Notcias

Notcias

Mateada da Prematuridade sensibiliza a população sobre nascimentos prematuros

12/11/2018

 Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade e dia 17 como Dia Mundial da Prematuridade. A campanha que tem como objetivo alertar sobre o crescente número de partos prematuros, como preveni-lo e informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade. No mundo todo, monumentos e prédios públicos são iluminados de roxo para chamar a atenção para a causa. No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, referência no atendimento de gestações de alto risco e prematuros, esta causa ganha espaço e uma Mateada da Prematuridade será realizada para sensibilizar a população.
 
O evento organizado pelo Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro, equipe que dá suporte aos prematuros após a alta da CTI Neonatal, acontece no domingo, dia 18 de novembro, às 15h, na Praça Tamandaré. No local serão realizadas falas sobre a causa, além de atrações como Grupo de violinos Suzuki, brinquedos infláveis e erva-mate e água disponíveis.

A Mateada da Prematuridade também é uma oportunidade e reencontros de famílias que já viveram essa realidade e também da equipe com as crianças. A ONG Prematuridade.com é parceria do evento e disponibiliza em seu site a venda de camisetas.

O que é prematuridade

Prematuro é todo bebê nascido antes de 37 semanas de gestação. No Brasil, o nascimento de bebês prematuros corresponde a 12,4% dos nascidos vivos, de acordo com dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde.

Diante deste dado, o Novembro Roxo busca chamar a atenção dos governantes e formadores de opinião sobre a importância desse tema, refletindo sobre a qualidade do atendimento oferecido aos prematuros e às suas famílias e clamando por políticas públicas de prevenção e tratamentos modernos, adequados e mais humanos.

Use roxo e participe da sensibilização para esta causa! Além disso, é possível apoiar a campanha, engajando-se através das redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade, #NovembroRoxo, #WorldPrematurityDay e #WPD.