Notcias

Notcias

Mais de 40 médicos iniciam nos programas de residência

01/03/2018

Auditório cheio, expectativa no olhar e vontade de iniciar logo a residência médica. Estes foram pontos em comum para mais de 40 médicos que iniciaram nesta quinta-feira, 1º de março, sua pós- graduação no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, campo de prática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), mantenedora dos Programas de Residência Médica.

A direção administrativa, médica, de enfermagem e nutrição do HSVP recepcionaram os novos residentes que ingressaram nos programas de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ecocardiografia, Gastroenterologia, Geriatria, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Ortopedia e Traumatologia, Patologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

O vice-diretor médico do HSVP, Dr. Júlio Stobbe conduziu a apresentação dos residentes, seus preceptores e supervisores de área. As boas-vindas foram compartilhadas entre diversos especialistas responsáveis por desenvolver as atividades dos vários programas mantidos no Hospital São Vicente de Paulo. Além de acolher os residentes, eles reforçaram a experiência do HSVP na formação de especialistas, a importância do trabalho em equipe, da ética, respeito e do olhar humanizado entre todos os profissionais de saúde.

Neste primeiro contato dos residentes com o Hospital São Vicente de Paulo, Stobbe destacou a tradição da instituição de mais de 40 anos na formação da residência médica, bem como reforçou a parceria com a UFFS. “Nosso foco é oferecer uma adequada e qualificada formação, através dos programas de residência médica. Para tanto, não vamos medir esforços para que o grupo de residentes, que hoje está começando sua especialização, seja de profissionais aptos a enfrentar o mercado de trabalho no aspecto técnico, na responsabilidade de suas práticas e, especialmente, na humanidade em sua visão e gestos”, evidenciou.

Com nome diferente de pronunciar e escrever, a residente Yudeisy Rodriguez, veio de Cuba para cursar a residência em Ecocardiografia no HSVP. Formada em Medicina e Cardiologia em Cuba, ela revalidou seus cursos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, e também trabalhou no Instituto de Cardiologia de Porto Alegre. “O que me fez escolher a especialidade no Hospital São Vicente foram as boas referências e o grande número de casos que são tratados nesta instituição”, pontou Yudeisy, que já mora há dois anos em Passo Fundo e que está com as melhores expectativas quanto ao programa de residência escolhido.

A boa reputação do programa de Gastroenterologia foi o que chamou a atenção de Renan Schumacher Ost. Ele formou-se em Lages e optou por fazer sua especialização no HSVP em razão da qualidade da especialidade. “Quero fazer bastante exame e trabalhar muito”, afirmou o médico residente, que fará sua pós-graduação em dois anos.

Foto: Direção médica e administrativa receberam os médicos residentes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Aspecto multiprofissional foi evidenciado no primeiro dia de residência médica (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Foto: Momento oportunizou integração e apresentação entre os médicos residentes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Galeria de fotos