Notcias

Notcias

Serviço de Hemoterapia celebra sete anos

01/03/2018

 Você lembra dos seus sete anos? A empolgação da infância, a constante curiosidade pelo novo, a vibração e vivacidade de cada momento. É com este mesmo sentimento, que o Serviço de Hemoterapia (SH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, comemorou nesta quinta-feira, 01 de março, seu sétimo aniversário. Mesmo sendo jovem, o Serviço já é referência pelo trabalho que realiza e sente diariamente a responsabilidade de manter o bom atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos doadores e pacientes.

Não diferente das comemorações das crianças, a Hemoterapia comemorou a data junto com os amigos, os doadores de sangue, muito importantes para o processo, já que sem eles não haveria sangue. “Parabenizamos os doadores que doam tempo e sangue para fazer o bem ao próximo. A doação de sangue é gesto nobre de solidariedade e que permite que muitas vidas sejam salvas diariamente”, evidencia a direção do SH.

O SH atende uma demanda diária de hemocomponentes utilizadas em procedimentos de alta complexidade como no tratamento de doenças onco-hematológicas, cirurgias cardíacas, transplantes hepáticos, entre outros tratamentos. A demanda diária é entre 60 a 80 candidatos para doação de sangue, e em menos de uma hora, o doador está permitindo que uma pessoa melhore sua saúde ou sobreviva em casos mais graves. “Contamos com a ajuda de muitos doadores para suprir essa demanda e principalmente de grupos que participam da Campanha Parceiro Amigo, criada com o objetivo homenagear e valorizar empresas, entidades, instituições, amigos, que já têm o hábito de doar sangue. Além disso, temos diversas ações de humanização que envolvem doadores, pacientes, familiares e também a campanha permanente de doação de sangue”.

A empatia para ajudar o próximo e a sensibilidade de entender que o sangue é precioso para salvar vidas, são os motivos que trazem Vanessa Damini, 22 anos, ao Serviço de Hemoterapia para doar sangue com frequência. Doadora fidelizada, ela destaca que faz a doação para ajudar quem precisa, já que o hospital recebe muitos pacientes de fora e que muitos, não conseguem trazer amigos e familiares para fazerem a doação. “Além da importância da doação, a gente se sente seguro aqui no Serviço de Hemoterapia, pois sabemos que a doação vai ser tranquila para nós e muito benéfica para os pacientes. Vemos a qualidade do atendimento, dos serviços e sabemos que isso reflete no doador e no paciente”, destacou a acadêmica de Medicina.

Se você é doador ou quer se tornar um, também é convidado a participar desta festa, que continua durante todo o mês de março. Os critérios para a doação são sentir-se bem, pesar acima de 50kg e ter idade entre 18 e 69 anos. No dia da doação a recomendação é estar bem alimentado, repousar adequadamente na noite anterior, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. O Serviço de Hemoterapia do HSVP funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Mais informações pelo fone 3316-4087. A doação de sangue é uma atitude pela vida, venha fazer parte dessa corrente!

Foto: Vanessa Damini é doadora fidelizada (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos