Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Ampliação de espaço físico da Emergência melhora a qualidade do atendimento

07/07/2017

A Emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é caracterizada por atender casos de urgência e emergência de alta complexidade, sendo referência para mais de dois milhões de habitantes. No ano passado a unidade atendeu 70 mil pacientes, uma média de 210 por dia. Por isso, pensando em qualificar e melhorar o atendimento, o HSVP ampliou o espaço da unidade com uma nova área de 300m² que permitirá melhor conforto para pacientes e equipe. O espaço está localizado ao lado da Emergência, na Rua Uruguai.

Conforme o vice-diretor médico do HSVP, Júlio Cesar Stobbe a ampliação do espaço físico da Emergência é para aperfeiçoar o atendimento e evitar que os pacientes permaneçam internados sentados, o que acontece pela questão da superlotação no setor. “A ampliação da unidade também tem o objetivo de qualificar e agilizar o atendimento de pacientes vítimas de AVC, popularmente conhecido como derrame e os pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, que classificamos como pacientes com dor toráxica. Nesses dois casos, o tempo é fundamental para evitar sequelas e também o óbito agudo”, explica Stobbe, salientando que com mais espaço facilita e melhora o socorro a estes pacientes.

A função da emergência de um hospital de alta complexidade é o atendimento de casos complexos porém, Stobbe pontua que atualmente 20% dos casos são de alta complexidade, sendo que os outros 80% são consultas que poderiam ser realizadas na atenção básica ou em hospitais de baixa complexidade. “Estamos suprindo uma demanda pela facilidade de acesso a exames, no entanto, junto com esses 80% dos pacientes de menor gravidade acabam chegando os infartos, os pacientes vítimas de politrauma, da violência urbana e por isso temos que fazer uma classificação para atender com primeiro àqueles que tem uma gravidade maior, gerando muitas vezes uma demora no atendimento”, orienta o médico, salientando que a população precisa ter consciência de que a unidade é para atendimento de casos graves.

Além de mais conforto para os pacientes, a ampliação do espaço físico da Emergência do HSVP trará melhor condições de trabalho as equipes que atuam no setor, já que, em uma emergência onde casos precisam ser solucionados com agilidade e precisão o espaço também é fundamental. “A equipe de trabalho da emergência é formada por médicos e profissionais de enfermagem preparados para atender as situações graves e de urgência. O corpo clínico do hospital, sempre que necessário, é chamado para apoiar nas situações críticas, garantindo atendimento eficiente e especializado”.

Outra melhoria importante para o atendimento segundo Stobbe é a implantação de uma Farmácia Satélite na Emergência que vai ajudar a melhorar o gerenciamento e distribuição dos medicamentos, agilizando o processo de medicação dos pacientes. “Provavelmente na próxima semana já vamos estar atendendo no novo espaço. É mais um investimento da instituição na qualidade do atendimento dos pacientes, que com certeza irá beneficiar a população”.

Estrutura da Emergência

Acesso exclusivo para ambulâncias
30 leitos
800m² de área
4 leitos destinados ao atendimento pediátrico
Posto de enfermagem e prescrição
Capacidade para atendimento de 130 pacientes/dia
Farmácia Satélite

Foto: Novo espaço vai acomodar melhor os pacientes e melhorar o trabalho das equipes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)


Galeria de fotos