Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Serviço de Hemoterapia inaugura Agência Transfusional no HSVP Unidade II

19/10/2017

O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, inaugurou na noite de quarta-feira, 18 de outubro, a Agência Transfusional no HSVP Unidade II. O serviço permitirá maior agilidade na hora em que os profissionais solicitarem a transfusão de sangue e com isso, trazer mais segurança ao paciente. Estiveram presentes no evento representantes da direção do HSVP, médicos do corpo clínico, Gestores da Unidade II, funcionários da instituição, representantes de hospitais da região e a equipe multiprofissional do Serviço de Hemoterapia. Ainda, na oportunidade, foram lançados dois protocolos de Medicina Transfusional, que serão uma importante ferramenta para dar suporte à assistência médica e de enfermagem, quanto à indicação de hemocomponentes.

Na solenidade de inauguração, o diretor geral do Serviço de Hemoterapia Dr. Antonio Alexandre Clemente de Araújo agradeceu a presença de todos e destacou a importância das Agências Transfusionais nos hospitais. “A instalação desses serviços bem organizados e localizados traz benefícios à comunidade, pois dá um retorno direto as pessoas que precisam. Quando um paciente chega a uma emergência muitas vezes ele não pode esperar 10, 15 minutos, uma hora, para fazer uma transfusão de sangue, ele precisa que isso aconteça rapidamente. Ficamos muito felizes em abrir está Agência Transfusional porque sabemos que desta forma, vamos estar atendendo as necessidades dos pacientes”, ressaltou o hemoterapeuta, evidenciando ainda o papel da equipe que atua no Serviço de Hemoterapia, que contribuem para que o Serviço seja uma referência. “Estamos lançando mais dois protocolos, que são fundamentais para a instituição porque, padronizam os processos e com isso, conseguimos aumentar a segurança do paciente, a eficácia e a indicação mais adequada de hemocomponentes”.

O vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio Stobbe enalteceu a importância do Serviço de Hemoterapia para a instituição, ressaltando o trabalho de excelência desenvolvido pela unidade. “É um orgulho para o HSVP ter um serviço não somente bem organizado, mas que fornece hemocomponetes com uma qualidade invejável, com um controle de qualidade adequado, além de exemplo de organização com a implantação dos protocolos, que demonstra uma seriedade e uma qualificação inigualável do serviço”, salientou Stobbe, pontuando ainda que nos dias atuais um hospital trabalhar se uma agência transfusional é uma irresponsabilidade. “Eu já vivenciei a angústia de um cirurgião e um anestesista, ao chegar em um hospital de médio porte, que fica há 1h10min de Passo Fundo, quando uma jovem de 15 anos precisou de sangue, e o sangue ia demorar duas horas para chegar. A vida não espera duas horas em uma emergência, e a vida não esperou. Esta jovem é um exemplo que de que temos que ter sangue em hospitais que tem emergência”, exemplificou o médico, concluindo que com a Agência Transfusional na Unidade II será possível fazer a diferença para muitas pessoas que chegam buscando o atendimento.

Esteve presente também na ocasião, a diretora da Hemorrede do Estado do Rio Grande do Sul, Helena Cunha que, parabenizou a instituição e a Hemoterapia pela inauguração. “Ver que a Hemoterapia e os profissionais pensam na segurança da transfusão como prioridade e não como somente como um negócio, é muito importante. Por isso, estou muito feliz com o trabalho realizado aqui. A Hemorrede do Rio Grande do Sul envolve atualmente oito hemocentros públicos e mais de 40 serviços hemoterápicos privados e diversas agências tranfusionais, quem dera, pudéssemos ter no estado, agências transfusionais que tivessem essa preocupação que a Hemoterapia tem com a segurança do paciente. Principalmente, que cria protocolos de transfusão, o que nos dá uma segurança que estão indo no caminho certo”, salientou Helena, completando ainda que, mesmo há pouco tempo trabalhando dentro da Secretária da Saúde com a Hemorrede, já sabe a qualidade do trabalho desenvolvido pelo hospital. “Falo sempre que a transfusão mais segura é a que não ocorre. Então essa indicação correta de transfusão, exames feitos por profissionais qualificados, que vai desde a entrevista com os doadores até o momento da transfusão, é fundamental. O Hospital São Vicente é um parceiro da Secretaria de Saúde no atendimento dos pacientes SUS, mas também na garantia de saúde à todas as pessoas que vão utilizar o serviço”.

A inauguração da Agência Transfusional da Unidade II do HSVP contou ainda com a palestra “ A importância das Agências Transfusionais para uma Hemorrede”, que foi apresentada pela coordenadora da Hemorrede de Santa Catarina, Denise Gerent.

Foto: Agência Transfusional trará mais segurança no atendimento aos pacientes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 1: A diretora da Hemorrede do Estado do Rio Grande do Sul, Helena Cunha esteve presente no evento (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 2: Diretor geral do Serviço de Hemoterapia Dr. Antonio Alexandre Clemente de Araújo (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 3: A coordenadora da Hemorrede de Santa Catarina, Denise Gerent palestrou no evento (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)


Galeria de fotos