Notcias

Notcias

Vitória transformada em solidariedade

24/07/2018

 Empatia, segundo o dicionário, é a capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, um processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, vemos diariamente essa palavra sendo colocada em prática. Profissionais, voluntários tentam compreender a dor do outro para ajudar. Mas, nesta segunda-feira, 23 de julho, os pacientes do Instituto do Câncer Hospital São Vicente receberam um exemplo fiel e cheio de carinho, que explica muito a palavra empatia. A jovem Victória Bortolini, 15 anos, entregou toucas, mantas e lenços arrecadados na campanha “A vitória da Victória transformada em solidariedade”.

O projeto, criado pela jovem que já enfrentou o câncer duas vezes e fez tratamento no Centro Oncológico Infantojuvenil, nasceu ainda quando ela fazia tratamento no hospital e agora recuperada, ela pôde colocar a ideia em ação. “Quando estava no hospital sempre via as pessoas fazerem ações, doações e eram coisas que me ajudavam muito. Então pensei, quero fazer também. Quando melhorei, mesmo com receio pois, minha cidade é pequena, iniciei as arrecadações com a ajuda da Janice Pozebom. Distribuímos os pontos de arrecadações pela cidade e as pessoas foram doando. A cada ponto onde passava via que estava muito enganada, e que sim, minha cidade era muito solidária”, comenta Victória.

Ao contar sua trajetória de quimioterapias, radioterapias, tratamento e a ideia da campanha, muitos pacientes se emocionaram. Victória foi entregando as doações de um a um e além de aquecer com as peças, distribui abraços que levaram esperança e carinho. “Foi uma emoção sem tamanho ou explicação. Ver o sorriso das pessoas que entreguei as doações e ganhar aquele abraço sincero e cheio de carinho não tem preço. Me senti a pessoa mais feliz e realizada do mundo, com um sentimento enorme de gratidão pela vida e por tudo que passei”, destaca a jovem.

Doações que são auxílio no tratamento
Assim como Victória, muitas pessoas trazem suas doações até o Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP. Toucas, luvas, mantas, brinquedos, lenços, mechas de cabelo e muitos outros. Cada doação é especial e recebida com carinho pelos pacientes. Por isso, a equipe do Centro agradece a todos pelo gesto de empatia e solidariedade.

Foto: Victória arrecadou e entregou toucas, luvas e mantas (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos