Notcias

Notcias

Trajetória centenária do HSVP é contada no Minha História

18/05/2018

 Os serviços e ações desenvolvidos pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo – considerado a maior instituição hospitalar macrorregional do interior do RS - foram contados nesta quinta-feira (17) durante a segunda edição do evento Minha História, iniciativa desenvolvida pela Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa). Empresários, associados, estudantes e lideranças do município e região acompanharam a apresentação feita pelo superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, que falou da evolução estrutural, tecnológica, assistencial, de ensino e pesquisa e da responsabilidade social da casa de saúde, que completa um século de fundação no próximo mês.

Conforme contou Ilário, o Hospital São Vicente de Paulo foi fundado em 24 de junho de 1918 pelo padre Rafael Iop, juntamente com um grupo de vicentinos e outras pessoas da comunidade. “Um dos propósitos da criação do HSVP foi acolher e tratar as vítimas da gripe espanhola”. Segundo ele, o primeiro pavilhão do hospital continha apenas três quartos e uma sala de cirurgia. “Nos primeiros meses foram tratados 76 doentes”, destacou, ao salientar que onze anos depois as irmãs foram acolhidas pelos Vicentinos e começaram a atuar na assistência dos pacientes.

Na década de 1960, época de comemoração dos 50 anos do hospital, a instituição tinha cem leitos, 150 funcionários, 50 médicos e um aparelho de raio- x portátil. “Em 1969 foi assinado o convênio com a Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, transformando a casa de saúde em um hospital escola. Quase dez anos depois tínhamos oito residentes atendendo no hospital”, afirmou.

Serviço que impulsionou o desenvolvimento

Com o passar dos anos, foram construídos novos prédios e adquiridas estruturas em outros pontos da cidade com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimentos e atender a demanda de trabalho. De acordo com Ilário, o HSVP, além de prestar serviços na área da saúde, também conta com “marcenaria, produção de produtos de limpeza e de 130 mil peças de roupas por ano para uso do hospital", ressaltou, pontuando que na lavanderia da instituição são lavadas oito toneladas de roupas por dia.

Atualmente, o HSVP abrange uma área de 400 municípios do Sul do país. Conforme os dados apresentados, quase 60% dos atendimentos são de pacientes de outras cidades. O hospital de alta complexidade é habilitado pelo Ministério da Saúde nas áreas de neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, oncologia, nefrologia, cirurgia vascular, terapia nutricional e transplante e captação de órgãos.

Os dados recentes das atividades do hospital mostram a evolução da instituição após um século de trabalho. "Atualmente o Hospital São Vicente conta com 3,7 mil funcionários, mais de 700 médicos, 685 leitos e mais de três mil equipamentos como raios-x, ressonância magnética, tomógrafo, entre outros". Segundo ele, em 2017, foram feitas mais de 38 mil internações, 1,4 milhão de atendimentos ambulatoriais, 30 mil procedimentos cirúrgicos e mais de três mil nascimentos, a maioria pelo SUS.

Olhar para o futuro
Para os próximos anos, a direção do Hospital São Vicente de Paulo possui projetos que visam ampliar ainda mais a estrutura da instituição e oferecer mais espaço para atendimento dos pacientes. “A ideia é construirmos uma nova unidade capaz de abrigar uma UTI para pacientes neurocirúrgicos, espaço para transplante de medula óssea e outra para internação infantojuvenil exclusiva para pacientes oncológicos”, concluiu o administrador do hospital.

Para o presidente da Acisa, Evandro Silva, poder mostrar a história do HSVP é uma maneira de homenagear a instituição pelos cem anos de fundação. "Mostrar o que é o Hospital São Vicente e o que ele representa para a comunidade de Passo Fundo e região é uma forma de homenagear essa instituição que é nossa associada e que há um século presta serviços na área da saúde, gera milhares de empregos e contribui para o desenvolvimento de Passo Fundo e região", pontuou.

Texto: Assessoria de Imprensa Acisa/Caroline Lima 

Galeria de fotos