949 a 24/06/1958), Felice Sana (24/06/1958 a 24/06/1961 e 24/06/1973 a 5/12/1991), Gentil Rebechi (24/06/1961 a 24/06/1964), Plinio Grazziotin (24/06/1964 a 24/06/1973 e 06/12/1991 a 19/06/1994), Dionysio Tedesco (24/06/1994 a 21/06/2006) e Decio Ramos de Lima (24/06/2006 a 24/06/2018).

2018

Eleição para Diretor Clínico e Vice-Diretor Clínico

No dia 11 de junho foi realizada eleição para Diretor Clínico e Vice-Diretor Clínico do Hospital São Vicente de Paulo. Foram eleitos para o período de dois anos, o neurocirurgião César Augusto Lopes Pires como o Diretor Clínico e o patologista Rubens Rodriguez como Vice-Diretor Clínico.

2018

Novo Diretor Técnico Médico

Na assembleia, os sócios Vicentinos escolheram e empossaram o novo Diretor Técnico Médico, o neurocirurgião Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann e a Vice- Diretora Técnica Médica Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro, para o triênio 2018 a 2021. Mallmann substitui o pediatra Dr. Rudah Jorge, que esteve à frente da Direção Médica da instituição por 49 anos, assim como o Dr. Júlio Stobbe que era Vice-Diretor Médico.

2018

Eleita nova Diretoria do HSVP

No dia 23 de junho realizou-se a assembleia geral ordinária e foi eleita, por aclamação, a nova diretoria para o triênio 2018/2021. A diretoria escolhida por unanimidade é composta pelo presidente José Miguel Rodrigues da Silva, vicepresidente Claudio Chiaradia, primeiro secretário Luiz Carlos Teixeira de Farias, segundo secretário Maria Helena Doneda, primeiro tesoureiro Nabor Machado da Silveira, segundo tesoureiro, João Lorandi. O Conselho Fiscal está constituído pelos titulares Dilo Canofre dos Santos, Gilberto Zanin de Souza e Carlos Alberto dos Santos Vargas e suplentes Ivan Luis Mariani, Lucia Colle e Roberto Vanzetto.

2018

100 anos de história

Em 24 de junho de 2018 o Hospital São Vicente de Paulo comemorou 100 anos de história, em momentos marcados com muita emoção, alegria e homenagens aos ex-presidentes, diretoria fundadora e missa de ação de graças à instituição centenária, realizada na Matriz Nossa Senhora  da Conceição, local da primeira instalação do hospital.

2018

Homenagem pelos 100 anos

O Hospital São Vicente de Paulo recebeu no dia 11 de junho, homenagem pelos 100 anos, em sessão solene da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A solenidade foi requerida pelos vereadores Roberto Gabriel Toson (PSD) e Saul Spinelli (PSB), com o objetivo de exaltar a trajetória e a importância do hospital. Em nome do hospital, o Sr. Ilário Jandir De David, superintendente executivo agradeceu a homenagem.

2018

Inaugurada as novas instalações do Serviço de Terapia Renal Substitutiva

Inaugurada as novas instalações do Serviço de Terapia Renal Substitutiva Dom Cláudio Colling, em homenagem à memória do Arcebispo de visão empresarial, que realizou benfeitorias significativas para a instituição. A homenagem foi feita pelo Dr. Péricles Sarturi, responsável técnico da unidade. A solenidade contou com a presença da diretoria, funcionários de diversas unidades e do serviço, médicos do corpo clínico, nefrologistas, autoridades do poder público e legislativo municipal autoridades eclesiásticas, de saúde, ensino, entre outras áreas. Na oportunidade, o Bispo Dom Osvino José Both, que representou Dom Cláudio Colling, recebeu da diretoria, a Medalha HSVP Honra ao Mérito.

2018

Realizada a solenidade que oficializou a entrega do Manual de Conduta Ética do HSVP, para todos os gestores