Notcias

Notcias

700 médicos prestam atendimento no HSVP

18/10/2018

 Há 100 anos o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, cuida da vida. Desde sua criação, em junho de 1918, o hospital conta com o suporte dos médicos, profissionais que se dedicam diariamente a zelar, tratar e preservar a saúde das pessoas. Neste dia 18 de outubro, os profissionais recebem homenagens pelo seu dia, de todos que já precisaram de cuidados médicos e sabem a importância e o papel desses profissionais na sociedade.

Em 1919, seis médicos atendiam os doentes que chegavam até Hospital São Vicente. Em 1930 10 profissionais prestavam atendimento. Em 1960 eram menos de 40. Foi quando em 1969 o médico pediatra Rudah Jorge chegou à Passo Fundo. Na época, o hospital tinha 80 leitos e uma sala de cirurgia. Quando Rudah assumiu a direção médica em 1969, tomou junto com os vicentinos e direção, a decisão de tornar o corpo clínico aberto. A partir dessa atitude e com o início das atividades da Faculdade de Medicina, o hospital teve um impulso no crescimento. Em 1980 mais de 250 médicos prestavam serviços ao hospital, em 2007 mais de 500. “50 anos depois da minha chegada, Passo Fundo tem 1000 médicos e mais de 700 atuam no HSVP. Há uma diferença enorme da Medicina de quando cheguei e de hoje. Naquela época, Passo Fundo não tinha pronto socorro. Os médicos tinham que ir até a casa dos pacientes e também não se tinha farmácias 24h. Então, nós começamos com a Emergência e pedimos para as farmácias ficarem abertas. A dificuldade de trabalhar era muito grande. Hoje temos CTI’s equipadas e preparadas, pronto socorro, uma estrutura de tecnologia e profissionais, fantástica. Desde que entrei na direção médica do hospital, a intenção era deixar um recado e ajudar o hospital a crescer”, relata o profissional que foi diretor médico do hospital por 50 anos.

Hoje, os 700 médicos em 54 especialidades que atuam no HSVP, tornam a instituição referência para uma população de mais de dois milhões de habitantes. O pioneirismo, inovação, busca constante por conhecimento e humanização são marcas dos profissionais que trabalham no HSVP. Além disso, o hospital atua na formação dos profissionais como cenário de prática para acadêmicos de Medicina e para Residência Médica em 28 especialidades.

Desde junho de 2018, a Direção Técnica Médica do HSVP está sob nova condução. O neurocirurgião Dr. Adroaldo Baseggio Mallmann assumiu o cargo de Diretor Técnico Médico e a infectologista Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro o de Vice-Diretora Técnica Médica da instituição. O pilar que norteia os novos gestores da Direção Técnica Médica é a participação dos médicos para a boa organização do hospital.

Foto: Médicos atuam em mais de 50 especialidades (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)