Notcias e Eventos

Notcias e Eventos

Serviço de tratamento de cálculo urinário do HSVP

19/12/2017

 Você sabia que em média uma entre cinco pessoas terá ao longo da vida, o diagnóstico de cálculo renal ou mais comumente conhecido como pedra nos rins? Com alta incidência, o cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais, que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outra parte do trato urinário, que causam muita dor e desconforto. Quem já sofreu com o problema sabe, que o tratamento rápido e resolutivo é fundamental nesses casos. Pensando nisso, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, disponibiliza na Unidade II, o Serviço de Tratamento de Cálculo Urinário. Com equipe multiprofissional especializada, equipamentos e procedimentos de ponta, o serviço possibilita o rápido atendimento e a resolutividade dos casos.

Ao chegar no Pronto Atendimento 24h, o paciente é avaliado, em caso de cálculo renal, o urologista é chamado e após avaliação, este dirá qual conduta a ser tomada. Um dos diferenciais do serviço é que, se houver necessidade de procedimento, o paciente já será encaminhado. Entre os principais equipamentos disponíveis no serviço estão a Litotripsia Extracorpórea – máquina para fragmentação de cálculos, procedimentos endoscópicos urinários com fragmentação a laser e procedimentos renais percutâneos também com fragmentação a laser. A escolha do melhor método depende do caso clínico do paciente e todas as condutas são baseadas nas mais recentes diretrizes do tratamento de cálculo da Sociedade Brasileira de Urologia, Associação Europeia de Urologia e Associação Americana de Urologia.

Os principais sintomas de cálculo renal são dores na região lombar, de grande intensidade e frequentemente associadas a vômitos, infecção urinária de repetição ou também sangramento na urina. Com a manifestação de alguns desses sintomas, procure o Serviço de Tratamento de Cálculo Urinário do HSVP, que atende a convênios e particulares e possibilita um tratamento rápido e completo.

Foto: Serviço de tratamento de cálculo urinário está localizado na Unidade II do HSVP ( Foto Ascom/HSVP)



Galeria de fotos