Notcias

Notcias

HSVP lança livro box sobre os 100 anos de história

22/10/2018

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo lança o livro box Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história, nesta quinta-feira, 25 de outubro, às 19h, no auditório biomédico da Faculdade de Medicina da UPF – Campus 2, situado na Rua Teixeira Soares, nº 817.

O livro box conta com quatro fascículos A Saga dos Vicentinos, 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo, O Paciente em Primeiro Lugar e Linha do Tempo do HSVP. O conteúdo da obra retrata a criação e o crescimento da maior instituição hospitalar macrorregional do interior do Rio Grande do Sul.
Para elaboração da obra, o autor Dr. Osvandré Lech reuniu os escritores Marco Antonio Damian, Ivaldino Antônio Tasca e Paulo Monteiro para pesquisar a história centenária do HSVP e eternizá-la em livros.

Como uma trajetória de 100 anos é complexa de apresentar, tendo em vista os inúmeros fatos, pessoas, registros fotográficos, documentos, o livro box traz a significativa contribuição de funcionários que escreveram sua história e relação com o hospital, bem como os médicos decanos e contemporâneos, que descreveram a evolução das 54 especialidades médicas, além de alguns serviços que movimentam o dia a dia do HSVP. Também deixaram suas mensagens autoridades da área de saúde municipais, estaduais, de ensino, que são parceiras na formação de profissionais médicos e multiprofissionais, entre outras personalidades e formadoras de opinião. Da mesma forma, os pacientes que vivenciaram histórias de superação evidenciaram a importância do hospital para que pudessem restabelecer sua saúde e ter uma maior qualidade de vida.

As capas dos quatro fascículos foram produzidas pelos artistas Miriam Postal, Vanessa Arendt e Ronaldo André Poerschke. A criação de layouts também teve apoio e trabalho dos designers da Assessoria de Comunicação Social do HSVP.

Arte ASCOM HSVP