Notcias

Notcias

Hospital São Vicente é homenageado pelo Legislativo

12/07/2018

  O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, foi homenageado na noite desta quarta-feira, 11 julho, em Sessão Solene, pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo pelos 100 anos. A solenidade foi requerida pelos vereadores Roberto Gabriel Toson (PSD) e Saul Spinelli (PSB) e aprovada com unanimidade pelos vereados e teve como objetivo exaltar a trajetória do hospital. O Plenário da Casa Legislativa ficou lotado com a presença da comunidade. Dentre os presentes estavam vereadores, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, os ex-prefeitos do Município, Airton Lângaro Dipp e Júlio Canfield Teixeira, o arcebispo metropolitano Dom Rodolfo Weber, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, o diretor médico do hospital, Dr. Adroaldo Malmann, e o atual presidente da instituição, José Miguel Rodrigues da Silva, além de outras autoridades, médicos do corpo clínico, enfermeiros e colaboradores de diversas áreas da instituição.

Na oportunidade o presidente do HSVP, José Miguel e o superintendente executivo Ilário De David, receberam uma placa do Legislativo. Em seu pronunciamento, o vereador Toson, que propôs a homenagem, ressaltou o início e o crescimento histórico do HSVP, além da evolução em termos estruturais, o que ajudou o HSVP a ser considerado um dos mais importantes do Estado. “Já em meados dos anos 1940, o São Vicente de Paulo foi comparado aos bons hospitais de Porto Alegre, pelo setor de reabilitação e pelas aparelhagens, que muitos outros hospitais não dispunham, como eletroterapia, ultravioleta, alta frequência, Raio X e uma maior sala cirúrgica”, destacou. O grande salto dado ao final da década de 1960, quando a instituição abriu o seu corpo clínico, iniciando a parceria com as faculdades de Medicina, também foi destacado pelo parlamentar. A esta altura, ela já contava com mais de cem leitos, 150 funcionários e 50 médicos. Isso fez com que fosse considerada, desde então “a maior instituição hospitalar do interior do Estado”. Com isso, “a cidade de Passo Fundo se tornou um polo em saúde em toda a Região Sul”, exaltou.

Ainda, o vereador Saul Spinelli que também propôs a homenagem, fez seu pronunciamento, exaltando os aspectos que fizeram do Hospital São Vicente a referência em nível regional e nacional. Spinelli reforçou que “o HSVP cumpre o papel idealizado pelo padre Rafael Iop, com fidalguia, honestidade e ousadia, encarando todas as dificuldades”. Ele fez uso de seu tempo para fazer menção a todos os médicos e funcionários da entidade, ressaltando a “gratidão aos homens, mulheres que acreditaram no São Vicente”. Como se trata de uma instituição que leva o nome de Passo Fundo a nível nacional, Spinelli lembrou: “Vamos aos mais de cinco mil municípios por este país, ver se há alguma instituição como esta”. Além disso enfatizou que “Passo Fundo é a sexta economia do Estado, é considerada a melhor cidade para se envelhecer e, além de tudo, tem o Hospital São Vicente de Paulo”, afirmou.
Na ocasião o prefeito Luciano Azevedo pontuou a importância do Hospital São Vicente para Passo Fundo e a relevância da homenagem. “O Hospital São Vicente é um dos pilares que, sustenta nesse século de existência, o desenvolvimento de Passo Fundo. O HSVP é uma das principais instituições do Rio Grande do Sul e do Brasil e nós, passo-fundenses, devemos valorizar sempre, essa obra extraordinária que os vicentinos construíram aqui e que tão importante é para todos nós”, evidenciou Luciano.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza também ressaltou a parceria das instituições que impulsiona o crescimento da cidade. “É com muita a alegria que a Universidade de Passo Fundo participa da homenagem dos 100 anos do Hospital São Vicente. Tanto o HSVP quanto a UPF são instituições da nossa comunidade que prestam relevantes serviços. Estamos aqui, rendendo as nossas homenagens ao São Vicente de Paulo e por todos os profissionais que construíram essa história, e que estamos aqui, tendo a honra de celebrar”.

Representando o Hospital São Vicente, Ilário enalteceu que a decisão do Legislativo de homenagear o hospital é muito significativa e agradeceu aos vereadores que aprovaram por unanimidade a proposição de autoria dos vereadores Beto Toson e Saul Spinelli. Além disso, o superintendente trouxe dados históricos e atuais que mostram a relevância dos serviços prestados à comunidade de Passo Fundo e região, como número de atendimentos, cirurgias, empregos e cidades atendidas. “Recebemos esta homenagem em nome de todas aquelas pessoas que construíram e constroem a história de êxito do HSVP. Queremos agradecer aos vereadores por essa homenagem, às autoridades da saúde, com quem, ao longo dos anos, fomos construindo melhores instrumentos na prestação de serviços de saúde à população, a todas as entidades médicas, à Universidade de Passo Fundo , a Universidade Federal da Fronteira Sul, a IMED, a FASURGS e outras Instituições de Ensino Superior, a sociedade civil organizada referindo de forma especial a ACISA, à igreja católica, aos nossos parceiros que mantém convênios de prestação de serviços, à imprensa, aos médicos e odontólogos e com carinho os nossos funcionários”, explanou Ilário finalizando ainda com um desafio. “Não podemos somente agradecer, até porque, os agradecimentos são infinitamente menores do que a grandeza da obra que as pessoas fizeram ao longo destes 100 anos. Queremos fazer um desafio que comprometa a todos. Nosso desafio, é que o Hospital São Vicente de Paulo não pare de crescer e que mantenha seu foco a serviço da vida”.

A Sessão Solene contou também com o Momento Cultural, onde o Chefe da equipe de Transplante Hepático do HSVP, Dr. Paulo Reichert juntamente de sua banda PRR, interpretaram a música de própria autoria “Enjoy the Road”, além de “É preciso saber viver” de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A plateia vibrou e cantou junto com a banda.


Foto: Plenário ficou lotado na Sessão Ordinária que homenageou o HSVP (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto 2: Presidente e superintendente receberam a placa da homenagem ((Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)


Galeria de fotos