Notcias

Notcias

HSVP inaugura Mostra Centenária com homenagem da AL

06/07/2018

Valorizar a história e as ações de áreas importantes para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, celebrar os avanços e as conquistas são os objetivos da Mostra Centenária, que foi inaugurada nesta sexta-feira, 06 de julho de 2018, nos corredores e portarias do HSVP. Na ocasião, a instituição recebeu reconhecimento da Assembleia Legislativa, através da proposição do deputado estadual Juliano Roso, que entregou a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A Mostra Centenária foi idealizada pelo superintendente Ilário De David, que destinou a tarefa de dar forma e vida à história dos 100 anos à equipe da Assessoria de Comunicação Social. Segundo o Gerente de Comunicação, Rodrigo Sardi, quem coordenou o trabalho de pesquisa, produção de textos e elaboração dos layouts, “foi desafiadora a missão de resgatar a história, através de pesquisas em atas, livros, documentos e fotografias, para posteriormente, pensarmos como poderia ser desenvolvida e apresentada a Mostra Centenária. Para tanto, contamos com o engajamento de todos da equipe de Comunicação”, enaltece Sardi. Ele também evidencia que a mostra contou com o importante apoio dos autores do livro do centenário, médico e escritor Osvandré Lech, historiadores Marco Damian, Paulo Monteiro e jornalista Ivaldino Tasca, além da colaboração imprescindível do Instituto Histórico de Passo Fundo, responsável pela pesquisa nos jornais desde 1918 até os dias atuais, Museu Histórico Regional, que cedeu instrumentos e armários ambulatoriais para engradecer a área da Medicina, OM Arquitetura e DBsite, que contribuíram para o desenvolvimento da Linha do Tempo.

O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva agradeceu a todos os funcionários, médicos do corpo clínico, autoridades presentes na inauguração da Mostra Centenária. “Nós lembramos que essa casa, há exatos cem anos foi fundada por um grupo de pessoas que se sentiram responsáveis pela vida de tantos outros semelhantes que viviam nessa cidade e região. Porque não existia na época um sistema de assistência à saúde do cidadão, principalmente para os menos favorecidos”, rememorou Silva. Desta forma, ele ressalta que o ato de fundação do HSVP foi por amor ao próximo. “E esse amor ao próximo persiste por cem anos e hoje, nós todos somos os agentes do cultivo desse amor. Esse sentimento e trabalho, queremos que persista por muitos outros séculos”.

Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa
O deputado estadual Juliano Roso entregou a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS ao Hospital São Vicente de Paulo. Inicialmente, Roso agradeceu ao hospital por tudo que fez e faz pela comunidade há 100 anos. “Só o fato de o HSVP ser o maior empregador de Passo Fundo com quase 4 mil empregos gerados na nossa cidade, já seria o suficiente para fazer muitas homenagens. Mas não se trata só disso, de ser o maior empregador e movimentar todo um setor da área de saúde, se trata de salvar vidas, de cuidar da saúde das pessoas, o que vem sendo feito há 100 anos”.

Em nome da Assembleia Legislativa, o deputado agradeceu e parabenizou o Hospital São Vicente. “Que nessa data em que o hospital está de aniversário, que ele possa se renovar, reinventar, renovar seus sonhos e sua luta principal, que é a luta pela saúde e cuidado das pessoas. Quero fazer a entrega da Medalha, que é muito honrada pela Legislatura, e dizer que a assembleia deseja vida longa ao HSVP”, enfatizou Roso.
Ao receber a homenagem, o superintendente Ilário disse que o hospital fica muito feliz e agradeceu em nome dos colaboradores, corpo clínico e todas as pessoas que trabalham na casa.

Na análise de Ilário, a caminhada de 100 anos é uma resposta aos anseios dos fundadores Padre Rafael Iop, Vicentinos e outras pessoas que decidiram fundar o hospital e tinham o anseio e a meta de atender as pessoas gratuitamente, dar assistência médica, hospitalar e espiritual, especialmente para os doentes da Gripe Espanhola. “Ficamos nos perguntando quantas pessoas conduziram esses anseios? Será que nós demos resposta a isso que eles pensaram na época? Concluímos que sim. Em todos os segmentos, em todas as áreas”.

Em um século de existência, o superintendente afirma que o crescimento físico do HSVP foi fantástico. De 240 metros a 63 mil metros quadrados de área, com recursos humanos, médicos que fizeram história. “Demos resposta sim aos anseios dos fundadores. Nos aspectos humano, material, estrutural, científico, medicamentoso. Prova disso é que chegamos aos 100 anos com a placa de hospital Acreditado pela ONA. Isso significa que é um hospital seguro para fazer assistência médico hospitalar”, menciona Ilário. Nesse sentido, ele salienta que ao iniciar um novo século “há uma missão grande para ser cumprida. Somos hospital polo na região, com muitos projetos. Hoje, nós temos 700 pacientes internados de 300 municípios da região. Então agradeço profundamente esse reconhecimento do deputado Juliano, que é extensivo ao Padre Rafael IOP e a muitas mãos que fizeram essa história”, reconhece o superintendente.

Temáticas da mostra retratam o centenário
A Mostra Centenária pode ser visita em alguns ambientes do HSVP, e após o mês de agosto, será itinerante, permitindo o acesso ao grande público. A mostra está composta pela Galeria de fotos do fundador Padre Rafael Iop, dos presidentes, vice-presidentes e associados do Hospital São Vicente de Paulo, desde 1918.

O painel do Recursos Humanos aborda o universo do RH no ambiente hospitalar, evidenciando a evolução de funcionários, bem como oportuniza aos colaboradores deixarem sua mensagem alusiva aos 100 anos do hospital.

A Mostra Religiosa traz a espiritualidade da instituição, aliada ao cuidado, à medicina, desde sua fundação.

As áreas da Medicina, Enfermagem e Farmácia Hospitalar estão compostas em painéis que apresentam recortes históricos, instrumentos, visões ideológicas de pensadores e figuras que até hoje, norteiam a atuação dos profissionais.

A Linha do Tempo apresenta a evolução do hospital, através de inaugurações, serviços, ampliações da área da assistência ao paciente, tecnologia, ensino e pesquisa, aquisições de áreas, certificações e premiações. É importante reforçar que mostrar os 100 anos em um painel é impossível, portanto, após o término da mostra, a Linha do Tempo estará disponível no site hsvp.com.br, por isso todos estão convidados para fazerem parte desta história. Enviem sua contribuição para a comunicação social do hsvp, no e-mail ascom@hsvp.com.br

Foto: Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva enalteceu a essência da instituição (Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Deputado estadual Juliano Roso agradeceu ao hospital por tudo que fez e faz pela comunidade há 100 anos (Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Reconhecimento ao HSVP através da entrega da Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do RS (Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Superintendente Ilário De David disse que o HSVP tem uma missão grande para ser cumprida (Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Mostra Centenária é dividida em temas que contam a história da instituição (Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)


Galeria de fotos