Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

CTI Neonatal está cadastrada como Posto de Coleta para Triagem Neonatal

17/08/2017

Profissionais especializados, equipamentos de ponta e cuidado humanizado são essenciais no atendimento de bebês prematuros. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é referência no interior do estado nesse quesito e está sempre buscando melhorar o atendimento aos pequenos. Por isso, a partir deste mês de agosto, o HSVP passou a ser um Posto de Coleta para Triagem Neonatal. Este cadastro possibilita que a equipe do CTI Neonatal faça a coleta do Teste do Pezinho, obrigatório para todas as crianças, no dia correto e também agilize o resultado do exame, pois caso a criança precise de algum tratamento, ela inicia imediatamente. Do início do mês até hoje, 31 bebês já realizaram o teste.

Conforme a enfermeira coordenadora do CTI Neonatal Josevane Conte a coleta do Teste do Pezinho realizada pela equipe traz benefícios para os recém-nascidos, como por exemplo, o dia correto da coleta, diminuição da dor em função do preparo da equipe e agilidade nos resultados. “O Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Rio Grande do Sul, preocupado em melhorar o atendimentos dos recém-nascidos prematuros fez uma reunião onde apresentou os CTI’s Neonatais do estado a proposta de estas fazerem a coleta do teste. Então, nós fizemos todos os protocolos, treinamentos práticos e teóricos e nos tornamos Posto de Coleta”, explica Josevane.

O Teste do Pezinho é fundamental para diagnosticar precocemente doenças como Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e Fenilcetonúria. “Se suspeitarmos que alguma criança possui alguma doença, entramos em contato com a Central e o resultado do exame é repassado o mais rápido possível para que, a criança faça o tratamento necessário ainda na Unidade. Essa agilidade no diagnóstico pode fazer diferença na vida da criança”, enaltece a enfermeira Alessandra Silva, pontuando ainda que muitos bebês atendidos no HSVP são de outras cidades e por isso, ter o resultado entregue no CTI Neonatal também facilita para eles. “Nós ficamos responsáveis por rastraear se necessários as crianças para as recoletas e realizar a entrega do resultado do exame”, completa Josevane.

No aconchego do colo da mãe, Rosieli Aparecida Queiroz, o pequeno Ray que nasceu de 31 semanas pesando 1.150 kgr, realizou no seu quinto dia de vida, o Teste do Pezinho. A equipe prepara o bebê para que o momento seja o menos doloroso possível. “Como é preciso retirar cinco gotas de sangue do pezinho, pode ser dolorido para o bebê, então buscamos amenizar essa dor com algumas técnicas de humanização que são utilizadas aqui no CTI”, comentam as enfermeiras. A mãe do pequeno Ray aprovou a realização do Teste do Pezinho pela equipe. “Somos de Lagoa Vermelha, então para nós facilita muito receber o resultado do exame aqui, além de ser bom para ele, pois se der alguma alteração já recebe os cuidados”.

Foto: Teste do Pezinho está sendo realizado pela equipe do CTI Neonatal (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos