Notcias

Notcias

HSVP recebe homenagem na Câmara de Vereadores

10/07/2018

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, recebe nesta quarta-feira, 11 de junho, em Sessão Solene, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelos 100 anos. A solenidade foi requerida pelos vereadores Roberto Gabriel Toson (PSD) e Saul Spineli (PSB), com o objetivo de exaltar a trajetória do hospital. A cerimônia inicia às 19h, no Plenário da Casa Legislativa.

O Hospital São Vicente de Paulo nasceu 24 de junho de 1918 da necessidade e do esforço de confrades da Sociedade São Vicente de Paulo, zeladores do Apostolado da Oração, Pe. Rafael Iop (Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição) e outras pessoas da comunidade, que se reuniram para fundar uma instituição hospitalar e prestar assistência médica, medicamentos, conforto material e espiritual, sem distinção de crença política ou religiosa.

Há 100 anos, o crescimento da estrutura física, número de funcionários, alta complexidade e diversidade de procedimentos, ineditismo de técnicas e humanização no cuidado refletem a marca Hospital São Vicente de Paulo. Como centro de referência na assistência de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição contempla uma população de mais de dois milhões de habitantes, abrangendo municípios da macrorregião norte e missioneira do estado. Em 2017 o HSVP internou pacientes provenientes das 19 coordenadorias Regionais de Saúde do RS. As áreas referenciadas são: cirurgia cardiovascular, cardiologia intervencionista, traumato-ortopedia, neurocirurgia, nefrologia, terapia nutricional e transplantes.

Maior hospital macrorregional do interior do Rio Grande do Sul, o HSVP possui 685 leitos de internação, 79 leitos de UTI, 22 salas de cirurgia, 62 consultórios ambulatoriais, mais de 3700 funcionários e um corpo clínico aberto composto por mais de 700 médicos, nas mais variadas especialidades. Em 2017, o HSVP internou 38.656 pacientes e 3.386 bebês nasceram na instituição.