Notcias

Notcias

Amamentação: Primeira semana de agosto reforça a importância do gesto

31/07/2018

 Amamentar, a palavra já diz, um gesto que vai além do fornecimento do alimento para o recém-nascido, uma forma de amar. Importante para mãe e bebê, a amamentação fortalece os laços de afeto e traz benefícios para o longo de suas vidas. O ato de amamentar faz parte do dia a dia de muitas mães e bebês que são atendidos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo. Na Maternidade e unidades que atendem bebês, a amamentação é incentivada e preconizada pelos profissionais. Uma equipe multiprofissional oferece suporte para que o aleitamento materno seja exitoso e ofereça todos os benefícios. Como forma de reforçar a Campanha Permanente de Aleitamento Materno do HSVP, de 1º a 7 de agosto será comemorada a Semana Mundial de Amamentação, com diversas atividades.

No HSVP, é logo após o nascimento, ainda no Centro Obstétrico (CO), que o bebê é induzido pelos profissionais a mamar. O incentivo tem continuidade na Maternidade durante a recuperação da mãe. Se o bebê não apresentar condições clínicas favoráveis para mamar, a mãe pode utilizar a Sala de Coleta de Leite Materno, onde retira o leite que será disponibilizado para o bebê. As mães também têm a assistência nutricional para melhorar a produção do leite, além de assistência fonoaudiológica.

Os benefícios da amamentação são inúmeros. Um bebê amamentado pela mãe perceberá essas vantagens a curto e longo prazos. O aleitamento materno ajuda a prevenir doenças infecciosas, doenças alérgicas, estimula o desenvolvimento da musculatura e ossos da face, e de uma arcada dentária melhor. Ainda, aumenta a capacidade cerebral da criança, ou seja, seu QI e diminui cáries, cólicas, pneumonias e diarreia. Quando adulto, o bebê que recebeu leite materno vai ter menos problemas cardiovasculares, como hipertensão e diabetes, e menor propensão a desenvolver alguns tipos de câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação salva cerca de seis milhões de crianças todo ano. O Ministério da Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e a continuidade até os dois anos. Neste ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno tem como slogan “Amamentação – alicerce da vida”, evidenciando os benefícios para toda a vida, da amamentação.

Nesta semana comemorativa o HSVP realizará encontros com as mães, palestras para os profissionais e entrega de mimos. Além disso, diversos materiais serão divulgados para orientar as mamães.

Foto: Amamentação é um gesto de amor (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)