Notcias

Notcias

Radiologia do HSVP comemora 49 anos com realização de eventos científicos

15/03/2018

 Na trajetória centenária do Hospital São Vicente, muitas foram as inovações que melhoraram o atendimento dos pacientes, mas entre elas, a Radiologia se destaca pelo papel importante no diagnóstico e tratamento dos pacientes. O setor do Radiologia do HSVP completa em 2018, 49 anos de atuação. E para comemorar, pensando no aprimoramento dos profissionais e residentes de Passo Fundo e região, a equipe desenvolveu o Programa de Educação Continuada, onde eventos científicos serão realizados para trazer conhecimentos aos participantes. O primeiro evento acontece nos dias 13 e 14 de abril e trazem o tema “Radiologia Pediátrica”. A atividade acontece no Auditório da Medicina, Universidade de Passo Fundo Campus II.

Na oportunidade, estarão presentes dois convidados especiais, os médicos DR. Pedro Albuquerque da McGill University e do Montreal Children"s do Hospital do Canadá e Dr. Manoel Araujó, do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site https://www.sympla.com.br/radiologia-pediatrica---programacao-cientifica-2018-radiologia-hsvp__256192.

O trabalho da Radiologia iniciou em 1969 com dois aparelhos de Raio-X de pequeno porte, com baixa resolução. Em 1974, após um convênio firmado com a Faculdade de Medicina da UPF, foram feitas algumas melhorias, incluindo a aquisição de novos aparelhos de Raio-X vindos da Europa. Com o aumento da capacidade, em 1976 foi preciso ampliar a Radiologia, que passou a ter novos setores, como o de Angiografia, entre outros.

Em 1978, foram adquiridos novos aparelhos Siemens, capazes de produzir imagens com mais qualidade, através de exposições à radiação mais curtas e precisas. Seguindo com a modernização do hospital, em 1979 foi estruturado o serviço de Hemodinâmica, para realização de exames angiográficos e exames invasivos, como a Colangiografia Percutânea. Os primeiros exames de Tomografia Computadorizada foram feitos em 1988, após a compra de um Tomógrafo Elscint 1800. Com o crescimento do hospital e a construção do Centro de Diagnóstico, em 1995 e 1996 foram adquiridos aparelhos novos, dentre eles o Raio-X Tele Comandado.

Para melhor acomodar tantas tecnologias e recursos, em 1998, foi construído o prédio da Rua Teixeira Soares. Após os aumentos na estrutura e na demanda, em 2001 foram adquiridos dois aparelhos inovadores, um Tomógrafo Multislice Picker e a primeira Ressonância Magnética do HSVP, 1,5 Tesla da Picker.
Com o objetivo de repassar conhecimento à novos médicos e ampliar a equipe do setor, em 2007 foi implantada a Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do HSVP, iniciando com apenas duas vagas. Em 2010, o Hospital adquiriu um Tomógrafo Siemens de 128 canais, capaz de realizar imagens cardíacas com técnica isométrica e tempo ultra-curto. Em 2013, a evolução chegou ao setor de Ressonância, através da aquisição de um aparelho 3 Tesla, um dos poucos no Brasil.

Em 2016, o Tomógrafo Picker foi substituído por um novo da marca GE, com 16 canais. No final de 2017, a Ressonância de 1,5 Tesla foi desativada para dar lugar à outra, instalada em 2018. “Nos orgulhamos de seguir trabalhando de acordo com os mesmos princípios sobre os quais está instituição foi fundada, o de oferecer sempre os melhores exames aos pacientes de Passo Fundo e região através dos melhores exames, tecnologias em equipamentos, equipes altamente qualificadas e o de fomentar a democratização da medicina e difusão dos métodos mais avançados através do nosso programa de ensino”, evidencia o médico coordenador da Radiologia, Dr. Senair Ambros.

PROGRAMAÇÃO CIENTIFICA 2018 RADIOLOGIA HSVP

DATA 13/04/18
Sexta-feira 13:30 as 18:30
LOCAL: AUDITORIO DA MEDICINA - UPF
13:30- ABERTURA - DR SENAIR AMBROS
13h40min -Pedriatric Pneumonias DR. PEDRO ALBUQUERQUE
14h20min- Radiologia em neonatologia DR. MANOEL ARAUJÓ
15h- Imaging of the acute obstrutive adbomem in neonates DR. PEDRO ALBUQUERQUE
16h- US of the acute pediatric abdomem DR. PEDRO ALBUQUERQUE
16h40min- Neonatal Transfontanelle US DR. PEDRO ALBUQUERQUE
17h20min - Armadilhas e truques DR. MANOEL ARAUJÓ
14/04/18
Sábado: 08:00 as 11:00
Discussão de casos - DR. PEDRO ALBUQUERQUE e DR. MANOEL ARAUJÓ
Encerramento: Dr. Augusto V. Vieira