Notcias

Notcias

Pacientes em tratamento radioterápico tem tarde de beleza

09/08/2018

 A tarde fria e cinzenta desta quinta-feira, 09 de agosto, ganhou cores na Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente. As pacientes em tratamento tiveram um dia de cuidados e beleza oferecidos pelas alunas do 6º nível do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo (UPF). Design de sobrancelha, esmaltação, limpeza de pele e maquiagem foram realizados e além de lindas, as pacientes realçaram o que todas têm de mais bonito, o sorriso.

Orientadas pela professora Mara Regina Calliari Tagliari, as alunas integrantes do Projeto Integrador Multidisciplinar II, ofereceram cuidados as pacientes e também fizeram orientações quanto ao uso de lenços, produtos de beleza e a importância da autoestima para enfrentar a doença. “O nosso projeto visa estimular o cuidado e a autoestima, mesmo na fase complicada como o tratamento do câncer. A beleza está ligada a saúde e os detalhes muitas vezes fazem a diferença. Um batom, o design da sobrancelha podem parecer pouco, mas podem alegrar e fortalecer as mulheres”, ressalta a acadêmica Camila de Paula. Ainda, como futuras profissionais, a atividade, segundo Mara proporciona as acadêmicas o contato com públicos diferentes e mostra a importância da beleza para a saúde.

A psicóloga da Radioterapia, Luana Rocha de Lima enfatiza que a atividade é importante para relembrar as mulheres da importância da autoestima e também para tirá-las da rotina do tratamento. “A doença não pode ser a vida delas, elas precisam entender que é um momento, que vai passar. Essa atividade reforça isso e dá um ânimo para elas”.

Marli Sandri, 38 anos, de Serafina Côrrea trata um Câncer de Mama. Em sua nona sessão de radioterapia conta que não deixou de lado os cuidados com a aparência enquanto passa pelo tratamento. “Foi muito bom receber essa visita. Traz um momento de alívio, de alegria e ainda ficamos bonitas”, enfatizou. Assim com ela, Maria do Carmo Zini, 44 anos, de Vila Maria, também adorou a sessão de cuidados. “ A tarde está propícia para receber mimos e cuidados. Costumo me cuidar, mas com a rotina corrida do tratamento as vezes falta tempo. Sei que a beleza também é importante e hoje vamos para casa renovadas”.

Foto: Acadêmicas alegraram a tarde das pacientes (Fotos Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos