Notcias

Notcias

Outubro Rosa: Mais de mil mensagens de carinho e incentivo

01/11/2018

 O mês de Outubro foi recheado de atividades, ações e iniciativas no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Isto porque, o Outubro Rosa visa conscientizar mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama. Funcionários, pacientes, residentes, médicos, familiares e parceiros se envolveram na causa e juntos disseminaram o movimento.

Uma das ações destaque foi o Lounge Rosa, espaço montado em parceria com o Bella Città Shopping Center, onde além de informação, as mais de 15 mil pessoas que circulam diariamente pelo shopping, também deixaram sua mensagem de carinho e incentivo, através da Árvore da solidariedade. Mais de mil mensagens foram escritas e serão entregues para as pacientes que lutam contra o câncer de mama e estão em tratamento no HSVP. “Foi de fundamental importância a parceria realizada com o HSVP no Outubro Rosa do Bella Città, onde a equipe do hospital trouxe toda a sua bagagem de conhecimento na área de saúde, orientando os clientes do shopping sobre a prevenção do câncer de mama. A Árvore da Solidariedade também proporcionou um toque especial à ação, onde a participação da comunidade foi surpreendente”, enaltece Tatiana Diehl de Sousa, Gerente de Comunicação e Marketing do Bella Città.
As mensagens serão entregues as pacientes na próxima semana.

Pacientes vivenciam momentos especiais

As pacientes em tratamento também participaram das ações. No setor Quimioterapia e Radioterapia do Instituto do Câncer Hospital São Vicente, as mulheres receberam um tratamento especial, já que. o cuidado com a autoestima é fundamental no enfrentamento ao câncer. A psicóloga do setor Fernanda Busnello conta que, durante o mês, em dois momentos foi realizado o dia da beleza, em parceria com o curso de Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo e do Instituto Embeleze e momentos de meditação e conversa sobre o momento pelo qual elas estão passando. Além disso, nesta quarta-feira, elas participaram de uma oficina de artesanato. “As pacientes confeccionaram um pote, onde escreveram uma mensagem e junto com lenço entregaram para outras pacientes. O momento foi de troca de carinho e força entre as pacientes”, relata Fernanda.

Anete Citron Salini, de Arvorezinha, luta contra o câncer de mama há um ano. Depois de enfrentar uma mastectomia e quimioterapia ela passa agora por uma fase mais branda do tratamento. Em meio a tudo isso, ela parou uns minutos do seu dia para dar força para outras mulheres que enfrentam a doença. Com carinho, fez um pote na aula de artesanato, escreveu sua mensagem e entregou para outra mulher. “Esses momentos são ótimos porque trazem descontração, alegria e o tempo passa rápido. Além disso, é um momento para pensar sobre a importância de se cuidar e também unirmos nossas forças para enfrentar a batalha”, comenta a paciente sobre o Outubro Rosa.

A equipe do setor também recebeu cuidados. Uma ação de conversa foi realizada com as mulheres, onde elas, vivenciaram um pouco o mundo das pacientes. “Nós vendamos elas, colocamos um lenço. Em seguida, dávamos a notícia de que elas estariam com câncer. Essa ação teve como objetivo sensibilizar os profissionais e mostrar as dificuldades das pacientes, além de alertar para a prevenção”, comenta Fernanda.

Quem cuida, também se cuida

Além das ações com pacientes e comunidade, as funcionárias do HSVP também receberam orientações quanto a prevenção do câncer de mama. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) preparou uma decoração especial no setor e incentivou a realização de exames preventivos.

Na Unidade II, a CIPA Gestão 2018/2019, mobilizou os para receber orientações sobre prevenção de câncer de mama e de colo do útero com a Equipe da Residência Multidisciplinar em Atenção ao Câncer.

Foto: Lounge Rosa levou orientações à população (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto: Dia da Beleza alegrou as pacientes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)
Foto: Oficina de artesanato proveu troca entre pacientes (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos