Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Instituto do Câncer promove ações alusivas ao Outubro Rosa

18/10/2017

O Outubro Rosa é mundialmente celebrado com o objetivo de promover a prevenção do Câncer de Mama e atentar às mulheres para a necessidade da realização da mamografia para o diagnóstico precoce da doença. Mas, além de tudo isso, essa campanha serve como apoio para as pacientes que estão em tratamento. Por isso, além de ações de prevenção, a equipe multiprofissional do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, durante todo o mês, está realizando atividades com a equipe, pacientes e familiares, buscando dar apoio às mulheres que enfrentam a doença, elevar a autoestima delas e promover saúde.

Dentro desta proposta, na Radioterapia, as pacientes receberam uma flor em forma de mimo que foi confeccionado pela técnica em Radiologia Mirian Baggio. A iniciativa partiu dela e o mimo foi entregue após a sessão de Radioterapia pelos funcionários do setor. As pacientes receberam o agrado emocionadas e com gratidão por terem sido lembradas e homenageadas.

Valorizar a beleza da mulher é fundamental principalmente durante o tratamento do Câncer de Mama, por isso, as pacientes internadas no Posto 16, 17 e 2 participaram de uma sessão de fotos e filmagem. O gesto foi realizado em parceria com o casal voluntário Monike Alves, maquiadora e Gustavo Zanin, fotógrafo, de Maravilha, Santa Catarina. Além da maquiagem e registro audiovisual, eles presentearam as pacientes com lenços, maquiagens, carinho e afeto. A ação, além de tornar o dia das pacientes mais agradável, promoveu a conscientização a respeito do câncer de mama.

Já na Unidade II do HSVP, as pacientes em tratamento participaram de ações com a equipe multidisciplinar, que envolveram orientações sobre cuidados com a saúde, a beleza e a autoestima, onde puderam esclarecer dúvidas, expor ideias e conversar com outras pacientes sobre a doença. Ainda, as mulheres foram homenageadas pela fonoaudióloga Franciele Simor, que cantou a música Maria, da Elis Regina.

Foto: Mimos foram entregues na Radioterapia (Foto ASCOM/HSVP)

Foto: Mulheres foram maquiadas e participaram de uma sessão de fotos (Foto ASCOM/HSVP)

Foto: Música homenageou e enalteceu as mulheres na Unidade II (Foto ASCOM/HSVP)

Galeria de fotos