Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Outubro Rosa: funcionários compartilham momentos de informação e integração

27/10/2017

O mês do Outubro Rosa continua repercutindo ações que enfocam a campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, os funcionários do Instituto do Câncer Hospital São Vicente reuniram-se no dia 19 de outubro, para compartilhar informações, através de palestra e momentos culturais e de entretenimento, por meio de apresentação musical e demonstração de maquiagem.

A primeira atividade foi a palestra da Dra. Daniele Cavalheiro Vieira Floss, médica radiologista do Centro de Imagem da Mama (CIM) do HSVP, que destacou a importância da campanha de prevenção ao câncer de mama e da necessidade de fazer diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença. Além de estatísticas do câncer de mama, Daniele pontuou os principais métodos diagnósticos disponíveis no CIM, como a Mamotomia, procedimento novo que é minimamente invasivo, indicado para lesões suspeitas palpáveis e não-palpáveis, incluindo microcalcificações, sendo tão preciso quanto a biópsia cirúrgica aberta e um avanço em relação à core biópsia. A radiologista, entre outras informações, enfatizou a necessidade de fazer o autoexame, a fim de perceber o surgimento de nódulos e buscar atendimento médico. Atitudes pró ativas e de cuidado são grandes aliadas para evitar o câncer de mama ou conseguir a cura da doença.

Em um segundo momento, os funcionários prestigiaram a apresentação da fonoaudióloga Franciele Simor, que atua na Unidade 2 do HSVP. Com sua bela voz, ela interpretou canções de Elis Regina e também tocou violão. Outra atividade que chamou atenção das mulheres foram as dicas de maquiagem dadas pela maquiadora Endil Mello, que fez demonstração de maquiagem para dia a dia e para evento social.

Segundo a psicóloga do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, Fernanda Busnello, o evento proporcionado aos funcionários surgiu como uma iniciativa de reflexão, orientação, interação, cuidado e prevenção. “No dia a dia atendemos e cuidamos de diversas pessoas com câncer de mama, e muitas vezes, deixamos de lado o nosso cuidado perante a nossa saúde, por isso, o evento foi pensado e organizado como um momento de compartilhar informações e de refletirmos sobre a importância de nos cuidarmos”. A psicóloga ainda complementa, afirmando que trabalhar no Instituto do Câncer não torna os funcionários imunes à uma doença oncológica ou hematológica, então a ideia da atividade, também foi para os profissionais relembrarem os fatores de riscos, dados estatísticos, formas de prevenção e outras informações importantes e pertinentes.

Foto: Dra. Daniele Floss palestrou sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Fonoaudióloga Franciele Simor interpretou canções marcantes da MPB (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Maquiadora Endil Mello deu dicas de maquiagem às participantes do evento (Foto Divulgação Assessoria de Comunicação HSVP)

Foto: Funcionários do Instituto do Câncer participaram das atividades (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Galeria de fotos