Notcias

Notcias

História centenária do HSVP eternizada em livros

26/10/2018

Os 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo estão agora eternizados em livros. Nesta quinta-feira, 25 de outubro, em noite memorável, a direção, a diretoria formada por Vicentinos, funcionários, médicos do corpo clínico lançaram o livro box Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história. Com o auditório biomédico da Faculdade de Medicina da UPF lotado, o lançamento reservou momentos de alegria, emoção, confraternização e reconhecimento às pessoas e ao legado da maior instituição hospitalar macrorregional do interior do Rio Grande do Sul.

O público conheceu a obra composta pelos fascículos A Saga dos Vicentinos de autoria de Marco Antonio Damian, 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo escrito por Ivaldino Antônio Tasca, O Paciente em Primeiro Lugar de autoria de Osvandré Lech e a Linha do Tempo do HSVP escrita por Paulo Monteiro.

Na ocasião, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva enfatizou que chegar aos 100 anos de história são para poucas instituições, que se perpetuam em meio às mudanças e desafios da sociedade atual. “Como vicentino e presidente do Hospital São Vicente, reforço o quão digno é termos o registro da criação, dos propósitos que nortearam as pessoas que fundaram nossa instituição, e que ainda hoje, direcionam os rumos de nossa casa de saúde”. O presidente evidenciou que os livros trazem relatos, mensagens de funcionários, de médicos do corpo clínico, pacientes e autoridades, que manifestam o significado do Hospital São Vicente de Paulo para uma macrorregião que abrange mais de dois milhões de pessoas. “Através dessas manifestações vemos a concretude de nossa missão de prover serviços e soluções de excelência em saúde, de forma sustentável, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

O autor do livro box, Osvandré Lech evidenciou o legado de humanismo e capacidade de atendimento do Dr. Sabino Arias, que atuou no HSVP de 1939 a 1964, realizando 18 mil cirurgias. Segundo ele, a missão de Arias é verdadeiramente vicentina. Ao longo de sua fala, Lech citou irmãs, vicentinos, médicos que simbolizam a cura e representam a esperança para os pacientes. Ele também mencionou o grupo de profissionais que há 40 anos administram o gigante do norte, que hoje possui 63 mil metros quadrados de área construída e que contribui significativamente para Passo Fundo ser o terceiro polo regional de saúde e medicina. Em relação ao motivo que o levou a escrever o livro Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história, ele afirmou que fluxos amorosos o impulsionaram a escrever a obra. “Meu pai vendia produtos hospitalares ao hospital, eu nasci no São Vicente e foi nesta casa que aprendi e ensinei medicina e ortopedia a outras gerações, agora meu filho Leonardo aprende medicina. Isso são ciclos da vida que me levaram a pensar no livro do centenário”.

Para a elaboração dos quatro fascículos, Lech reuniu o jornalista Ivaldino Tasca que escreveu o HSVP hoje, os pesquisadores Paulo Monteiro, que leu e transcreveu as atas da fundação até os dias atuais, Marco Antonio Damian que escreveu e destacou os quase 500 anos de história da Sociedade de São Vicente de Paulo. E como suporte e apoio para a produção da obra, o autor contou com os profissionais Rodrigo Marcondes Sardi e a jornalista Endil Mello da Assessoria de Comunicação do HSVP. O design gráfico foi projetado pelo designer Hélio Gasparotti. “Este grupo trabalhou diuturnamente, pensando em entregar esta obra que hoje se realiza”, ressalta Lech, ao evidenciar que as capas dos fascículos foram criadas pelos artistas plásticos Miriam Postal, Vanessa Arendt e Ronaldo Poerschke.

A solenidade contou com a presença do diretor médico técnico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, Dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo metropolitano de Passo Fundo, vereador Roberto Gabriel Toson que representou a Câmara de Vereadores e o vice-prefeito João Pedro Nunes. Na oportunidade, Dom Rodolfo destacou a grandiosidade do Hospital São Vicente de Paulo ao reverenciar a trajetória centenária, as pessoas nas mais diversas áreas que consolidaram o nome da instituição, que precisa ser permanentemente preservado. Da mesma forma, Toson enalteceu a importância social do hospital que atende a milhares de pessoas, bem como a resolutividade com que os casos são tratados. Já o vice-prefeito desejou vida longa ao HSVP, reforçando seu propósito de bem atender a todos que o procuram.

Homenagens
Durante a solenidade de lançamento foram homenageados o vicentino e ex-presidente do HSVP, Plínio Grazziotin, os funcionários Ernesto Francisco Bagatini, Catarina Warken e Rudah Jorge. A funcionária Bruna de Souza Dias de Lara foi paciente e moradora do Hospital São Vicente de Paulo e hoje, ela atua na área administrativa do HSVP. Sua emocionante história de vida está nas páginas do fascículo O Paciente em Primeiro Lugar. A reitora da Universidade de Passo Fundo, Bernadete Maria Dalmolin representou as autoridades municipais, estaduais, eclesiásticas, do judiciário, medicina e saúde, que escreveram mensagens no fascículo 100 anos do HSVP.

A viabilidade do livro box contou com o apoio das empresas Colau Química do Brasil, Diprohl, Unimed Planalto Médio e Victória Comércio de Produtos Hospitalares, que foram representadas e homenageadas, através de seus gestores e profissionais.
O momento cultural do evento foi abrilhantado pelo psiquiatra e músico Cláudio Wagner e Guilherme Gambetta, diretor musical da Wagner & CIA, com apresentação de duas músicas nativistas.

Sessão de autógrafos na 32ª Feira do Livro

O livro box Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história já está com data marcada na 32ª Feira do Livro de Passo Fundo. A sessão de autógrafos com os escritores dos quatro fascículos acontece no dia 04 de novembro, às 18h, no Bourbon Shopping. Em breve a obra estará à venda nas livrarias pelo valor de R$ 60,00.

Foto: Lançamento do livro box HSVP: 100 anos de história atraiu grande público (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva valorizou os propósitos e a missão da instituição (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Autor da obra, Osvandré Lech evidenciou os escritores dos fascículos e a equipe que produziu o livro (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Momento de encontro entre escritores e artistas que produziram as capas dos fascículos (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Sessão de autógrafos reuniu funcionários, autoridades, médicos, apoiadores e convidados (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Apresentação cultural ficou por conta do Dr. Cláudio Wagner & CIA (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto 7: Autores com os apoiadores da obra (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)



Galeria de fotos