Notcias

Notcias

Nova comissão da CIPA toma posse

14/05/2018

 A gestão 2018/2019 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) tomou posse na sexta, 11 de maio. A comissão tem por objetivo auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nos cuidados quanto à saúde e segurança do trabalhador.

Durante uma semana, os cipeiros participaram de treinamento ministrado pelo SESMT, que abordou os seguintes temas: segurança e medicina do trabalho, Normas Regulamentadoras, riscos químicos, ergonômicos e mapeamento de riscos, análise e investigação de acidentes, bem como a organização da CIPA. Na oportunidade, a presidente Silvana Tres passou o cargo à nova gestão e agradeceu ao seu grupo de cipeiros. “Nós somos os olheiros da segurança. Nosso trabalho iniciou com esse treinamento, assim como os novos cipeiros estão realizando, pois saímos com um olhar diferenciado. Foi uma vitória trabalhar nesta gestão da CIPA e fazer esse trabalho que garante a segurança de todos. Além disso, é um processo que precisa ser contínuo, por isso, agora a missão é de vocês”, enfatizou.

A nova presidente empossada, enfermeira Fernanda Lima, pontuou que estar à frente desta gestão é um desafio muito grande, mas que, todos saíram do treinamento preparados para assumir suas responsabilidades. “Estamos prontos para agir em uma situação de risco e quando tivermos dúvidas, vamos contar com o SESMT. Mas, primeiro, precisamos começar com as nossas atitudes, se mudarmos nossos hábitos, vamos poder cobrar dos colegas, que também tenham atitudes seguras”. Assim como ela, a vice-presidente Andreia Kurtz enalteceu que ser cipeiro é um desafio e uma responsabilidade muito grande, mas que juntos será possível fazer um bom trabalho.

Para realizar a entrega dos certificados de cipeiros, estiveram presentes o gerente de Recursos Humanos Jairo Davoglio e a médica do trabalho, responsável pelo SESMT, Dra. Deise Terra Affonso. Na ocasião, Jairo destacou o trabalho dos cipeiros como multiplicadores do SESMT e como agentes fundamentais na segurança dos trabalhadores. “São os cipeiros que vão verificar nos setores as condições de trabalho, os riscos e orientar os colegas. A posse da CIPA é muito importante pois, os cipeiros são a garantia da continuidade das ações de segurança e de que voltaremos para casa com saúde e sem sofrer nenhum acidente”, enalteceu. Ainda, Dra. Deise incentivou os novos cipeiros a fazerem um trabalho atuante e colocou a equipe do SESMT à disposição para quando precisarem de auxílio ou tirar dúvidas.

Foto: Novos cipeiros receberam o certificado (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos