Notcias

Notcias

Lavagem das mãos é fundamental para prevenção de infecções

16/05/2018

 O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é um dos setores fundamentais dentro de um serviço de saúde. É ele quem vai fiscalizar, tomar medidas e combater as infecções hospitalares. O mês de maio é dedicado ao Controle de Infecção Hospitalar, sendo 05 de maio, Dia Internacional da Lavagem de Mãos e 15 de maio, Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar. Dentro destas datas, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do SCIH da matriz e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da Unidade II promoveu atividades para alertar sobre a importância da lavagem das mãos e o trabalho realizado pelos serviços.

Na Unidade II, a equipe do SCIRAS esteve nos setores realizando a dinâmica da luz negra, onde os colaboradores passaram um produto nas mãos e depois as lavaram, em seguida, com a luz negra específica, era possível ver pontos onde o produto ficou nas mãos, alertando assim, os profissionais da importância de lavar corretamente as mãos. Ainda, uma campanha de conscientização foi elaborada e disseminada pelo hospital, com o slogan “Mãos limpas garantem proteção e evitam a disseminação de micro-organismos multirresistentes: A mudança começa por você”.

Já na matriz, uma paródia foi criada, apresentada nos setores e divulgada nas redes sociais para alertar sobre a importância da lavagem das mãos. A equipe distribuiu álcool gel nos setores e evidenciou os cinco momentos para a higienização das mãos, que são; antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento asséptico, após risco de exposição a fluídos corporais, após o contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Mas não só os profissionais devem ter o hábito de lavar as mãos, todos precisam ter esse cuidado. As mãos tocam em tudo e com isso podem transmitir vários tipos de infecções como diarreias, feridas operatórias, infecções respiratórias, entre outros. A lavagem das mãos é uma questão de educação que deve ser cultivada desde a infância, para prevenir problemas de saúde. O álcool gel também pode ajudar nessa questão, mas deve ser utilizado quando não há sujidade visível, do contrário, a lavagem com água e sabão é indicada.

Foto: Equipes realizaram ações de conscientização nas duas unidades (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos