Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Medicina Fetal é uma aliada dos cuidados durante a gestação

17/08/2017

A Medicina Fetal é uma área de atuação da ginecologia e obstetricia que utiliza principalmente a ultrassonografia para a avaliação do feto, buscando reforçar a normalidade ou diagnosticar malformações ou doenças genéticas. O especialista em medicina fetal, o fetólogo, tem a capacidade de identificar, diagnosticar, avaliar e, em algumas situações, tratar anormalidades fetais e auxiliar o obstetra na condução da gestação. Desta forma, esta área de medicina é fundamental no acompanhamento pré-natal e para uma gestação mais tranquila para mãe e bebê. Sabendo desta importância, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, está com um novo espaço de atendimento para a Medicina Fetal. Com equipamentos de ponta e profissionais com vasta experiência na área, em um espaço aconchegante, a Medicina Fetal oferece o que há de melhor para avaliar e diagnosticar a saúde da gestação.

O novo serviço disponibiliza acompanhamento ecográfico do feto, consulta e aconselhamento em medicina fetal, além de procedimentos invasivos que podem ser importantes para o diagnóstico de doenças genéticas. O serviço disponibiliza exames como: ecografia obstétrica transvaginal de primeiro trimestre; rastreamento de primeiro trimestre (ecografia morfológica de primeiro trimestre com cálculo de risco para cromossomopatias); ecografia morfológica de segundo trimestre; ecografia obstétrica; ecografia transvaginal para avaliação do colo uterino; ecografia obstétrica com doppler e procedimentos invasivos.

Conforme as médicas fetólogas Dra. Loraine De Oliveira Zeni, Dra. Cassiana Plaquitken, Dra.Caroline Reichert Garcia e Dra. Amanda Diesel a realização desses exames é de fundamental importância para informar a paciente sobre as condições de saúde de seu bebê, permitindo um melhor manejo da gestação e para definir o adequado seguimento do pré-natal. Ainda segundo as especialistas, nos casos de malformações, essas avaliações possibilitam o encaminhamento para realização de cirurgias ou procedimentos invasivos, com o feto ainda dentro do útero, ou simplesmente para orientar o seguimento pós nascimento. “Em casos de fetos pequenos e com restrição de crescimento, o fetólogo pode ajudar o obstetra a definir o momento mais adequado para a realização do parto. A medicina fetal pode mudar o desfecho de uma gestação”, enaltecem.

A realização dos exames da Medicina Fetal depende da solicitação do obstetra responsável pelo pré-natal, pois ele é quem sabe o exame apropriado para cada situação e a idade gestacional ideal para realizar os mesmos. Os exames podem ser marcados através da central de agendamento, pelo telefone 3316-4000, ou ainda, pessoalmente no 9ª do prédio da XV de Novembro, na Medicina Fetal. Mais informações pele telefone 2103 4141.


Fotos: Médicas fetólogas que atendem no novo espaço da Medicina Fetal do HSVP (Foto Ascom/HSVP)

Galeria de fotos