Notcias

Notcias

HSVP e UFFS foram 67 médicos especialistas

26/02/2018

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, ao longo de sua trajetória centenária tem um papel fundamental na formação de profissionais da saúde. Diariamente, alunos, estagiários e residentes circulam pelos corredores com supervisores e preceptores e têm a instituição como cenário de prática. Neste capítulo, damos destaque para a Residência Médica, que há 40 anos, prepara e forma médicos especialistas. Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, junto com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a instituição formou mais 67 profissionais, que se somam aos mais de 1200 que já passaram pelo HSVP.

Na cerimônia de formatura estiveram presente o diretor do Campus UFFS Passo Fundo, prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Farias, a Secretária Municipal de Saúde, Carla Beatrice Gonçalves, o coordenador da Comissão de Residência Médica da UFFS, Dr. Jairo Caovilla, o presidente HSVP Sr. Décio Ramos de Lima, o superintendente executivo do HSVP, Sr. Ilário De David, o diretor médico do HSVP Dr. Rudah Jorge, o coordenador do curso de Medicina da UFFS e vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio Stobbe e a representante da Associação dos Médicos Residentes (AMER) do HSVP, Bruna Maiara Ciechanowski Nogueira, além de médicos supervisores e preceptores, funcionários do HSVP e UFFS, representantes do Hospital da Cidade, familiares e amigos dos formandos.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David destacou que atualmente a UFFS e o HSVP mantêm 29 programas de residência com 163 médicos residentes e que desde 2012, a parceria entre as instituições possibilitou a ampliação de vagas, fornecimentos de bolsas, novos programas de Residência Médica e qualificação na formação dos especialistas. “Com tantos residentes, é necessário o trabalho de muitas pessoas principalmente, dos médicos preceptores e supervisores que se dedicam em sala de aula e nos mais variados cenários de prática, sendo decisivos na formação de qualidade dos médicos residentes. Essa interação diária é que forma o ser humano, o ser profissional atento ao paciente, que irá desbravar hospitais, clínicas, unidades de saúde, unidades de atendimento pelo Brasil afora de forma responsável”, evidenciou Ilário, agradecendo o trabalho realizado pelos profissionais da UFFS e HSVP. O superintendente ainda parabenizou os especialistas pela formatura. “Quero reverenciar o período de convivência com os médicos especialistas. Esperamos que o nosso hospital tenha sido efetivamente um ótimo cenário de prática para todos. Em meio ao conhecimento construído, aos ensinamentos diversos, desejamos que os residentes possam guardar com carinho os bons momentos vividos no HSVP. Vocês foram importantes para o crescimento do hospital e certamente marcaram a vida dos seus pacientes”.

Ainda, na ocasião, o diretor do Campus UFFS Passo Fundo, prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Farias enalteceu a parceria com HSVP que propicia que a UFFS qualifique sua formação médica, ao mesmo tempo em que, a instituição hospitalar aperfeiçoa seus processos e o atendimento de seus pacientes. “O trabalho da Universidade Federal e do Hospital São Vicente de Paulo nos permite acreditar que o ensino qualificado transforma as práticas médicas, contribuindo para que tenhamos profissionais da saúde comprometidos com os problemas que afligem a comunidade. Nós constituímos hoje, o maior processo seletivo da Residência Médica do interior do estado. Os especialistas que estão aqui querem e buscam a excelência da sua formação e são vitoriosos pelo esforço de buscar algo mais”, ressaltou Farias.

Nesta semana, 64 novos médicos residentes ingressam na Residência Médica e ainda há vagas em algumas especialidades. Para saber sobre o processo seletivo basta acessar www.hsvp.com.br ou www.uffs.edu.br .

Foto: Noite foi de entrega de certificados de comemoração dos novos especialistas (Foto Lucas Alvarenga /UFFS)

Galeria de fotos