Notcias

Notcias

HSVP divulga posicionamento

13/04/2018

A Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, instituição centenária, diante da matéria jornalística divulgada hoje em um veículo de comunicação, esclarece e tranquiliza a comunidade dizendo que:

1. O Hospital São Vicente de Paulo é pessoa jurídica de direito privado, ou seja, não é um hospital público e sua filantropia é porque atende todos os requisitos que a Lei estabelece.

2. Somos uma instituição que conduz todas suas atitudes dentro dos mais rigorosos critérios legais. Por isso, chegamos a um século cuidando da vida.

3. Como entidade privada e filantrópica, participa do Sistema Único de Saúde de forma complementar nos termos da Constituição Federal. Desta forma mantém contrato de prestação de serviços para assistência médica-hospitalar à população do SUS, com o Estado do Rio Grande do Sul.

4. O Estado do Rio Grande do Sul, de forma diligente, mantém auditorias mensais nas contas hospitalares. Com isso, tem pleno conhecimento das licitudes das ações do Hospital nos atendimentos dispensados aos pacientes, inclusive em relação a materiais cirúrgicos.

5. A exemplo do Estado do Rio Grande do Sul, os planos de saúde também mantém auditorias nas contas hospitalares para assegurarem que os seus beneficiários estejam recebendo um serviço médico-hospitalar seguro.

6. Atendendo normas legais, o Hospital São Vicente de Paulo ao longo de sua existência, presta contas de suas atividades na competência das autoridades.
7. Informa que está contribuindo com a Polícia Federal nas investigações noticiadas.

8. Quanto aos fatos investigados pela Polícia Federal, a Direção do Hospital está tomando as medidas cabíveis.

9. Afirma que não há desvio de verbas do SUS, pois como dito, a assistência à população do SUS acontece por contrato de prestação de serviços médico-hospitalares com o Estado do Rio Grande do Sul.

10. Esclarece que não há enriquecimento ilícito.

11. O Hospital São Vicente de Paulo informa que mantém contratos com empresas legalmente constituídas e que no segmento de fármacos, materiais médicos implantáveis (próteses/órteses) são indispensáveis os registros na ANVISA, Ministério da Saúde e certificações de boas práticas.

12. Somos Hospital Sentinela da ANVISA, ou seja, somos um hospital que vigia permanentemente a qualidade dos produtos destinados aos pacientes.

13. A segurança do paciente é a ação contínua de todos; médicos, profissionais da enfermagem e demais funcionários, que trabalham no Hospital. Não há lugar para produtos que não satisfaçam as exigências da Lei, da Ciência e da dignidade da vida dos pacientes.

14. Para todos os profissionais que trabalham no Hospital há contratos, todos dentro da legalidade e dos critérios próprios da iniciativa privada, porque como bem diz a Constituição Federal, a saúde é livre à iniciativa privada.

15. A situação econômica do Hospital São Vicente de Paulo está dentro do cenário de dificuldades financeiras das Instituições Filantrópicas do país. Porém, com equilíbrio econômico.

16. Por fim, o Hospital São Vicente de Paulo assegura a toda a comunidade que os serviços médicos hospitalares prestados nesta instituição são seguros.

17. Reforçamos nosso propósito de acolher as pessoas com amor e humanização, e fortalecemos nosso compromisso de cuidado com a vida, valores que permeiam a instituição desde 24 de junho de 1918.