Notcias

Notcias

Prevenção de quedas hospitalares envolve todos

13/07/2018

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, conquistou em junho deste ano, o selo de hospital Acreditado- em nível I, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este certificado preconiza a garantia das melhores práticas assistenciais e a segurança dos pacientes. Diante disso, diversos protocolos são mantidos e seguidos, visando manter esta característica. Um deles, a prevenção de quedas, foi trabalhado durante a semana, 19 a 13 de julho, em todos os setores, pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente.

As enfermeiras Maristela Rodrigues e Vanderleia Baroni abordaram todos os profissionais que atuam direta e indiretamente na assistência ao paciente, evidenciando a importância de prevenir as quedas. “Produzimos um folder que mostra o papel de todos para evitar as quedas dentro do hospital. Uma pequena queda pode gerar um grande impacto, é preciso estar atento, por exemplo, a nutrição vai levar o alimento, vê o risco de queda e avisa a enfermagem, os guardas veem um paciente caminhando com dificuldade e já auxiliam, o paciente pede para ir ao banheiro e o familiar auxilia ou pede ajuda da Enfermagem”, pontuaram.

As profissionais ressaltam ainda que, a redução de quedas hospitalares requer que as equipes avaliem o risco de queda, expliquem ao paciente e familiares as medidas de prevenção, sensibilizem quanto ao uso de grades nos leitos, quando necessário e auxiliem o paciente na mobilidade fora do leito. “Além dos profissionais, os familiares são colaboradores para evitar quedas, evitando que os pacientes se exponham ao risco. Com atenção e ajuda de todos é possível evitar esse problema e tornar o hospital um ambiente ainda mais seguro”.

Foto: Profissionais fizeram orientações no leito ( Foto Ascom/HSVP)

Galeria de fotos