Notcias

Notcias

Equipe materno-infantil do HSVP faz curso de reanimação neonatal

03/07/2017

Médicas pediatras, neonatologistas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo e residentes de Pediatria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/HSVP) realizaram nos dias 24 e 25 de junho, os cursos de Reanimação Neonatal e Reanimação do Prematuro em Sala de Parto, promovidos pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Organizado pela coordenação do Programa de Reanimação Neonatal - Polo RS, o curso teve coordenação do Dr. Marcelo Pavese Porto e Dr. Silvio Baptista.

A finalidade do curso é ensinar médicos a realizar os procedimentos de reanimação em recém-nascidos prematuros tardios, a termo e pós-termo, conforme as novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 2016. No treinamento foram realizadas aulas teóricas e práticas, desenvolvidas com o manuseio de manequins de ventilação, de intubação e balões autoinfláveis.

Já o Curso de Reanimação do Prematuro em Sala de Parto tem o intuito de capacitar médicos a reanimar e enfermeiros a auxiliar na reanimação em sala de parto do prematuro com idade gestacional inferior a 34 semanas, conforme as condutas do PRN-SPRS/SBP, com as novas diretrizes da SBP 2016.

Para a Dra. Wania Cechin, pediatra e coordenadora do Programa de Residência Médica em Pediatria da UFFS/HSVP, o curso foi ótimo no sentido de consolidar uma importante atualização no atendimento do recém-nascido prematuro baseado nas últimas recomendações da SBP de 2016.

Foto: Pediatras, neonatologistas e residentes de Pediatria participaram do curso (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Divulgação)

Galeria de fotos