Notcias

Notcias

Mostra Centenária Itinerante do HSVP está no Museu Histórico Regional

20/11/2018

Desde julho deste ano, os corredores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo ganharam painéis com histórias, imagens e instrumentos que ajudam a contar o centenário da instituição. A composição desses conteúdos faz parte da Mostra Centenária que, a partir desta segunda-feira, 19 de novembro, também pode ser visitada no Museu Histórico Regional. O caráter itinerante oportuniza ao grande público conhecer um pouco mais da história do HSVP, da fundação às peculiaridades da linha do tempo e de áreas como recursos humanos, religião, medicina, enfermagem e farmácia hospitalar.

Na abertura da Mostra Centenária Itinerante foram valorizadas parcerias estabelecidas para elaboração da exposição, especialmente, da coordenadora do Museu Histórico Regional, Tânia Maria Aimi e equipe, Djiovan Vinícius Carvalho do Instituto Histórico de Passo Fundo, OM Arquitetura e Dbsite.

Entre as autoridades presentes, o vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rogério da Silva afirmou que a universidade se sente honrada em participar desse processo de montagem da mostra no Museu Histórico Regional. “São poucas entidades que têm 100 anos, por isso que a sociedade e as instituições precisam preservar a sua história. Que bom que o HSVP está retratando o seu primeiro centenário e que podemos conhecer, saber e entender sua história. Sem conhecermos nossa história é difícil pensarmos no futuro. Portanto, temos que fazer todo esforço para preservar a história das instituições e de Passo Fundo”.

Ao deixar sua mensagem, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva rememorou que o Hospital São Vicente de Paulo foi criado, fomentado e cresceu através do amor, do trabalho e dedicação de seus fundadores, os Vicentinos, seus funcionários, corpo clínico. “Hoje, os 3.800 funcionários diretos do hospital, os sonhos e a dedicação dos Vicentinos nos mostram que é possível construir uma grandiosa instituição a partir de um sonho e de um ato de amor”, reforça o presidente.

Para o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, é uma enorme alegria estar no Museu Histórico Regional com painéis que apresentam algumas fotos, textos e peças que contam a história do hospital. “Este é um trabalho interessante e que, certamente, é uma célula para construirmos um museu do HSVP”, evidenciou Ilário. Ele descreve que a mostra foi construída por muitas mãos. “A Comunicação Social começou a fazer o trabalho, juntamos as peças, as fotografias, os textos foram elaborados por inúmeras pessoas e hoje, a mostra traz a evolução da enfermagem, medicina, ensino, farmácia”. No aspecto do ensino, o superintendente resgatou a história de criação da Escola de Auxiliares de Enfermagem, que foi uma iniciativa do bispo Dom Cláudio Colling. “Ele dizia que uma cidade e um hospital não podiam ficar sem enfermagem. Nos anos 50 criou a escola de enfermagem e nos anos 70 passou a escola para o hospital. A Mostra Centenária traz o fundador Padre Rafael Iop, os dez presidentes e os 264 Vicentinos associados. Na parte religiosa mostramos que não há como separar assistência e espiritualidade. Hoje, mais de 20 voluntários visitam todos os dias os pacientes”, relata o superintendente. Ele almeja que esse trabalho de resgate e preservação da história tenha continuidade e que a comunidade também possa colaborar com a entrega de materiais e registros históricos sobre o HSVP.

O secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida, enfatizou que Passo Fundo tem muitas marcas como o Festival de Folclore, a Jornada Nacional de Literatura e na saúde, o Hospital São Vicente de Paulo. “Em algum momento já estivemos lá, acompanhando um familiar ou necessitando de algum serviço do Hospital São Vicente. Muitas vidas nasceram no HSVP e tem em sua bagagem uma lembrança da instituição. Que venham mais 100 anos com saúde, vigor de uma instituição que apoia a cidade de Passo Fundo”.

Temas da mostra centenária

A Mostra Centenária Itinerante ficará no Museu Histórico Regional, até o dia 04 de dezembro.

As temáticas da exposição são:

Galeria de fotos do fundador Padre Rafael Iop, dos presidentes e associados do Hospital São Vicente de Paulo, desde 1918.
O painel Recursos Humanos aborda o universo do RH, bem como a evolução de funcionários.

A mostra Religiosa traz a espiritualidade da instituição, aliada ao cuidado, à medicina, desde sua fundação.

As áreas da Medicina, Enfermagem e Farmácia Hospitalar estão compostas em painéis que apresentam recortes históricos, instrumentos, visões ideológicas de pensadores e figuras que até hoje, norteiam a atuação dos profissionais.

A Linha do Tempo apresenta a evolução do hospital, através de inaugurações, serviços, ampliações da área da assistência ao paciente, tecnologia, ensino e pesquisa, aquisições de áreas, certificações e premiações. Nesse sentido é importante dizer que mostrar os 100 anos em um painel é impossível, portanto, após o término da mostra, a linha do tempo estará disponível no site hsvp.com.br, por isso convidamos a todos para fazerem parte desta história. Enviem sua contribuição para a comunicação social do hsvp, no e-mail ascom@hsvp.com.br

Foto: Mostra Centenária Itinerante apresenta a evolução da medicina, enfermagem, farmácia, entre outras áreas (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Público pode visitar a exposição no Museu Histórico Regional até o dia 04 de dezembro (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Rogério da Silva destacou a importância de se preservar a história das entidades (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva enfatizou o trabalho e a dedicação das pessoas que constroem a instituição (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Superintendente do HSVP, Ilário De David afirmou que a mostra é uma célula para omuseu do HSVP (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Foto: Secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida valorizou o significado do HSVP para a comunidade (Foto Assessoria de Comunicação HSVP/Caroline Silvestro)

Galeria de fotos