Notcias

Notcias

Centro Oncológico Infantojuvenil é homenageado na Câmara de Vereadores

28/08/2018

Há dois anos mudou a perspectiva de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer em Passo Fundo e uma grande região. Com a instalação do Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo, esse público recebe atendimento altamente qualificado de uma equipe multiprofissional, infraestrutura personalizada e toda atenção e carinho de profissionais que prezam pela humanização. Esse trabalho digno e transformador foi homenageado no dia 27 de agosto, no grande expediente do vereador Saul Spinelli (PSB), em sessão plenária. Estiveram presentes o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, superintendente executivo Ilário De David, Dr. Rudah Jorge, coordenador do centro, Dr. Pablo Santiago, enfermeiras Glaucia Serafini da Silva, Cláudia Basso, psicóloga Janaina Biasi, coordenadora do Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) Luziane Fabiani, professoras do Projeto Classe Hospitalar Escola de Vida, Sílvia Ricci e Daniela Dias, alguns pacientes e familiares, acompanhados pelo mascote do Centro Oncológico, o Tuto.

Na oportunidade, Saul destacou que o atendimento contra o câncer envolve uma rede de entidades, como a Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (AApecan), o Centro de Atendimento à Criança com Câncer (Cacc), o Centro Oncológico Infantojuvenil do Hospital São Vicente de Paulo e o grupo Amigos da Bola. Todos receberam certificados na homenagem proposta pelo vereador.

O parlamentar evidenciou que após dois anos do Centro Oncológico Infantojuvenil houve uma mudança fantástica em termos de atendimento e atenção voltados à criança e ao adolescente em tratamento oncológico. “O centro significa um lugar especial no sentido de decoração, do funcionamento do Escola de Vida que valida o aprendizado da criança e adolescente internados. Nós estamos homenageando o Centro Oncológico, porque queremos comemorar uma política de saúde e educação que olha para o futuro”, salientou o vereador, ressaltando ainda que o centro conta com emenda parlamentar de Beto Albuquerque e que há projetos importantes em andamento, como o centro de transplante de medula óssea e a unidade de internação para crianças e adolescentes em tratamento.

O Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP é referência para cerca de 2 milhões de habitantes, vindos de 188 municípios. Os pacientes são assistidos por uma equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e pedagogos. São realizadas, por ano, aproximadamente 2.300 consultas ambulatoriais. O centro mantém outras atividades como o programa Escola de Vida, desenvolvido com apoio da Prefeitura de Passo Fundo, Ministério Público e Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo é que as crianças e adolescentes continuem os estudos no ambiente hospitalar, sem perda do ano letivo.

Foto: Direção e equipe do Centro Oncológico Infantojuvenil do HSVP participaram da homenagem (Foto Assessoria de Comunicação da Câmara)

Foto: Profissionais e o mascote Tuto receberam certificados do vereador Saul Spinelli (Foto Assessoria de Comunicação da Câmara)

Galeria de fotos