Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Cultivando Talentos é lançado e apresenta novos autores à Passo Fundo

14/11/2017

Escrever é uma das formas de transcender a realidade, é a possibilidade de contar histórias, de transmitir para o outro, sentimentos, e de amenizar dores. Oito páginas, entre poemas e contos, o sonho e a alegria de tornar-se um jovem escritor. Assim, foi a experiência de sete crianças e adolescentes que realizam tratamento oncológico no Centro Oncológico Infantojuvenil do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, que fazem parte do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida, desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Ministério Público, que participaram do projeto Cultivando Talentos, da Academia Passo-fundense de Letras, e tiveram a honra de lançar e autografar o livro na 31ª Feira do Livro de Passo Fundo.

Com olhos brilhantes e ansiosos, os novos escritores subiram ao palco da Feira para apresentar o trabalho desenvolvido durante meses. Alguns leram seus textos, outros cantaram e contaram histórias, o que prevaleceu mesmo, foi o silêncio da plateia, atenta, ouvindo o que o futuro da literatura tinha para falar. Só ao fim, os aplausos ecoavam. Uma experiência que os pacientes em tratamento, jamais vão esquecer. “Viver este projeto foi uma emoção sem tamanho. Logo que recebi o convite para participar fiquei muito feliz pois, tenho o sonho de escrever um livro, e quando subi no palco da Feira, eu senti um pouco do gostinho desse sonho se realizando”, relata Victoria Bortolini, 15 anos, aluna do Projeto Escola de Vida, salientando ainda a alegria de dar autógrafos. “Foi maravilhoso! Como é bom ser reconhecido pelo que se faz, cada autógrafo dado foi um ato de reconhecimento pelo nosso trabalho. Falar para várias pessoas todas focadas em você é difícil, a vergonha bate, mas, quando você olha para a frente e observa que todo mundo está escutando atento o que você fala é maravilhoso, olhar para o lado e ver pessoas chorando, acredito que não tenha emoção maior do que eu senti no dia do lançamento do livro. Espero que meu texto inspire muitas pessoas e ajude a ver que em meio a dor sempre a um motivo para sorrir”.

O projeto Cultivando Talentos iniciou em 2016 e incentiva alunos das escolas municipais a lerem e escrever. Conforme a presidente da Academia Dilse Piccin Corteze, depois de algumas aulas na Academia, os estudantes escrevem contos, poemas e textos que são publicados no livro “Cultivando Talentos”, que foi lançado no dia 10 de novembro, na 31ª Feira do Livro de Passo Fundo. “É o segundo ano que a Academia realiza este projeto e 40 alunos estão participando. Este ano, a Silvia nos chamou e foi uma ótima oportunidade de levar para as crianças em tratamento o mundo da escrita e da leitura”, enalteceu Dilse.

No hospital, o projeto contou com o apoio das pedagogas Silvia Ricci e Daniela Dias, do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida e da escritora Elisabeth Souza Ferreira, que ao ver o trabalho concluído, se emocionaram junto com os alunos e familiares. “Em julho de 2017 iniciamos a parceria com o objetivo de levar para as crianças e adolescentes em tratamento o mundo da escrita e da leitura. A participação da Presidente da Academia Dilse Piccin Corteze, da escritora Elisabeth Souza Ferreira e do Secretário Municipal de Educação Edemilson Brandão foram fundamentais para o sucesso do trabalho que iniciou com sete alunos da Escola de Vida. Os alunos, quando internavam no hospital para o tratamento ou para consultas no Centro Oncológico recebiam todo suporte necessário e produziam seus textos e poemas sob o olhar atento dos escritores e nós, pedagogas que acompanhamos todas as produções. Também contamos com o apoio e incentivo das famílias dos alunos”, destaca Silvia.

Para Daniela, ver o crescimento e aprendizado dos alunos foi inspirador. “Participar desse projeto foi muito gratificante e emocionante, pois a ideia inicial era incentivar os alunos a buscarem formas diferentes de leitura e por fim, o envolvimento foi tão grande, que os motivou a escreverem seus próprios textos. Ver o crescimento deles em cada produção nos fez ter a certeza de que estávamos no caminho certo. Com esse projeto, cada um modificou um pouco a sua história de vida, contribuindo inclusive para o tratamento”.

No livro, as crianças e adolescentes da Escola de Vida compartilham os momentos que viveram na descoberta da doença, os medos, a dor, os cuidados recebidos no tratamento, o amor da família, a fé, a superação, a simplicidade do dia a dia, a alegria, o bom humor, a esperança e a vontade de viver. “Ver e estar com cinco alunos da Escola de Vida no palco principal da Feira do Livro foi emocionante. Os alunos e seus pais estavam felizes por viver um momento mágico na Feira do Livro, tanto no palco como na sessão de autógrafos. Nesse momento percebi que valeu cada segundo dedicado a escrita dos poemas e textos”, completou Silvia.

A experiência de participar de uma Feira do Livro como escritoras encantou as pequenas Ketlin Duarte e Suelen Machado. As duas deram um show no palco lendo os poemas e cantando. “Foi muito legal, fiquei um pouco nervosa mas deu tudo certo”, conta Ketlin. “A parte que eu mais gostei foi de dar autógrafos”, completou Suelen. Para as mães, a emoção foi igual ou ainda maior do que a dos filhos. “A Escola de Vida nos dá esperança. É a parte boa do tratamento, elas esquecem da dor, do fato de que estão em um hospital e para nós, isso vale muito”.

A Feira no Hospital
Um dos autores do livro, Luis Eduardo Schons, não conseguiu ir até a Feira para o lançamento em função do tratamento, mas, nem por isso ele ficou de fora da festa.O escritor Marion Cruz, que participou da Feira, se encantou com o projeto e foi até o hospital pedir o autógrafo de Luis Eduardo. Marion também teve a oportunidade de conhecer melhor o Projeto Escola de Vida.

Foto: Crianças e adolescentes se apresentaram no palco da Feira do Livro (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Sessão de autógrafos encantou os novos escritores (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos