Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Brincadeiras, presentes e alegria marcaram as comemorações do Dia das Crianças

13/10/2017

O Dia da Criança passou, mas não para os pequenos pacientes internados no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Em uma semana cheia de atrações, eles ouviram histórias, vestiram-se de super heróis, ganharam presentes do grupo de voluntários Desenhando Sorrisos e nesta sexta-feira, 13 de outubro, receberam visita do Palhaço Amendoim.

O Desenhando Sorrisos veio no dia 11 de outubro fazer a festa da criançada. No Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, o grupo de voluntários encantou com fantasias, presentes e alegria que contagiou crianças, pais e equipes multiprofissionais.

Para a coordenadora do grupo, Melina Rodrigues, é importantíssimo fazer com que a criança não perca a ludicidade das datas comemorativas, sobretudo em momentos de restrições, privações de rotina e tudo mais que o tratamento acarreta. “Trazê-las de volta ao ´ser criança´, fazendo-as esquecer que estão no ambiente hospitalar, ainda que por algumas horas é nosso foco principal. Momentos de alegria promovem também uma melhora do bem-estar e até da adesão ao tratamento”, reconhece Melina, ao salientar que o Dia das Crianças é um momento especial, uma data para comemorar tudo que essa idade proporciona, além de ser bastante gratificante para quem participa de forma voluntária.

Esta opinião também foi partilhada pelo Palhaço Amendoim, amigo conhecido das crianças internadas no HSVP. Ele afirma que estar elas “é uma experiência fantástica, saber entender cada um e conseguir a atenção de cada um é difícil, porém há nisso um encanto imensurável, um algo a mais, diferente das crianças fora do ambiente hospitalar que também são encantadoras, mas diferentes”. O voluntário Paulo Ricardo de Oliveira que interpreta o Amendoim, ainda enfatiza que conseguir levar alegria aos pais, mães, enfermeiros, médicos, pessoal de serviços gerais, é muito gratificante. “Ter ido hoje no CTI significou muito do que o Amendoim diz, que todo palhaço carrega consigo dor, amor e sentimentos depositados, segredos confiados. Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas! Nas mãos que sabem ser generosas”.

Emanuelle Caroline Floriano Salvia, 8 anos, de Carazinho, estava só sorrisos. Ela cantou a música Trem Bala com o palhaço Amendoim, o abraçou, fez selfie, colocou a peruca amarela dele. Ela e seu amigo Emanuel se divertiram pra valer com o Amendoim. Ao ser questionada sobre a visita do palhaço, ela respondeu: “amei ele! Gostei muito de seu sapato. Acho que ele calça quase 60”, disse sorrindo.

O menino Vitor Kaua Weber, 6 anos, de Esperança do Sul, gostou bastante da presença do Amendoim, à beira do leito de internação. “Adorei que ele veio perto da gente e jogo com a gente”, descreveu o pequeno, ao evidenciar que também curtiu a caminhonete, o carrinho e a moto que ganhou de presente.

Foto: Grupo Desenhando Sorrisos garantiu a alegria das crianças com fantasias e presentes (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Palhaço Amendoim brincou com os pequenos à beira do leito (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Pacientes do Centro Oncológico Infantojuvenil fizeram a festa com Amendoim (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Galeria de fotos