Notcias

Notcias

Serviço de Hemoterapia recebe doação de calouros da Medicina

24/08/2018

 Aproximadamente 100 calouros e veteranos da Medicina estiveram no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, nesta sexta-feira, 24 de agosto, para realizar a doação de sangue e participar do Trote Solidário realizado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), por meio do seu Núcleo Acadêmico. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis em diversos supermercados.

Os representantes do Núcleo Acadêmico do SIMERS que acompanharam o Serviço na Hemoterapia, Letícia Paludo e Bruno Gomes, destacaram que o objetivo da atividade é acabar com os trotes violentos e criar uma cultura de solidariedade nos alunos. “Esse momento dá uma perspectiva para o calouro do curso que ele escolheu, já que, a profissão exige um lado solidário, humano e de empatia bem desenvolvido”, enfatiza Letícia. Bruno complementa parabenizando os acadêmicos de Passo Fundo pelo engajamento. “Queremos que a doação vire um hábito tanto para os acadêmicos, como para a comunidade em geral e não só uma vez por causa de alguma atividade. Agradecemos a todos os alunos que se engajaram”.

Mônica Linhares Sacheti, acadêmica do quinto nível da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e organizadora do trote ressalta que 50 alunos realizaram a doação no Serviço de Hemoterapia. “O Trote Solidário desperta em nós um sentimento de empatia com o próximo e isto é importante na Medicina, além disso, é um momento de integração e alegria para todos”.

Foto: Calouros e veteranos confraternizaram e realizaram a doação (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)