Notcias

Notcias

Mais de 50 casais participam do curso de gestantes do HSVP

11/04/2018

A expectativa para receber o novo integrante da família é o que move mamães e papais de “primeira viagem” a buscar o 42º Curso de Orientação à Gestante do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, que acontece nos dias 09, 11, 13, 16 e 18 de abril. Aprendizado e informação atualizada são os motivos que fazem gestantes e seus acompanhantes lotarem o auditório do Centro de Apoio I do HSVP. Mais de 50 casais participam atentos das palestras que abordam os mais diversos temas relacionados a saúde materno-infantil.

A enfermeira materno-infantil do HSVP, Fabiana Ferrer de Andrade deu as boas-vindas aos futuros pais e explicou a metodologia do curso, evidenciando a importância das palestras que são ministradas por profissionais especialistas e com experiência na área. Além de acolher os participantes, a enfermeira salientou que em 2017 nasceram 3.412 bebês na Maternidade do HSVP. “Nós somos referência para gestações de alto risco e para tanto, dispomos de toda infraestrutura e apoio multiprofissional para que os desafios do nascimento possam ser administrados da melhor forma”.

Na primeira noite de curso, a médica obstetra e ginecologista Silvane Nenê Portela abordou as modificações sistêmicas e fisiológicas na gestação. Os aspectos psicológicos da gestação foram apresentados pela psicóloga Débora Marchetti, responsável pela área materno-infantil do HSVP.

O casal Ana Cláudia Pedersen e Giovani Cervo tem o maior interesse em aprender sobre os cuidados com o bebê. Ana está na 32ª semana de gestação e aguarda o primeiro filho, que já recebeu o nome de Luca. “Nós queremos ter uma ideia a partir do parto em diante, saber como funciona a parte do hospital e aprender tudo sobre os cuidados com o bebê”, completou a futura mamãe.

Para Luci Péss e Luciano Giotto, a primeira gestação está sendo aguardada com grande expectativa. Estão no início da gravidez e todo o conhecimento aprendido será válido. “Sabemos que a gestação é cheia de mitos, mas nem todas grávidas são iguais. As pessoas têm suas particularidades, portanto, o curso será muito produtivo”, avalia Luci. Já o pai Luciano, está curtindo cada momento da gestação da esposa, que está com 95% de chance de ganhar um menino. “O curso vai contribuir com os detalhes, para evitarmos problemas com os cuidados em relação ao bebê”, destacou Luciano, ao salientar que se sente um pai presente, já que escuta a mãe detalhar o que sente e utilizam aplicativos que possibilitam acompanhar cada fase da gestação.

Foto: Futuros pais e mães ouviram atentos as dicas dos especialistas (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)