Notcias

Notcias

HSVP realiza 43ª edição do Curso de Orientação à gestantes

03/07/2018

A gravidez e a chegada de um bebê sempre mexem com a mulher, o pai e a família que está à espera do novo membro. Emoção, expectativa, alegria, muitos são os sentimentos que cercam a gestação e o nascimento. Mas, além disso, há também as dúvidas, as preocupações e isso tudo, se multiplica ainda mais, em um universo com a alta quantidade de informações, mitos e dicas, que muitas vezes não são reais. Por isso, para orientar e preparar, mães, pais e família o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo realiza o Curso de Orientação às Gestantes. A 43ª edição do evento iniciou nesta segunda-feira, 02 de julho, e mais de 50 casais lotaram o auditório do Centro de Apoio.

O curso disponibiliza às futuras mães e pais informações de especialistas na área materno-infantil, com conteúdos atualizados e esclarecedores que propiciam uma gestação segura e saudável. A enfermeira gestora da Maternidade do HSVP, Fabiana de Andrade evidencia que o curso iniciou de forma simples, mas com um ideal firme, de realmente prestar orientações e esclarecimentos com respaldo de profissionais e que isto foi melhorando ao longo das edições, chegando ao centenário do HSVP, com 43 cursos realizados. “Fomos nos aprimorando, corrigindo falhas, melhorando detalhes. Hoje, nos sentimos felizes por ter a casa cheia e sabermos que vamos contribuir para que a gestação e nascimentos sejam alegres e leves para os pais”, ressaltou Fabiana, pontuando ainda que o Hospital São Vicente é referência em gestações de alto risco, dispõe de uma infraestrutura e profissionais preparados para atender os desafios do nascimento.

No primeiro encontro do curso, a atenção esteve voltada para os temas “Nutrição nos primeiros 1000 dias”, com a nutricionista do setor materno-infantil do HSVP, Natasha Cibelle Rodegheri e os “Aspectos psicológicos da gestação”, apresentado pela psicóloga responsável pela área materno-infantil do HSVP, Débora Marchetti. A psicóloga pontuou assuntos como mudanças emocionais na gestação, importância do pai e da família no apoio a gestante e a construção do vínculo no período gestacional. “Enquanto a mãe sente os movimentos, a sensação de ter o filho se desenvolvendo dentro de si, o pai imagina através da barriga da mãe, participa da gestação nas idas às consultas, na imagem do ultrassom. Os sentimentos que permeiam esses momentos significativos possibilitam para que o vínculo entre os pais e filho seja construído e fortalecido”.

Débora fez ainda uma análise sobre os casais que participam do curso e buscam informações. “Percebe-se que hoje os casais estão postergando a maternidade, em prol da vida profissional e financeira. Essa estabilidade proporciona maior segurança ao casal quanto aos cuidados, afeto, dedicação que será direcionado a esse novo integrante da família”, evidenciou. O curso tem mais quatro encontros que acontecem nos dias 04, 06, 09 e 11 de julho, com diversos outros temas importantes para os futuros pais.

Foto: Mães e pais buscam o curso para tirar dúvidas e aprender com os especialistas (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Endil Mello)

Galeria de fotos