Notcias

Notcias

HSVP realiza ações no Setembro Dourado

14/09/2018

 No Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de óbito por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil surgem no país a cada ano. Porém, cerca de 70% dos pacientes possuem chance de cura, se diagnosticados precocemente. Por isso, o mês de setembro é Dourado, fazendo um alerta para sinais e sintomas e a busca rápida pelo atendimento. O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, através do Instituto do Câncer e Centro Oncológico Infantojuvenil está engajado na causa e está provendo diversas atividades.

Nesta sexta-feira, os profissionais da Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, desenvolvida em parceria com a Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal, realizaram orientações nas portarias do hospital. Um folder com dicas, sinais e sintomas foi entregue, além de esclarecimento de dúvidas. Os mascotes do Centro Oncológico Infantojuvenil Tuto e Doctornauta também participaram da ação e chamaram a atenção para a causa.

Uma celebração pela vida

Dentro das iniciativas realizadas no Setembro Dourado, o Centro Oncológico Infantojuvenil e o Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI) promovem neste sábado, 15 de setembro, o 1º Encontro de Celebração da Vida, um dia para reunir, relembrar e celebrar a vitória de muitas crianças e adolescentes que passaram pelo tratamento do câncer.

Durante os oito anos de funcionamento do serviço mais de 300 crianças e adolescentes foram atendidos pela equipe multiprofissional e lutaram bravamente contra a doença. O Encontro é a celebração da vida e também um alerta para diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento.
O evento inicia às 10h30min no Clube Juvenil, e segue com atividades e almoço para pacientes e familiares.

Foto: Residentes e mascotes fizeram abordagem e explicaram sobre o câncer infantojuvenil (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos