Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Prematuridade

16/11/2017

 Neste dia 17 de novembro é celebramos o Dia Mundial da Prematuridade. Segundo a ONG Prematuridade.com, no mundo todo, um em cada dez bebês nasce prematuro. Todos os anos, cerca de 15 milhões de crianças nascem antes do tempo (dados de 2012). Isso significa que em todo mundo há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis a cada ano, bem como o número de chamados “ex-prematuros” é cada vez maior. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, neste ano 397 bebês, uma média de 40 pacientes internados por mês, foram atendidos Centro de Tratamento Intensivo Neonatal e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO), sendo que a taxa de alta hospitalar chegou a 90%. A estrutura de alta complexidade, aliada a profissionais preparados, atendimento humanizado e técnicas inovadoras permitem a construção desses resultados.

A prematuridade na maioria das vezes é uma surpresa para pais e mães, que ficam assustados com a situação. “Mesmo com uma maior taxa de sobrevida para os prematuros, muitos pais se assustam com a notícia que os filhos vão precisar ficar na CTI. Quando o bebê prematuro nasce o pai e mãe caem em um mundo totalmente diferente. Mas com o passar dos dias esses pais vão se adaptando a rotina de visitas, de cuidados até a chegada da alta”, enfatiza a médica Pediatra e coordenadora do CTI Neonatal e UCINCO do HSVP, Jaqueline Cabeda. Além de cuidar dos bebês ela salienta que a equipe dá suporte a estes pais, que precisam estar bem para acompanhar o dia a dia dos pequenos. A equipe escuta os pais e os orienta, para que se sintam amparados e confiantes com o cuidado dos filhos. “Nós nos preocupamos com as mães, se estão dormindo se alimentando, pois precisam estar bem para produzir o leite, pensamos nos pais que muitas vezes ficam no trabalho e podem ver os filhos só a noite e também quando a família é de outra cidade procuramos saber onde estão hospedados e disponibilizamos as refeições para o acompanhante do bebê”, explica a enfermeira Josevane Conte.

Sensibilização para a causa

Nesta quinta-feira, 16, a equipe que atua nos cuidados dos prematuros realizou uma missa, onde pais, crianças que já receberam alta e a comunidade, participaram de uma celebração, que enalteceu a luta diária da equipe e famílias que enfrentam a prematuridade.

Ainda, para sensibilizar e conscientizar as pessoas quanto às políticas públicas voltadas à causa dos prematuros, o Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro do HSVP promove a Mateada da Prematuridade, no dia 19 de novembro (domingo), a partir das 15h, na Praça Tamandaré.

A Mateada atenta para o fato de que, apesar do elevado número de nascimentos prematuros e os riscos neles envolvidos, é possível prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê. O evento é promovido em parceria com a ONG Prematuridade.com e com a erva-mate Andreola, que no dia disponibilizará erva-mate e água quente para os participantes.

Vista-se de roxo e participe! Juntos, podemos fazer a diferença pois nascimento antecipado merece cuidado redobrado! Estamos contando com a sua presença para levantarmos a bandeira da prematuridade!

Galeria de fotos