Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

HSVP assina Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde

11/07/2017

A Prefeitura de Passo Fundo formalizou, nessa terça-feira (11), contrato para uso de todas as unidades de saúde como potenciais locais de ensino e, também, para capacitação dos servidores públicos em uma lógica de educação permanente. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) servirá para fortalecimento da integração com as seguintes entidades: FASURGS, IMED, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Hospital da Cidade e Hospital São Vicente de Paulo, além da comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Passo Fundo.

O COAPES surgiu a partir de uma portaria interministerial de 2015 com a proposta de fortalecer a integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS. Um de seus principais objetivos é a garantia de acesso de todos os estabelecimentos de saúde como cenário de prática para a formação no âmbito da graduação e residência em saúde e o estabelecimento de atribuições das instituições de ensino e saúde que fazem parte do contrato. Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o COAPES, é fruto de um processo de amadurecimento de todas as entidades envolvidas. “Com certeza, esta ação conjunta fortalece a rede de saúde pública, atendendo com mais qualidade a comunidade e a formação dos alunos que trabalharão na área de saúde de Passo fundo e região”, disse.

Conforme a enfermeira assessora da Gerência de Enfermagem e coordenadora da Residência Multiprofissional Integrada do HSVP Daniela Ramos Oliveira, que integra o comitê do COAPES, este contrato permite que as ações que dizem respeito ao ensino em saúde no âmbito da atenção básica, passem a ser pensadas pelo comitê gestor do COAPES, que garantirá espaço para todas as instituições e fortalecerá Passo Fundo como referência em Saúde e importante cenário na formação de profissionais da área. “Atendendo a um dos objetivos do COAPES, que é oferecer uma contrapartida ao município, o HSVP em muito poderá contribuir na capacitação das equipes de saúde, disponibilizando inclusive a sua estrutura física para treinamento em serviço”, enfatizou.

Fotos Alex Borgmam/ Assessoria de Imprensa PMPF