Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Residentes alertam para a prevenção do Câncer de Pele

06/01/2017

 Com o verão, sol e os meses de férias muitas pessoas aproveitam para ir a praia, piscina, passear, mas tudo isso deve ser feito com muito cuidado, pois a alta exposição ao sol pode acarretar problemas de saúde. O Câncer de pele é um deles. No Brasil, a doença corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados, porém pode ser prevenido. Por isso, com o intuito de reforçar e alertar sobre as formas de prevenção do Câncer de Pele, as residentes da Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, desenvolvida em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Secretaria Municipal de Saúde, promoveram orientações aos funcionários do HSVP, nesta sexta-feira, 06 de janeiro.

Vestidas de sol e super protetor, as profissionais enfatizaram a importância da utilização do filtro solar e da reaplicação a cada duas horas, além do cuidado com as manchas do corpo. “A recomendação é não se expor ao sol entre 10h e 16h e caso for necessário, utilizar além do protetor, manga longa, óculos de sol, boné e protetor labial. Ainda, recomendamos o uso de protetor diariamente e mesmo em locais fechados pois, as lâmpadas também podem trazer riscos à pele. Orientamos ainda, o cuidado e observação das manchas no corpo. Manchas que doem, com bordas irregulares e que aumentam de tamanho devem receber a avaliação de um médico”, enfatizam.

A enfermeira Silvana Três achou de extrema importância a visita e o recado das residentes. “É algo que sempre precisamos lembrar e ficar atentos. Como elas disseram os prejuízos também acontecem a longo prazo, então pode ser que hoje eu me exponha ao sol e não aconteça nada, mas no futuro posso desenvolver algum problema. Com certeza as dicas foram de grande valia”, enfatizou.

Foto: Residentes tiraram dúvidas e entregaram amostras de protetores solares ( Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos