Notcias

Notcias

Hospital São Vicente de Paulo é Acreditado pela ONA

20/06/2018

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo chega ao seu centenário, que será comemorado no próximo dia 24 de junho, com a conquista do Certificado de Hospital Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação foi avaliada pelo Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS), Instituição Acreditadora Credenciada, de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação ONA, Manual Brasileiro de Acreditação – Volume 1 – Versão 2014. Atualmente, no Brasil são 303 hospitais certificados, no Rio Grande do Sul, 12 e no interior quatro instituições hospitalares, sendo que na região norte o HSVP é o único hospital acreditado. Essa é uma notícia muito positiva que foi esperada com enorme expectativa pelos mais de 3700 funcionários do HSVP, que se empenharam coletivamente na obtenção desse importante resultado.

A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde do Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. A metodologia e os padrões de qualidade da Acreditação ONA são reconhecidos pela ISQUA (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Para a conquista do Certificado de Acreditação ONA Nível I, os colaboradores do HSVP passaram por intensas atividades, treinamentos, com envolvimento de funcionários de diversos setores e unidades. Segundo Marcos Antônio de Britto, gerente do Projeto de Acreditação Hospitalar do HSVP, o trabalho iniciou em 2012, após a revisão do planejamento estratégico, o qual resultou no Projeto de Acreditação Hospitalar devidamente estruturado e pronto para ser executado. “Em 2013, o projeto virou um programa devido a sua grande dimensão e complexidade e então, passou integrar um conjunto de projetos, com o objetivo comum de certificar a instituição como Hospital Acreditado”, detalha Britto.

O gerente pontua que a “acreditação preconiza a garantia das melhores práticas assistenciais e de apoio à assistência para melhorar a segurança do paciente e hoje, graças a toda comunidade hospitalar, médicos, funcionários, lideranças, terceiros e prestadores de serviço, podemos dizer que conquistamos esta primeira vitória. Com isso, quem ganha é o paciente, pois o cuidado está multidisciplinarmente mais e mais focado nele”.
Integrante da equipe do Projeto de Acreditação Hospitalar, a biomédica Renata Schneider, afirma que para garantir alta qualidade na assistência prestada, com foco na segurança do paciente, o HSVP busca novos modelos assistenciais, a fim de alcançar resultados capazes de incrementar o cuidado humanizado e garantir a melhoria do serviço oferecido. Assim, “o HSVP tomou a iniciativa, de forma voluntária, de entrar no processo de Acreditação Hospitalar, com o grande objetivo de elevar o nível de qualidade dos serviços oferecidos para a sociedade”.

Desta forma, Renata explica que o programa de acreditação estruturado internamente, viabilizou, através de uma estrutura baseada no gerenciamento de projetos, ações internas de grandes dimensões: a primeira, como processo educacional, para melhorar a cultura da qualidade e segurança do paciente e a segunda, um processo autocrítico e avaliativo da qualidade dos serviços. “Esse movimento em direção à qualidade proporcionou mudanças fundamentais, onde os profissionais que atuam no HSVP têm papel essencial na garantia e manutenção do processo. Todos os profissionais reforçam a melhoria centrada no paciente, seus familiares e acompanhantes para executar serviços que atendam os requisitos da ONA de forma segura”.

Na área assistencial, a enfermeira Caroline da Silva Zanella, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e que também integra a equipe do Projeto de Acreditação Hospitalar, ressalta que ser prestador de serviço em saúde configura um desafio imenso, pois a responsabilização atribuída às instituições hospitalares fortalece a necessidade de oferecer serviços seguros à população, que contribuam para melhoria e reabilitação dos pacientes.

Para Caroline, o árduo trabalho teve sequência com o mapeamento dos processos (o olhar do que e como fazemos), com a elaboração de protocolos institucionais, bem como o fortalecimento das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, por meio de ações do Núcleo de Segurança do Paciente, com a mobilização e empenho de todos os profissionais. “O sucesso deste trabalho deve-se ao esforço das nossas lideranças e de todas as equipes do Hospital São Vicente”, enfatiza a enfermeira.

Foto: A conquista da certificação de Hospital Acreditado foi reforçada junto às equipes do HSVP (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: HSVP recebe Certificado de Acreditação ONA Nível I

Galeria de fotos