Notcias

Notcias

HSVP presente na 32ª Feira do Livro de Passo Fundo

31/10/2018

 O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, ao longo dos seus 100 anos está presente na comunidade, promovendo saúde e apoiando movimentos culturais. No ano do seu centenário, mais uma vez, a instituição estará presente na 32ª Feira do Livro de Passo Fundo, que acontece de 1º a 11 de novembro, no Bourbon Shopping, realizando o lançamento de quatro livros e também com feira de saúde.

Neste domingo, dia 04 de novembro, às 18h, o hospital realiza o lançamento e sessão de autógrafos com os escritores do livro box “Hospital São Vicente de Paulo: 100 anos de história”. O livro box conta com quatro fascículos: A Saga dos Vicentinos, 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo, O Paciente em Primeiro Lugar e Linha do Tempo do HSVP. O conteúdo da obra retrata a criação e o crescimento da maior instituição hospitalar macrorregional do interior do Rio Grande do Sul. Para elaboração da obra, o autor Dr. Osvandré Lech reuniu os escritores Marco Antonio Damian, Ivaldino Antônio Tasca e Paulo Monteiro para pesquisar a história centenária do HSVP e eternizá-la em livros.

Ainda, o Serviço de Hemoterapia do HSVP, em parceria com a UPF/ComSaúde, Secretaria Municipal de Educação e a Academia Passo-Fundense de Letras, lança os livros “Doadores do Amanhã” e “O Superpoder Real”, no dia 06 de novembro, às 11h. Os livros trazem textos e desenhos dos profissionais, alunos de diversos cursos da UPF e crianças da rede municipal de ensino e tem como objetivo, incentivar a doação e sangue e criar nos jovens a consciência da importância deste gesto.

Neste mesmo dia, as crianças e adolescentes que fazem tratamento no Centro Oncológico Infantojuvenil, que participam da Classe Hospitalar Escola de Vida, também estarão presentes na Feira, apresentando seus textos e poemas escritos para o livro “Cultivando Talentos”, projeto da Academia Passo-Fudense de letras. O lançamento do livro ocorre no dia 06 de novembro, às 10h30min. O projeto Cultivando Talentos iniciou em 2016 e incentiva alunos das escolas municipais a lerem e escrever. Depois de aulas ministradas por membros da academia, os estudantes escrevem contos, poemas e textos que são publicados no livro “Cultivando Talentos”.

Durante os 10 dias de feira, a Escola de Educação Profissional São Vicente estará presente com os alunos e professores do Curso Técnico em Enfermagem realizando orientações de saúde, teste de glicemia (HGT) e verificação de pressão arterial.

A Feira do Livro tem por objetivo oferecer à comunidade passo-fundense e regional o acesso a livros com preços inferiores aos praticados no mercado e à produção cultural de artistas locais e regionais, propiciando o intercâmbio entre autores, editoras e leitores de múltiplas linguagens. O evento é promovido, pela Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e conta com diversos apoiadores e a participação dos livreiros de Passo Fundo.

Foto: Livro Box do HSVP eterniza a história centenária da instituição (Foto Ascom/HSVP)