Notcias

Notcias

Cuidar do meio ambiente também é cuidar das pessoas

04/06/2018

 O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos em 5 de junho. É o principal dia das Nações Unidas para promover a conscientização e ação em todo o mundo em relação ao meio ambiente. Neste ano, a campanha está voltada para a redução do uso dos plásticos descartáveis- “Acabe com a poluição Plástica”. Conforme a ONU, a poluição plástica é um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo, com estatísticas mostrando que haverá mais plástico nos oceanos do que peixes até 2050. Para mudar o futuro, cada um de nós precisa fazer a nossa parte.

No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, a gestão ambiental é um compromisso institucional. Sabedor da necessidade e importância do foco na preservação dos recursos naturais, o hospital criou em 2004, a Comissão do Meio Ambiente. A equipe desenvolve, permanentemente, programas de caráter preventivo, buscando reduzir os impactos ambientais de atividades pertinentes a um complexo hospitalar. Um dos fatores que reforça a importância desse trabalho é a diminuição da geração de resíduos plásticos ao longo dos anos. Conforme a comissão, em 2015 foram gerados 82.918 kg de resíduos plásticos, sendo que em 2017, este número diminuiu para 53.769 kg.

Ainda, todos os resíduos gerados pelo hospital têm sua destinação correta, sejam eles para a reciclagem ou aterro. Em 2017, 162.054 kg de resíduos foram destinados à reciclagem. A comissão também realiza visitas nas empresas responsáveis pela destinação final dos resíduos, a avaliação e acompanhamento de suas licenças ambientais junto aos órgãos fiscalizadores, com o objetivo do envio adequado dos resíduos.

Outro fator que reforça o compromisso do Hospital São Vicente com o meio ambiente, é o trabalho desenvolvido na Lavanderia da instituição. O hospital mantém uma estação de tratamento de efluentes, onde diariamente trata 150.000 litros de água. Deste total, 57.000 litros/dia são reutilizados na lavagem das roupas.

Foto: Comissão realiza campanhas permanentes de conscientização em relação a diminuição de resíduos (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto2: Na Lavanderia água tratada é, em partes, reutilizada (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos