Notcias

Notcias

1º Encontro de Celebração da Vida reúne crianças e adolescentes que venceram o câncer

17/09/2018

 O sábado, 15 de setembro, foi de muita emoção e alegria para 32 crianças e adolescentes que batalharam contra o câncer e venceram. O 1º Encontro de Celebração da Vida promovido pelo Centro Oncológico Infantojuvenil do Instituto do Câncer Hospital São Vicente e o Núcleo de Cuidados Integrativos (NCI), foi um dia para celebrar as vitórias e comemorar a cura. O reencontro entre famílias, equipes e os pacientes foi repleto de momentos tocantes, lembranças e agradecimentos.

As famílias vindas de diversos municípios do estado foram recepcionadas pelos mascotes Tuto e Doctornauta. Em seguida as crianças se divertiram com brincadeiras da Tripularte e a Liga de Heróis e depois do almoço um bingo divertiu a todos. O presidente do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, José Miguel Rodrigues da Silva, deus as boas-vindas a todos, enaltecendo a importância do encontro, que celebra a vida, a saúde, a conquista das famílias e dos profissionais. Ainda, na oportunidade, o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, pontuou que o Centro Oncológico é referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes e que, a instituição se preocupa em rastrear os pacientes e diagnosticá-los o mais rápido possível. “O projeto Atenção pode ser Câncer ajuda os médicos e pediatras a identificar o câncer precocemente. Isso, reflete no tratamento, onde há um aumento nas chances de cura. É muito bonito ver todos vocês aqui reunidos e queremos que sejam cada vez mais pacientes a vencer essa batalha e participar do evento. Vê-los bem, felizes, nos dá força para seguirmos na constante melhora do trabalho” enalteceu.

O médico oncologista pediátrico coordenador do Centro Oncológico, Dr. Pablo Santigo, acolheu as crianças e adolescentes, falando sobre a emoção de estar vivenciando o dia e o encontro. “Vivemos um momento especial, não sabemos se rimos ou choramos. É um dia de lembrar histórias e de celebrar a vida. Há 8 anos nos propomos a tratar o câncer infantojuvenil, uma doença muito curável. Meninos e meninas passam por nós e vamos devolvê-los a sociedade, onde vão crescer e dar retorno para sua comunidade”, reforçou Santiago, falando ainda da continuidade do evento. “Se sintam acolhidos, revejam os amigos e estejam prontos para o ano que vem estar aqui de novo. Que essa festa seja cada vez maior, porque será um sinal de que estamos no caminho certo”.

Histórias de lutas e alegrias

Depois da recepção da equipe muitos pais quiseram deixar sua mensagem de agradecimento ao Centro Oncológico e ao hospital. Os pais relataram o medo e angústia diante do diagnóstico, o sofrimento do tratamento e a alegria da alta. “Quero agradecer primeiramente a Deus por ter colocado no nosso caminho uma instituição como o Hospital São Vicente de Paulo, que tem uma direção competente, com profissionais com um carinho que se vê em poucos lugares. Só Deus para compensar, não há palavras para agradecer pelo que esses profissionais fazem pelos nossos filhos e famílias”, reconheceu Ronei Muniz, pai do pequeno Victor Muniz, de São José da Missões, que enfrentou e venceu uma Leucemia.

Iuna de Moraes, mãe do Augusto de Moraes Pedroso, de dois anos, se emocionou com o evento. Augusto iniciou a batalha contra um Tumor de Wilms com apenas oito meses. A mãe conta que em uma consulta de rotina no pediatra ele desconfiou de uma massa e pediu um ultrassom. “No dia que saiu o resultado do exame ele já foi para a internação e passamos 30 dias no hospital, onde iniciamos o tratamento. A descoberta foi muito difícil e o tratamento também, ele teve que usar sonda pois, não conseguia se alimentar, mas nunca deixamos de acreditar que ele não ia ficar bem”, conta Iuna, agradecendo ainda pelo evento. “Hoje eles está super bem e nós muito felizes. Esse encontro foi maravilhoso porque sempre vínhamos para Passo Fundo para consultas, internações e hoje viemos por algo bom, para comemorar, rever os amigos que fizemos durante o período de tratamento. Foi um dia feliz e emocionante”.

O 1º Encontro de Celebração da Vida foi realizado com o apoio de parceiros do Centro Oncológico como o Clube Juvenil, Mara Côcco Gastronomia , Troco Amigo Panvel, Liga de Heróis, Tripularte, Cupcake da Mari, Medlive produtos médicos hospitalares, Farmácias São João, Troco Amigo Stock Center e das doações da Campanha “Doar é fazer parte da cura”.

Foto: Crianças fizeram um momento de Ação de Graças (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 2: Evento promoveu o reencontro de amigos e famílias e comemorou a vida (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 3: Brincadeiras animaram as crianças (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos