Notcias

Notcias

Dia de homenagear as mulheres e alertar para a saúde os rins

08/03/2018

 O dia 8 de março foi especial para as pacientes, familiares e funcionárias do Setor de Nefrologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, o setor lembrou o Dia Mundial do Rim, que neste ano, teve como tema “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. Em parceria com o Instituto Embeleze as mulheres tiveram um dia de beleza, com maquiagem, esmaltação, design de sobrancelha e também orientações de saúde com a equipe multiprofissional. Conforme a equipe da Embeleze ia atuando, as cadeiras de hemodiálise eram iluminadas com o sorriso das pacientes, felizes com o carinho recebido.

A ação foi realizada com o propósito de homenagear as mulheres e também fazer um alerta para o cuidado com a saúde. Conforme a nefrologista Dra. Fabiana Piovesan, que conversou e deu dicas as pacientes, muitas mulheres cuidam da família, dos filhos, se envolvem no trabalho e esquecem de dar atenção para elas mesmas. “O perfil da mulher dos dias de hoje é uma mulher que trabalha fora, cuida da casa, dos filhos e isso, muitas vezes, gera um estresse e ansiedade muito grande nas mulheres, que deixam de cuidar da alimentação, da saúde mental e muitas vezes da estética. Hoje, a obesidade e a hipertensão arterial são os principais fatores que causam a doença renal, entre outras doenças, sendo fundamental que elas parem e encontrem um tempo para se alimentar bem e se cuidar”, enfatizou a especialista.

Fabiana evidenciou ainda que há um aumento de 8% ao ano nos casos de doença renal crônica e que isso, se deve ao aumento da obesidade. “Cuidar da alimentação, beber água, praticar exercícios físicos, não fumar, controlar a diabetes mellitus e a pressão arterial são cuidados que ajudam a prevenir a doença renal crônica, mas que também são essências para manter a saúde como um todo. A mulher é muitas vezes quem cuida da alimentação da família, então passa por ela também, a iniciativa de buscar opções de alimentos mais saudáveis que irão beneficiar toda a família” .

Beleza que vai além

Em relação a atividade realizada com os profissionais da Embeleze, a psicóloga Luana Rocha de Lima explicou que a intenção era que as mulheres tirassem um tempo para elas e percebessem como é importante olhar para si. “Nós temos aqui muitas mulheres que acompanham os familiares na hemodiálise e que acabam só cuidando deles, esquecendo que também precisam se alimentar bem, ir ao médico, tirar um tempo para descansar. Esta ação, é algo que embeleza o exterior, mas que quer alertar para um cuidado da saúde em geral ”. Luana ressaltou ainda o cuidado das pacientes com a beleza e saúde. “Nós orientamos as pacientes que elas precisam se cuidar, porque mesmo fazendo o tratamento de hemodiálise, que é algo cansativo, a vida tem que continuar”.

Daiane Camargo Nunes Leal, 32 anos e Tatiane Martins, 22 anos, realizam hemodiálise desde janeiro e aprenderam muito com atividade realizada. As jovens, relataram que a ação foi muito importante para dar ânimo e esquecer da rotina cansativa da hemodiálise. “Saímos de casa cedo, passamos quatro horas na máquina e viajamos de novo. Isso três vezes por semana. Tivemos que deixar o emprego em função do tratamento e por isso ter esse momento de carinho e cuidado foi especial. Mais do que nunca sabemos da importância de cuidar da saúde”.

Foto: Pacientes, familiares e funcionárias tiveram um dia de beleza (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos